A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

terça-feira, maio 06, 2014

os 25 mais ricos de Portugal em 2013


Público

Américo Amorim recupera a liderança dos 25 mais ricos de Portugal




A lista dos 25 mais ricos de Portugal, elaborada pela revista Exame, volta a ser liderada pelo empresário Américo Amorim, posição que em 2012 tinha sido ocupada por Alexandre Soares dos Santos, que ocupa este ano o segundo lugar.
As terceira e quarta maiores fortunas do ranking anual da revista pertencem à família Guimarães de Mello e a Belmiro de Azevedo.
Américo Amorim já ocupou a liderança do ranking em 2008, 2009, 2010 e 2011.A conquista do primeiro lugar e a quase duplicação da fortuna do empresário no último ano, avaliada em 4500 milhões de euros, ficou a dever-se, segundo a revista, à “subida em flecha do preço das acções que detém na Galp Energia, no Banco Popular e na Corticeira Amorim”.
De acordo com a Exame, as 25 maiores fortunas em Portugal somam 16.700 milhões de euros em 2013, o que revela um crescimento face aos 14.400 milhões que valiam em 2012.
“Os tempos podem ser de crise, mas as maiores fortunas nacionais continuam a crescer”, escreve a publicação, que será publicada esta quinta-feira.
Segundo a revista, as maiores fortunas equivalem a 10% do PIB nacional, acima dos 8,4% do PIB que representavam em 2012.
Alexandre Soares dos Santos perdeu a liderança mas viu a fortuna crescer, de 2100 milhões para 2200 milhões de euros.
A família Guimarães de Mello manteve a terceira posição, com uma fortuna de 1700 milhões de euros, seguida de Belmiro de Azevedo, que viu duplicar a fortuna no último ano, para 1200 milhões de euros, mantendo o quarto lugar. Belmiro Já foi o homem mais rico do país.
A mulher mais rica do país volta a ser Maria Isabel dos Santos, uma das principais accionistas da Jerónimo Martins, que sobe do 9º lugar para o 7º lugar no ranking, com uma fortuna de 574,9 milhões de euros.
No grupo dos 10 mais ricos consta mais uma mulher, por entrada directa. Trata-se de Maria do Carmo Espírito Santo Silva, com uma fortuna avaliada em 497,4 milhões de euros.

Notícia corrigida quinta-feira, às 11h40. No segundo parágrafo, onde se referia que a quarta e quinta maiores fortunas pertencem à família Guimarães de Melo e Belmiro de Azevedo, deve ler-se que se tratam da terceira e quarda maiores fortunas.

http://www.publico.pt/economia/noticia/americo-amorim-volta-a-recuperar-lideranca-dos-mais-ricos-de-portugal-1614179

Sem comentários: