A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

segunda-feira, abril 11, 2011

PRIVATIZAÇÕES EM PORTUGAL AGUÇAM COBIÇA ESPANHOLA




  • 0h30
  • - 2011 04 11
Por:Paulo Pinto Mascarenhas/M.A.G.


NEGOCIAÇÕES COMEÇAM NO DIA 18
As negociações da Comissão Europeia, do Banco Central Europeu (BCE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI) com as autoridades portuguesas só começam no próximo dia 18. Os representantes das instituições chegam amanhã a Lisboa para debater o plano de resgate de Portugal, que poderá chegar aos 80 mil milhões de euros, informou a Comissão, mas as discussões só têm início a partir da próxima segunda-feira. A primeira semana será para se inteirarem, no terreno, do estado real das contas públicas: na prática, irão fazer uma auditoria rigorosa aos números apresentados pelo Governo.
PRIVATIZAÇÕES EM PORTUGAL AGUÇAM COBIÇA ESPANHOLA
São várias as empresas espanholas que estão dispostas a responder à chamada do governo português, em busca de investidores para as empresas a privatizar por ordem do Fundo Monetário Internacional (FMI).
Segundo o diário espanhol ‘Expansión’, a Iberdrola, a construtora FCC, a Iberia e a Abertis são algumas companhias interessadas em reforçar a sua presença em Portugal.
A Comissão Europeia já disse que um dos três pilares do plano de negociação da ajuda financeira passa pelo reforço das privatizações, e Espanha espreita a hipótese de entrar em sectores até agora fechados. O caso mais paradigmático é o da EDP. O Estado detém ainda 25% da eléctrica portuguesa, e a espanhola Iberdrola (que chegou a deter uma participação de 10% na EDP) nunca escondeu a vontade de reforçar a influência na empresa liderada por António Mexia .
Também a TAP é um negócio apetecível para a transportadora Iberia. As rotas para o Brasil (a TAP é a companhia aérea europeia que voa para mais cidades naquele país) são um activo muito importante para a companhia espanhola. Também a Abertis mantém o interesse pela gestão dos aeroportos portugueses.


    A ajuda de 80 milhões pressupõe um programa ambicioso de privatizações por partr do Governo Português. s "jóias" da Coroa devem ser vendidas.



Empresa
Participação Pública   %
Lucros em 2010 €
EDP
25
1,2 mil milhões
Galp
8
306 milhões
REN
51,1
110 milhões
Águas de Portugal
100
79, 8 milhóes
ANA
100
25, 1 ----*


  • * 1º semestre
Fonte - CM

Sem comentários: