A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

terça-feira, fevereiro 22, 2011

Fidel denuncia: “O plano da Otan é ocupar a Líbia”

Mundo

Veremlho - 22 de Fevereiro de 2011 - 6h20
.
O líder da Revolução Cubana, Fidel Castro, em sua mais recente Reflexão fala das pérfidas intenções das potências imperialistas sobre a Líbia e adverte para a possibilidade de os Estados ordenarem uma invasão da Otan no país árabe.
.
O petróleo se converteu na principal riqueza em mãos das grandes transnacionais ianques; através dessa fonte de energia dispuseram de um instrumento que acrescentou consideravelmente seu poder político no mundo. Foi sua principal arma quando decidiram liquidar facilmente a Revolução Cubana tão logo foram promulgadas as primeiras leis justas e soberanas em nossa Pátria: privá-la de petróleo.

Leia também
Sobre essa fonte de energia se desenvolveu a civilização atual. A Venezuela foi a nação desse hemisfério que pagou o maior preço. Os Estados Unidos se fizeram donos das enormes jazidas com que a natureza dotou esse país irmão.

Ao terminar a última Guerra Mundial começou a extrair maiores quantidades de petróleo das jazidas do Irã, assim como das reservas da Arábia Saudita, do Iraque e dos países árabes situados ao redor deles. Estes passaram a ser os principais fornecedores. O consumo mundial se elevou progressivamente à fabulosa cifra de aproximadamente 80 milhões de barris diários, incluídos os que são extraídos no território dos Estados Unidos, aos que ulteriormente se somaram o gás, a energia hidráulica e a nuclear. Até o início do século 20 o carvão tinha sido a fonte fundamental de energia que tornou possível o desenvolvimento industrial, antes que fossem produzidos bilhões de automóveis e motores consumidores de combustível líquido.

O residuo do petróleo e do gás está associado a uma das maiores tragédias, não resolvida em absoluto, que sofre a humanidade: a mudança climática.

Quando nossa Revolução surgiu, a Argélia, a Líbia e o Egito não eram ainda produtores de petróleo, e grande parte das enormes reservas da Arábia Saudita, do Iraque, do Irã e dos Emirados Árabes Unidos estavam ainda por ser descobertas.

Em dezembro de 1951, a Líbia se converte no primeiro país africano a alcançar sua independência depois da Segunda Guerra Mundial, na qual seu território foi cenário de importantes combates entre tropas alemãs e do Reino Unido, que deram fama aos generais Erwin Rommel e Bernard L. Montgomery.

95 % de seu território é totalmente desértico. A tecnologia permitiu descobrir importantes jazidas de petróleo leve de excelente qualidade que hoje alcançam 1,8 milhão de barris diários e abundantes depósitos de gás natural. Tal riqueza lhe permitiu alcançar uma perspectiva de vida que atinge quase 75 anos, e a mais alta renda per cápita da África. Seu rigoroso deserto está situado sobre um enorme lago de água fóssil, equivalente a mais de três vezes a superfície de Cuba, o que lhe tornou possível construir uma ampla rede de aquedutos de água doce que se estende por todo o país.

A Líbia, que tinha 1 milhão de habitantes ao conquistar sua independência, conta hoje com algo mais que 6 milhões.

A Revolução Líbia teve lugar no mês de setembro de1969. Seu principal dirigente foi Muamar Kadafi, militar de origem beduína, que em sua mais distante juventude se inspirou nas ideias do líder egípcio Gamal Abdel Nasser. Sem dúvida que muitas de suas decisões estão associadas às mudanças que se produziram quando, assim como no Egito, uma monarquia débil e corrupta foi derrocada na Líbia.

Os habitantes desse país têm milenares tradições guerreiras. Diz-se que os antigos líbios fizeram parte do exército de Aníbal quando esteve a ponto de liquidar a Antiga Roma com a força que cruzou os Alpes.

Poderá estar-se ou não de ascordo com Kadafi. O mundo foi tomado por todo tipo de notícias, empregando especialmente os meios de informação de massas. É preciso esperar o tempo necessário para conhecer com rigor o quanto há de verdade ou mentira, ou uma mescla de fatos de todo tipo que, em meio ao caos, ocorreram na Líbia. O que para mim é absolutamente evidente é que ao governo dos Estados Unidos não preocupa em absoluto a paz na Líbia, e não vacilará en dar à Otan a ordem de invadir esse rico país, talvez em questão de horas ou muito breves dias.

Os que com pérfidas intenções inventaram a mentira de que Kadafi se dirigia à Venezuela, assim como fizeram na tarde de domingo, 20 de fevereiro, receberam hoje una digna resposta do ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Nicolás Maduro, quando expressou textualmente que fazia “votos para que o povo líbio encontre, no exercício de sua soberania, uma solução pacífica a suas dificuldades, que preserve a integridade do povo e a nação líbia, sem a ingerência do imperialismo…”

Por minha parte, não imagino o dirigente líbio abandonando o país, eludindo as responsabilidades que lhe são imputadas. Sejam ou não falsas em parte ou em sua totalidade.

Uma pessoa honesta estará sempre contra qualquer injustiça que se cometa com qualquier povo do mundo, e a pior delas, neste instante, seria guardar silêncio diante do crime que a Otan se prepara para cometer contra o povo líbio.

Para o comando dessa organização belicista é urgente fazê-lo. É preciso denunciar isto!

Fidel Castro Ruz
21 de fevereiroi de 2011, às 22 h14

Fonte: Prensa Latina
.
  • O nome do boi

    22/02/2011 21h49 A única crítica ao alerta de Fidel é por ele omitir o nome do boi, embora se saiba que só desinformados, sifilíticos mentais e jegues do NE desconhecem a quem interessa a deposição de Kadafi. Pergunte-se a um camelo do Saara, a uma sucuri do Amazonas, à Lewinski, às vadias do Departamento de Estado e da Chancelaria alemã, quem dá as ordens na Casa Branca, UE, ONU e Otan. Cada um em sua vez e a seu tempo, como reza o Eclesiastes, responderá: o sionismo, oxente!
    Nathan, o Sábio
    Poxoréu - MT
  • Os facistas sem rumo...

    22/02/2011 19h59 Evidente que os histéricos comentários contra CUBA E agora contra LIBIA, são produto de total ignorância, perguntem aos centos de brasileiros que estão lá trabalhando á anos, assim saem da dúvida do que acontece...para os que estão confusos e querem saber do que se trata é só leer os colunistas do vermelho, e FIDEL claro,logico á controvérsias, para os que tem receio da violência, lembro os ataques aereos diarios sobre IRAK E AFGANISTAO do santo OBAMA, os ditadores do mundo!!
    maria teresa
    florianopolis - SC
  • Viva "EL KHADAFI!" (II)

    22/02/2011 19h58 Por outro lado, duas "democracias" são hoje as que mais ameaçam e matam no mundo, a ianque(EUA) e a sionista(judia/israelense). Democracia na atualidade virou um termo que tem duas funções: usa-la como forma de universalizar a globalização economica, dominação de fontes de recursos e matéria prima; e a disseminação da mentira, jornalismo atual, que "cria" a informação, manipula e dá sustentação à primeira. Khadafi pode até ser um ditador, mas nunca foi um tirano ou um déspota, sua figura se mistura com a independência da Líbia, com o pan-arabismo, com uma espécie de socialismo com a "cara árabe", e com um significado de resistencia ao imperialismo, não importa este qual bandeira. Se há luta e mortes na Líbia é poque a sociedade libia se dividiu e aí sim está a um passo da guerra civil. Cada um faça o seu julgamento e tome sua posição, a minha já é certa(mesmo que venha perder): "VIVA EL KHADAFI!"
    Carlos Loyo
    São Paulo - SP
  • Viva "EL KHADAFI!" (I)

    22/02/2011 19h57 Democracia....qual democracia? Da antiga Grécia?(apenas aos considerados cidadãos/proprietários de terras?) a norte-americana? (apenas aos partidos do "sim" e do "sim senhor"?). O termo democracia é uma idéia multi-facetada e dá imagem para multiplas interpretações e/ou conveniencias. Lembro-me da "democracia" do Sr.Gorbachov(ex-URSS), primeiro abandonou e entregou seus aliados e "camaradas" à fúria e a sanha do imperialismo e seus aceclas, por ultimo criou as condições para que a contra-revolução triunfasse na ex-URSS,...
    Carlos Loyo
    São Paulo - SP
  • ditadores

    22/02/2011 19h48 Amigos, não podemos dar razão ao ditador Gadafi só porque tem-se algumas restrições contra o governo americano, aquele cara é um assascino e nós brasileiros sabemos o que é viver sobre jogo de ditadores. Abaixo todo tipo de ditadura, inclusive a de cuba!
    Herminio
    São Luis - MA
  • É Verdade

    22/02/2011 19h39 Sorte que temos Fidel Castro, a nos iluminar as mentes, nesses tempos confusos. A Líbia há de continuar livre e socalista !
    Luiz Augusto Barroso
    Rio de Janeiro - RJ
  • ...

    22/02/2011 19h34 O que Fidel tem a dizer sobre o bombardeio de civis a mando do Kadafi na Líbia? O que diferencia, nesse aspecto, Kadafi de Franco, Pinochet, Stalin, Mussolini e Pol Pot, que realizaram verdadeiros massacres em seus países?Não é nada salutar à esquerda ter um líder como Fidel defendendo um governo que comete atrocidades dignas de monstros, tiranos, não de progressistas.
    Felipe
    Cabo Frio - RJ
  • ENQUANTO ISSO

    22/02/2011 19h20 Quando Fidel vai REFLETIR sobre a falta de papel higiênico para o povo cubano? Cortina de fumaça tem limite. Imagine se houvesse internet em CUba (ah, esqueci, é culpa do bloqueio). Se os cubanos soubessem que as ditaduras estão caindo, fariam o mesmo contra os Castro que governa mais tempo que Mubarak e Khadaffi juntos.
    Joâo de Deus
    Altamira - PA
  • Só pra finalizar

    22/02/2011 18h03 Dizer que todas as críticas em relação aos comunistas são uma "tentativa da direita de atribuir características negativas a seus inimigos" é uma visão muito simplista e maniqueísta, típico de mentes que pensam pequeno e que não conseguem enxergar a complexidade real das relações políticas... Mas, realmente, é mais fácil dizer isso que tentar debater com argumentos de verdade, por isso entende o comportamente de vocês...
    Filipe Albuquerque
    Fortaleza - CE
  • Esquerda só lê o que quer

    22/02/2011 18h00
    Olha só o que o cara escreve: "esta é uma das características dos fascistas forjarem uma imagem negativa daqueles que considera como inimigos.". O que vocês fazem nesse portal, é diferente disso em algo? Pelo visto, fascistas e comunistas têm muito em comum. E qual o problema com o ateísmo? Eu sou ateu também. A citação foi apenas pra mostrar a contradição dos comunazinhos que frequentam o site, que, ao mesmo tempo que criticam a adoração alienada dos religiosos por seres mitológicos, promovem a mesma adoração, mas com pessoas reais. Não vejo diferença alguma entre as duas catagorias (religiosos e comunistas): amobos são fanáticos que não aceitam ter suas verdades questionadas, ficam logo nervosos quando alguém o faz... E sim, leio as notícias do portal pra ver as besteiras que vocês gostam de ler e que tomam como verdade absoluta, por isso mesmo eu tenho argumentos e você não... Aliás, você deu algum argumento em relação à crítica que fiz sobre a adoração?
    Filipe Albuquerque
    Fortaleza - CE
    .
    • Como diz o filosofo

      22/02/2011 17h25 Como diz o filosofo: uns são contra tiranias, apenas para colocar a sua no lugar. Entendo as razões de Paulo Shetara ser contra tiranias.
      Juliano Strasburg de Ávila
      São Leopoldo - RS
    • Direita Lê Vermelho

      22/02/2011 17h19 Tem maluco da direita que perde tempo lendo texto da mente senil de Fidel Castro, afinal quem é senil o que escreve ou o que perde tempo lendo o texto do senil. Vontade de ser manipulado, adoração a Fidel é fruto de uma das características mais presentes nos comunistas, sempre a mesma verborréia direitosa, alias esta é uma das características dos fascistas forjarem uma imagem negativa daqueles que considera como inimigos. Ateus, essa é velha dos tempos da TFP, da marcha da família com Deus e pela propriedade, do Dops e das torturas a opositores no Brasil de 1964-1985. Esta na momento de renovar o repertorio.
      Juliano Strasburg de Ávila
      São Leopoldo - RS
    • Deve estar com medo!

      22/02/2011 17h02 Com todas estas ditaduras caindo, ele também deve estar com medo, alias, como todo bom ditador barato, passou o poder para um familiar, no caso o seu irmão! Não entendo como alguns são contra ditaduras árabes, mas defendem a ditadura arcaica cubana! Fora todas as ditaduras: de esquerda, direita e religiosas! Como diz o filósofo: uns são contra tiranias, apenas para colocar a sua no lugar!
      Paulo Shetara
      Campinas - SP
    • Bem lembrado

      22/02/2011 15h41 Pelo cidadão que postou abaixo. Fidel também disse ter certeza da invasão do Irão, e agora fala mais essa abobrinha. Pior é ver que tanta gente ainda leva essa mente senil a sério. É muita vontade de ser manipulado mesmo... Aliás, essa adoração a Fidel é fruto de uma das características mais presentes nos comunistas: quase todos adoram um culto à personalidade... São ateus, mas têm seus santos e seus dogmas. Ou seja, são altamente contraditórios...
      Filipe Albuquerque
      Fortaleza - CE
    • lucidez ?

      22/02/2011 14h55 o fidel marcou data prá invasão do irã no fim do ano passado, disse at´o dia, um sábado.sai mentiroso!!!
      mario s. matos
      são paulo - SP
    • Fidel você não se enganou II

      22/02/2011 14h45 E quanto chamar Pilatos Obama de genocida, talvez não seja a palavra mais precisa, creio que seria melhor chamá-lo de cara de pau ou cínico, pois não podemos esquecer sua omissão diante das mortes em Honduras e nos crimes de guerra cometidos neste instante contra civis no Iraque e Afeganistão, alem disso, é bom dar uma olhada no orçamento militar do governo de Pôncio Pilatos Obama e veremos que ele é um Senhor da Guerra mais refinado que Bush, pois lava as mãos para que essas nunca apareçam sujas de sangue. Fidel não se enganou.
      Juliano Strasburg de Ávila
      São Leopoldo - RS
    • Fidel você não se enganou

      22/02/2011 14h42 Caso a OTAN invada a Líbia sob qualquer pretexto manchará as mãos do Obama. Sim, Obama não assinou ainda nem uma ordem de invasão, no entanto, apoiou nos bastidores o golpe em Honduras onde pessoas morreram e, em relação ao Iraque e Afeganistão onde a morte de centenas e centenas de civis patrocinadas pelas tropas estadunidenses invasoras pode nos levar a conclusão que realmente ele não tem as mãos sujas de sangue, pois como Pôncio Pilatos lavou as mãos sujas de sangue diante da indústria bélica e das multinacionais do petróleo. Quanto às medidas afirmativas com relação à INVASÃO do Iraque e Afeganistão por medo de provocar instabilidade na região, essa afirmação chega a ser ingênua, pois não é o medo da instabilidade, afinal não é o medo que move essa gente e sim o petróleo e venda de material bélico, ou seja, o lucro gerado pela guerra, portanto, é isso que impede Pôncio Obama de tomar medidas. Quanto a Europa e Inglaterra é sabida a subordinação destes aos interesses estadunidenses.
      Juliano Strasburg de Ávila
      São Leopoldo - RS
    • Quid prodest ?

      22/02/2011 13h33 Deixa de ambiguidades, Marcelo, que a hora é de definição e ação.A OTAN essa organização de jagunços europeus - França, Alemanha, Itália et caterva - , não se presta a outra coisa, senão, garantir o imperialismo yankee - outra contra a URSS - agora contra países asiáticos que ameaçam a hegemonia de Tio Sam.Democracia é conceito vago, tanto quanto tirania e outros qualificativos para justificar o exercício do poder absoluto, de um grupo sobre outro.A diferença está no modo de exercê-lo, e quanto a isso, o país mais "democrático" do mundo, os EUA, com sua "exuberância econômica" tocada cassino digital do mundo, operado pelos bankster de Chicago, ops, de Wall Streeet nas bolsas Nasdak e NYSE, na essência produz tantos miseráveis e excluídos quanto as piores ditaduras.Pela análise de Fidel não foi o que ocorreu nesses últimos 40 anos com a Líbia e outros - " eixos do mal".
      Ribeiro
      Amparo - PR
    • Fidel acho que você se enganou...

      22/02/2011 13h29 O governo Obama até agora não fez nenhuma invasão a nenhuma nação, se a OTAN invadir a Libia quem estaria invadindo seria os EUA. Caso a OTAN invada a Libia sob qualquer pretexto manchará as mão do Obama. Podem acusa-lo de financiar ditaduras como Honduras e tentar derrubar o governo venezuelano agora usar a força de maneira bestial até agora isso não aconteceu. Seria o fim da picada, acho que o Presidente estadunidense não tomou medidas mais afirmativas com relação a invasão ao Iraque e ao Afeganistão por medo de provocar maior instabilidade na região, por isso acho dificil qualquer invasão da OTAN na Libia, se fosse o Bush no dia 15 isso já teria acontecido. Que a Europa, mas precisamente a Inglaterra está querendo uma guerra disso ninguém duvida agora guerra não é a cara do Obama. Podem chamá-lo de tudo menos de genocida. Com relação ao Kadafi, aí sim eu concordo com Fidel, ele montou a Libia para o filho ele não vai deixar isso de mão beijada para a democracia não.
      Ana Cruzzeli
      Taguatinga - DF
    • libia, amiga ou inimiga dos gringos?

      22/02/2011 13h23
      vejo articulistas ora defendendo ora condenado o que acontece na libia. Nesse caso, alibia é um pais amigo ou inimigo dos gringos? alguem esclareça, pois estou confuso nesse caso
      francisco martins
      arapongas - PR
      .
      .
      • É necessário se ponderar...

        22/02/2011 12h48 Bom, pode até ser inverdade coisas que sejam publicadas nas mídias de massas. Mas que Kadafi esteve por 4 décadas no poder eu vejo como algo inadmissível dentro de um veio democrático. Além de tudo, se a barbárie que aí está (publicado pela mídia de massas) for verdade, não vejo porque não acusá-lo de crime contra a humanidade e castigá-lo exemplarmente.
        Marcelo César
        Guarulhos - SP
      • PARABENS FIDEL!!!

        22/02/2011 11h21
        A lucidez de FIDEL sempre alertando ao mundo, LIBIA É A COBIÇA DOS EUA.....
        maria teresa
        florianopolis - SC
        .

Sem comentários: