A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

sábado, janeiro 31, 2009

A Faixa de Gaza


A Faixa de Gaza




A Faixa de Gaza é um território que foi tomado dos palestinos pelos israelitas no ano de 1967, na Guerra dos Seis Dias, com o general Moshe Dayan à frente. Sucessivos governos israelenses incentivaram financeiramente colonos a povoar o território a partir da tomada.
Esta pequena faixa territorial a milenios foi dos palestinos e está ao lado do Estado de Israel, como se vê na imagem. Ali, há um milhão de palestinos esperando por ocupar a área, contra 8.000 colonos israelitas que a ocuparam.
Palestinos mulcumanos e judeus brigam pelo território. Por um lado, há a alegação de que o território de Jerusalém, antes dividido ao meio, foi anexado ao Estado de Israel, contra a vontade dos palestinos; por outro, há 22 países árabes no mundo para onde os palestinos poderiam ir.
Este conflito de 22 anos gerou inúmeros atentados terroristas e, em 1993 pelos acordos de estabelecidos na cidade de Oslo (Noruega) , a Organização para a Libertação da Palestina reconheceu o Estado de Israel, que por sua vez, começou a devolver parte dos territórios a então recém criada ( por Yasser Arafat em 18 de Novembro de 1993) a Autoridade Palestina. Ariel Sharon colocou este acordo estagnado, em marcha, somente agora em 2004, retirando tropas israelitas e devolvendo a faixa de Gaza aos palestinos.
Apesar da sofrida desocupação dos israelitas, as autoridades de ambas as partes esperam ter iniciado um processo de paz.
O drama da situação é que o causador de tudo isto, Ariel Sharon, que de benfeitor passou a ser visto como traidor. Tanto os colonos retirados como os soldados que cumprem a ordem de comando para desocupar o território, estão com dificuldade de “entender” e superar as emoções envolvidas nesta estratégia, onde todos esperam não ser apenas um recuo tático, mas um verdadeiro projeto de paz.
Matéria publicada em agosto de 2009
Regina Braga
Era de Aquário


Ibrahemm Abu Mustafa/Reuters
Ataque a Gaza
Fazem 18 dias que Israel bombardeou GAza. Neste período morreram quase mil palestinos, sendo 400 o número entre mulheres e crianças, do lado contrário, 13 israelenses, sendo 3 civis e os demais soldados. Israel atacou no dia 03 de Janeiro de 2009, e o fato de ter iniciado o combate num Sábado, dia do Sabbah, extremamente respeito pelos judeus que vivem em Israel, não tenha sido uma boa estratégia, mas um mau agouro. Isso me causou estranheza, pois eu jamais imaginaria que o ataque de Israel se iniciaria num Sábado. Jamais! Justamente por ter conhecido Israel em Fevereiro de 2008 e ter passado 2 sábados lá. Jamais vou esquecê-los por ser diferente do que em qualquer outro lugar do planeta. Ninguém sai à rua para comprar algo ou por lazer, os israelenses, na maioria ortodoxos, não ascendem luz, não chamam elevador, não lavam louça, não fazem NADA. Só Lêem a Bíblia (Velho Testamento). E, se são tão ortodoxos, não deveria ter sido bom atacar neste dia. Quando se acredita numa coisa, com muitas pessoas ao mesmo tempo, como é o caso, gera-se uma energia favorável a aquilo a que se propõe com toda a devoção, e ...depois se faz o oposto, se iniciando uma GUERRA, acho que dará.....
Bem, impressões pessoais de lado, como todo mundo sabe que Mahatmma Gandhi disse: “Nenhum caminho leva a paz, pois a Paz é o caminho!”
O Hamas precisa ser destruído, está certo. Mas, se o exército de Israel possui o sistema de espionagem mais bem preparado do mundo, por que não caçam os seus mandatários? Atacar, matar, invadir um povo que nem pais têm, numa desproporção muito grande entre as partes, me parece ser uma tática estúpida e provocativa. O mundo todo assiste aos bombardeios que estão ocorrendo em Gaza e protestam a favor dos palestinos. Justifica-se que os palestinos não param de jogar bombas, e que já atiraram 8.000 bombas, mas são bombas de pequeno porte, fazem uma perfuração de 30 cm no solo, bem diferentes das jogadas por Israel.
Conheci a Palestina também em fevereiro de 2008, juntamente com Israel e Jordânia. Na Palestina não há trabalho, apenas uns carros velhos que servem de táxi. Não tem restaurante, hotel, parece cidade de faroeste, é para passar o dia, apenas. Israel parece um Estado americano, pois seu grande mantenedor são os ricos judeus que moram em Nova York e querem ter uma pátria, mas não querem morar lá. Jerusalém parece uma bomba relógio, prestes a explodir a qualquer momento. Estão na defensiva, se protegendo de qualquer ataque, mas há algo errado, há muita dor, muito ódio, muita vontade de brigar. O que vi lá e anotei, me foi tirado.Era a minha caderneta de anotações, guardada dentro de minha bolsa e vista ao passar no visor do aeroporto da Jordânia para entrar em Israel .Identificada como anotações sobre o país, foi literalmente retirada. É humilhante, afinal o que há tanto a se esconder assim? Defender o mundo do mundo?
Israel, usem pra valer sua alta tecnologia e cacem os inimigos, mas não provoquem o ódio naqueles que poderão se tornar seus inimigos em potencial, os suicidas mártires! Ajudar o outro é ajudar a si mesmo. Amar o outro, é conseguir alcançar a capacidade de amar a si próprio.O problema lá, não é apenas político e militar. É HUMANO!!! Os homens não estão agindo com senso e inteligência, e sim como cegos que carregam explosivos. Isso não é bom! Estupidez humana gera morte do amor, trazendo dor e trevas. Não pensem que só vocês têm inimigos. Todos os têm. A sabedoria está em saber conviver com eles. A Paz é um presente que nos foi dado. Não pode ser algo a ser conquistado. Já nos é de direito. Não tire esse direito de ninguém. O nosso dever como humanos é preservá-lo, sempre! Por mais difícil que possa parecer.
Matéria publicada dia 14 de Janeiro de 2009
Era de Aquário
,
http://www.eradeaquario.com.br/secao.asp?idMenu=63&idSubMenu=216&idSubSubMenu=263
.
.

Sem comentários: