A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

terça-feira, janeiro 20, 2009

Soma e segue - Corte nas reformas

13 Janeiro 2009 - 00h30

Dia a dia


A Segurança Social pública, que se generalizou na Europa depois da II Guerra e em Portugal só chegou no consulado de Marcello Caetano, é uma inegável conquista civilizacional. Quem não sabe o que era viver sem nada depois de uma vida de trabalho pode ler nos ‘Novos Contos da Montanha’, de Miguel Torga, a história de Alma-Grande, o abafador de Trás-os-Montes.
.

Contudo, a Segurança Social tem um mecanismo de financiamento que, tecnicamente, é igual ao dos jogos de pirâmide, tal como as burlas de Madoff ou o jogo da bolha. Isto porque as gerações mais novas é que pagam as reformas das gerações mais velhas. Tal como nos esquemas ilegais de p.irâmide, para que tudo funcione é preciso que a base seja alargada para ser superior ao topo.

.A degradação da pirâmide da Segurança Social é causada por boas razões: o aumento da esperança média de vida. As pessoas vivem mais tempo e por isso gastam mais recursos financeiros. Mas como o número de activos a contribuir não aumenta na mesma relação, o bolo é cada vez mais escasso. A solução é cortar nos benefícios dos novos rmados. Todos os anos, a aplicação do factor de sustentabilidade irá reduzir as pensões. As gerações que agora têm 40 ou 50 anos já perdem uma grande fatia. A alternativa para manter o sistema sem cortes era aumentar os impostos.

.

» COMENTÁRIOS
14 Janeiro 2009 - 20h05 | Luis Edgar
Sem uma oposição consistente, o PS tem carta verde para fazer as reformas que quizer! Pena que não as faça
13 Janeiro 2009 - 19h27 | Jacim
Há muitos reformados(além deput, CGD, BdP), que recebem muito + do q descontaram. Paga a população activa(terá reforma?)
13 Janeiro 2009 - 15h23 | Gh
A automatização de quase tudo, retira os empregos as pessoas. Por isso tem que se rever, quem finacia quem.
13 Janeiro 2009 - 15h18 | Gh
O Iva é o imposto mais trasnversal, por isso o mais democrata para ajudar a financiar a Segurança Social.
13 Janeiro 2009 - 15h13 | Gh
O modelo de financiamento da SS é que tem que ser alterado, outras fontes tem que ser encontradas, O Iva é o mais justo.
13 Janeiro 2009 - 14h23 | Luís Filipe
Pois o problema é q deviam atacar as Ref. Milionárias de todos os q passam pelos partidos e 3 anos activo ficam Ricos
13 Janeiro 2009 - 12h59 | Pereira Marques
Ò Armando em ANGOLA teve Segurança Social para sector Privado , niguem fala , Portugal é Padrasto antigos residentes.
13 Janeiro 2009 - 11h49 | A.F.-Londres
A "Alternativa" Justa..e cessarem as Reformas Milionarias e "acumuladas" e Moralizarem a incidente Legislacao Nacional!!

Sem comentários: