A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

segunda-feira, fevereiro 07, 2011

Egipto - Rajadas de fogo em fim de festa


O Expresso no Egito

Rajadas de fogo em fim de festa

Governo e oposição começaram a dialogar no Egito. Mas na praça Tahrir, milhares continuam sem arredar pé. Ao fim do dia, o exército disparou... 

Margarida Mota e Jorge Simão, enviados ao Egito (www.expresso.pt) 
21:22 Domingo, 6 de Fevereiro de 2011 
.
Milhares de pessoas continuam a ocupar a praça Tahrir e a pedir a partida de Hosni Mubarak
Milhares de pessoas continuam a ocupar a praça Tahrir e a pedir a partida de Hosni Mubarak
Jorge Simão

 O dia fora festivo na praça Tahrir até que, cerca das oito da noite, soaram rajadas de fogo, disparadas pelos militares.

.
Clique para aceder ao índice do dossiê Crise no Egito 
.
 Na chamada 'linha da frente' - a área junto ao Museu Egípcio que, esta semana, foi palco dos violentos confrontos entre manifestantes anti-Mubarak e apoiantes do Presidente Mubarak -, um tanque do exército queria movimentar-se. Os manifestantes não libertaram o espaço necessário e os militares - que continuam posicionados à entrada da praça - dispararam para mostrar quem era a autoridade ali.
.
Este episódio acontece num dia em que Governo e oposição começaram a dialogar com vista ao fim do impasse político em que se encontra o país. O Governo egípcio e a oposição concordaram na criação de um comité de trabalho para estudar as possíveis reformas à Constituição, designadamente o fim do estado de emergência (em vigor desde 1981), a limitação dos mandatos presidenciais a dois períodos e mudanças nos requisitos para um candidato se apresentar às eleições. 

Irmandade: ilegais mas presentes


Os manifestantes gostaram de saber que Gamal Mubarak não poderá candidatar-se para suceder ao pai
Os manifestantes gostaram de saber que Gamal Mubarak não poderá candidatar-se para suceder ao pai
Jorge Simão
Paralelamente à reforma constitucional, a oposição exige a saída de Mubarak do poder, um Governo de transição e eleições livres. A reunião foi liderada pelo vice-Presidente Omar Suleiman e, entre os grupos da oposição representados, esteve a Irmandade Muçulmana (ilegalizada).
.
O arranque das conversações coincide com o início do regresso do país à normalidade. Hoje, os bancos abriram, as caixas de multibanco começaram a disponibilizar dinheiro e os negócios começaram a abrir as portas. Nas ruas do Cairo, voltaram os engarrafamentos, as buzinadelas e o caos na circulação.
.
Milhares de pessoas continuam a ocupar a praça Tahrir e a pedir a partida de Hosni Mubarak. Hoje, o dia foi festivo. Os manifestantes gostaram de saber que Gamal Mubarak não poderá candidatar-se para suceder ao pai. "Estamos muito próximos da libertação", diz Tariq, de 50 anos. "Mubarak está quase a ir embora." Houve muita música e pequenas bancas a vender tudo e mais alguma coisa, de porta-chaves a tremoços.
.

Sem comentários: