A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quinta-feira, janeiro 05, 2012

Correia de Campos, os "reféns" e as greves

Avante!
N.º 1988 
5.Janeiro.2012



Os «reféns» (I)
«Os reféns» era o título da prosa no Público de Correia de Campos, ex-ministro da Saúde do PS. Atirava-se à greve dos maquinistas da CP, de quem procurava demonstrar «um típico abuso de posição dominante».
.
Explica que os maquinistas, «conhecendo o valor estratégico e a natureza escassa da sua profissão no mercado de trabalho, que impede a substituilidade, estão objectivamente a forçar a mão da empresa».
.
Pelos vistos, para o Campos, apenas os trabalhadores passíveis de «substituidade» é que podem fazer greve. Obviamente que «substituindo» os trabalhadores em greve, a greve fracassa.
.
Este discurso de original anti-sindicalismo podia ser inteiramente aplicado às greves dos pilotos de aviação, mas Correia de Campos não toca nesses, a sua vergasta vai para os maquinistas da CP. Deve ser por estarem mais perto «da ferrugem» e dos operários –
.
Acontece que, do mais humilde camionista (que são aos milhões, por esse mundo) aos sofisticados aviadores, a luta sindical assenta invariavelmente no mesmo pressuposto: assumir, o mais possível, a tal «posição dominante» para forçar o patrão (seja ele público ou privado) a ouvir e a negociar as suas reivindicações. E para essa «posição dominante» (que é o estado normal do patronato, que temsempre na mão a «posição dominante») os trabalhadores em luta devem usar todos os meios de que disponham. É isto que a democracia consagra.
.
Campos sabe isto – o coração é que lhe «bate» no lado direito..

Os «reféns» (II)

Mas Correia de Campos faz mais – argumenta a favor do patronato. Diz ele que «não é difícil concluir que a empresa não poderá ter outra posição. Se cedesse, abdicaria de um dos mais preciosos poderes funcionais, o poder disciplinar, estaria doravante na mão dos sindicatos».
.
O que Correia de Campos não diz é que as largas dezenas de maquinistas (e não «alguns maquinistas», como escreve) a quem os camaradas em greve exigem que lhes sejam levantados os processos disciplinares, foram assim castigados pela administração da empresa a pretexto do «não cumprimento dos serviços mínimos» sem qualquer motivo de facto (os ditos serviços mínimos estipulados foram cumpridos escrupulosamente), de uma maneira absolutamente ilegal e concretizando um abuso de poder (aqui, sim, em evidente «abuso de posição dominante») que, a deixar-se passar em branco, deixaria os trabalhadores e os seus sindicatos totalmente à mercê do patronato.

Os «reféns» (III)

O que Campos diz é isto mesmo... mas na posição do patronato, de quem afirma que «se cedesse», «estaria doravante na mão dos sindicatos».
.
Como se vê, este homem, de um partido que se diz «socialista», pensa como já agiu, como ministro da Saúde: com uma visão de direita, demagógica e burlona, ao serviço dos interesses do grande capital.

Sem comentários: