A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

sábado, fevereiro 12, 2011

Emir Sader: O novo quadro no Oriente Médio - Emir Sader

Mundo

Vermelho - 12 de Fevereiro de 2011 - 18h37

Por duas fortes razões o Oriente Médio tornou-se um pilar da política externa do império norteamericano: a necessidade estratégica do abastecimento de petróleo seguro e barato para os EUA, a Europa e o Japão, e a proteção a Israel – aliado fundamental dos EUA na região, cercado por países árabes.

por Emir Sader, em seu blog

.

Por isso o surgimento do nacionalismo árabe tornou-se um dos fantasmas mais assustadores para os EUA no mundo. Por um lado, pela nacionalização do petróleo pelos governos nacionalistas, afetando diretamente os interesses das gigantes do petróleo – norteamericanas ou europeias –, pela ideologia nacionalista e antimperialista que propagam – de que o egípcio Gamal Abder Nasser foi o principal expoente – e pela reivindicação da questão palestina.

A história contemporânea do Médio Oriente tem assim na guerra árabe-israelense de 1967 sua referência mais importante. A união dos governos árabes permitiu a retomada da reivindicação do direito ao Estado Palestino, que foi respondida por Israel com a invasão de novos territórios – inclusive do Egito -, com o apoio militar direto dos EUA.

Novo conflito se deu em 1973, agora acompanhado da política da OPEP de elevação dos preços do petróleo. A partir daquele momento ou o Ocidente buscava superar sua dependência do petróleo ou trataria de dividir o mundo árabe. Triunfou esta segunda possibilidade, com a guerra Iraque-Irã, incentivada e armada pelos EUA, que golpeou dois países com governos nacionalistas, que se neutralizaram mutuamente, em um enfrentamento sangrento. Como subproduto da guerra, o Iraque se sentiu autorizado a invadir o Kuwait – com anuência tácita dos EUA -, o que foi tomado como pretexto para a invasão do Iraque e o assentamento definitivo de tropas norte-americanas no centro mesmo da região mais rica em petróleo no mundo.

Os EUA conseguiram dividir o mundo árabe tendo, por um lado os regimes mais reacionários – encabeçados pelas monarquias, a começar pela Arabia Saudita, detentora da maior reserva de petróleo do mundo, e por outro governos moderados, como o Egito e a Jordânia. A maior conquista norteamericana foi a cooptação de Anuar el Sadar, o sucessor de Nasser, que supreendentemente normalizou relações com Israel – o primeiro regime da região a fazê-lo -, abrindo caminho para a criação de um bloco moderado, pró-norteamericano na região, que se caracteriza pela retomada de relações com Israel – portanto o reconhecimento do Estado de Israel – e praticamente o abandono da questão palestina. Passaram a atuar também dento da OPEP, como força moderadora, favorável aos interesses das potências ocidentais.

O Egito, como país de maior população da região, com grande produção de petróleo e país daquele que havia sido o maior líder nacionalista de toda a região – Nasser – passou a ser o peão fundamental no plano político dos EUA na região. Não por acaso o Egito tornou-se o segundo país em auxilio militar dos EUA no mundo, depois de Israel e à frente da Colômbia.

Essa neutralização do mundo árabe, pela cooptação de governos e pela presença militar dos EUA no coração da região – atualizada com a invasão do Iraque – constituiu-se em elemento essencial da politica norteamericana no mundo e da garantia de abastecimento de petróleo para complementar a declinante produção dos EUA e todo o petróleo para abastecer a Europa e o Japão.

É isso que está em jogo agora, depois da queda das ditaduras na Tunísia e no Egito. Impotente para agir de forma direta no plano militar, os EUA tentam articular transições que mudem a forma de dominação, mas mantenham sua essência. O Exército preferiu a renúncia de Mubarak, porque se deu conta que sua presença unia a oposição. Tem esperança que, sem ele, possa cooptar setores opositores para uma coalização moderada – com El Baradei, a Irmandade Mulçumana, com o apoio dos EUA e da Europa – que possa fazer reformas constitucionais, mas controlar o processo sucessório nas eleições de setembro, conseguindo desmobilizar o movimento popular antes que este consigar forjar novas lideranças.

Indepentemente de que possa se estender a outros países da região – de que a Argélia, a Jordânia, o Marrocos, a Arábia Saudita, são candidatos fortes – a queda das ditaduras na Tunísia e no Egito demonstra que os EUA já não poderão manter o esquema de poder montado há mais de três décadas. O menos que se pode esperar é a instabilidade política na região, até que outras coalizões de poder possam se organizar, cujo caráter dará a tônica do novo período em que entra o Oriente Médio.


  • Não se iludam!

    13/02/2011 14h31
    Não vimos nestas manifestações nenhuma demonstração pública contra o imperialismo (EUA). Nenhuma bandeira ianque foi queimada em praça pública ou qualquer boneco do Tio Sam foi marretado por jovens. O que se viu foi milhões nas ruas para derrubar um governo e, imediatamente, o Exército (sempre ele hem!) tomar conta da "baderna". Não vejo com otimismo o que tá acontecendo no Egito (que é um país africano e não do Oriente Médio). Trocou-se 6 por meia dúzia e dificilmente os EUA perderão espaço ali. Hoje já não existe uma potência de contra-ponto, como na época da URSS. A esquerda nesses países não ditam mais nada, são meros coadjuvantes de uma peça com o fim quase certo: fica-se tudo como tá. É muita ilusão que essesfatos farão o mundo mudar. Muita calma nessa hora!!!
    Clóvis Manfrini
    Garanhuns - PE
  • O petróleo como estopim.

    13/02/2011 13h10 A região como sempre um barril de pólvora,onde o estopim é o petróleo.O EUA para manter seus interesses na região usa e abusa da diplomacia da dependência europeu-japonesa e para piorar a rivalidade entre esses povos.Porém o cenário está em mudança quando os interesses regionais começam a ser prioridades,a ser explicado pelo massacre da exploração do capital e sua necessidade expansiva,tornando a miséria sem precedentes.A consciência despertada pelas riquezas exportadas e,não respondida no cotidiano é câmara fechada para essa reação.O problema é que as elites conservadoras estarão sempre prontas a golpes no sentido da perpetuação,junto com o cooptação do capital externo.Que na maioria das vezes se dá uma explosão momentânea,logo em seguida o ciclo se repete.Conforme o texto.Fica a pergunta:Se esta explosão é momentânea ou não?Tomara que não,para que se possa romper a política imperialista das grandes potências do núcleo capitalista e, libertação dos povos com sua autodeterminição
    Haroldo
    Rio de janeiro - RJ
  • Esgotamento

    13/02/2011 10h38 A insuportabilidade de governos ditatoriais produzidos sob a tutela dos EUA, revelam tendência ao completo esgotamento. O interessante, é observar que o imperialismo não está conseguido apontar uma saída nem se quer de curto prazo. Isso é uma prova inconteste da perda de força e de influência dos EUA em matéria de política internacional.
    Helifax Pinto de Souza
    Cabreúva - SP
  • Mundo Árabe

    13/02/2011 10h32 Assalanu Aleikun Parabéns pelo texto claro. Bem, nós aprendemos como muçulmanos que não devemos nos curvar diante nenhum homem, diante nada. Somente a Allah (Deus). Sou otimista e a vida melhora. Lutar contra as forças opressivas é fundamental. Acredito que os movimentos serão levados a diante.
    Bruno Eliezer Melo Martins
    Poços de Caldas - MG
  • Parabens

    12/02/2011 22h22
    Parabens a Emir Sader, texto limpo, com cortes precisos, visando clareza no entendimento de fatos com datas distintas
    Carlos S M Carvalho
    SL - MA
    .

Sem comentários: