A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

domingo, novembro 11, 2012

Tiago Mota Saraiva - A classe média não existe



Por Tiago Mota Saraiva, publicado em 10 Nov 2012 - 03:00 |
Como resposta à concepção marxista de luta de classes e à divisão entre exploradores e explorados, o capitalismo inventou, entre outras coisas, aquilo que se entendeu chamar classe média. A sensação generalizada de que poderia existir um “elevador social” para as classes mais desfavorecidas – expressão que Paulo Portas tantas vezes utilizou durante o período eleitoral – e que o seu accionamento dependeria exclusivamente da acção individual de cada um, foi a base da relativa paz social que se viveu na segunda metade do século xx.
Foi assim que em Portugal, qualquer cidadão que terminasse o ensino superior, que fosse empresário ou proprietário da sua casa (ainda que hipotecada), viveu na ilusão de pertencer a uma classe média, moderadamente protegida do frio, da fome e da doença.
A recomposição social que o país atravessa prova que a classe média é uma ilusão.

Se é verdade que a acção sobre as classes mais desfavorecidas é cada vez mais violenta, trocando-se comida por bom comportamento a partir de um sistema de liberdade condicional que pune todos os que têm de requerer o subsídio de desemprego, o rendimento mínimo ou um tecto – numa concepção apoiada por instituições ditas sociais e em que, tal como na Grécia, pontificam esteios de extrema- -direita como Isabel Jonet – a previsão da Rede Europeia Antipobreza que o Orçamento do Estado para 2013 vai deixar Portugal com mais de 3 milhões de pobres (30% da população) indica que a fome e a miséria se estão a generalizar.

Como o multimilionário Warren E. Buffett declarou em entrevista ao “The New York Times”: “É claro que a luta de classes existe! E é a minha classe que está a fazer a guerra e a vencê-la.” Responder não é uma escolha, é uma necessidade.
http://www.ionline.pt/opiniao/classe-media-nao-existe




Sem comentários: