A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

terça-feira, março 22, 2011

Manlio Dinucci: Do Iraque à Líbia, a guerra dos vinte anos


Mundo

Vermelho - 21 de Março de 2011 - 12h26

A resolução do Conselho de Segurança que em 17 de março autorizou a tomar “todas as medidas necessárias” contra a Líbia lembra aquela que, em 29 de novembro de 1990, autorizava o uso de “todos os meios necessários contra o Iraque”.

Por Manlio Dinucci, em Il Manifesto

Há vinte anos, aproveitando-se da desagregação da URSS e do seu bloco de aliança, os Estados Unidos e as maiores potências europeias da Otan deslocavam o foco da sua estratégia no Golfo, atacando em 1991 o Iraque, um dos principais produtores petrolíferos, com reservas estimadas entre as maiores do mundo. Hoje no alvo está a Líbia, cujas reservas petrolíferas são as maiores da África, o dobro das estadunidenses.

Há vinte anos, o inimigo número um era Saddam Hussein, antes aliado dos EUA na guerra contra o Irã (outro grande produtor de petróleo), quando neste país Komeini estava no poder, guindado agora ao primeiro posto na lista dos inimigos. Como Saddam Hussein, que caiu depois na armadilha, quando a embaixadora dos EUA em Bagdá tinha dado a entender que Washington ficaria neutra no conflito Iraque-Kwait, hoje o inimigo número um é o líder da Líbia, Muamar Kadafi, com o qual a secretária de Estado Hillary Clinton declarava há pouco tempo querer “aprofundar e ampliar a cooperação”.

Há vinte anos, no momento em que o Conselho de Segurança autorizava a guerra contra o Iraque, os Estados Unidos e seus aliados já tinham deslocado no Golfo uma imponente força aeronaval (1,7 mil aviões e 114 navios de guerra), que seria usada mesmo sem a permissão da ONU. O mesmo ocorre hoje: antes da autorização do Conselho de Segurança a tomar “todas as medidas necessárias” contra a Líbia, já estava pronta uma potente força aeronaval dos EUA-Otan e já estavam ativadas para o ataque as bases na Itália. O método è o mesmo: jogar primeiro a espada sobre o prato da balança política e então usar todos os meios (inclusive a troca de “favores”) para impedir que um membro permanente do Conselho de Segurança use o “direito de veto”: em 1990 a URSS de Gorbachev votou a favor e a China se absteve; hoje a Rússia se absteve junto com a China, mas o resultado é o mesmo.

Hoje, como em 1990, a intervenção armada vem motivada com a “defesa dos direitos humanos” e a “proteção dos civis”. E são elogiados os governos árabes que participam desse nobre esforço: como a monarquia absoluta de Barein, que chamou as tropas sauditas para reprimir em sangue a luta do seu povo pelos mais elementares direitos humanos, e o regime iemenita, que está perpetrando o massacre dos civis que se manifestam pela democracia.

Hoje, como na primeira guerra do Golfo e na sucessiva – aquela que se fez contra a Iugoslávia em 1999, o Afeganistão em 2001, o Iraque em 2003 – a Itália continua a desempenhar seu papel de seguidor das ordens de Washington. Com a diferença que, enquanto há vinte anos ainda havia uma esquerda empenhada contra a guerra, hoje existe um tipo como Bersani (dirigente do Partido Democrata italiano) que, na véspera de uma intervenção armada com a mesma finalidade, exclama: “em boa hora”.

Fonte: Revista Eletrônica L´Ernesto
Tradução: Redação do Vermelho
.

Sem comentários: