A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

domingo, março 11, 2012

Mark Zuckerberg fica de fora da lista dos dez mais ricos do mundo


Expectativa de IPO não foi suficiente para elevar a fortuna do jovem bilionário, que permanece a mesma do ano passado, avaliada em 17,5 bilhões de dólares 

Icon_marcela-ayres-2

Mark Zuckerberg - Facebook
Justin Sullivan/Getty Images

Com fortuna avaliada em 17,5 bilhões de dólares pela Forbes, Mark Zuckerberg é o 35º homem mais rico do planeta

O patrimônio é exatamente o mesmo do ano passado. Mas em 2011, a bolada assegurou ao co-fundador e CEO do Facebook a 52º posição do ranking. 
Daqui para frente, a expectativa é que Zuckerberg engorde a conta em alguns bilhões com a iminente abertura de capital do Facebook, prevista para maio.  No registro do IPO, a empresa informou que ele é dono de 28,4% dos papéis da companhia - cerca de 534 milhões de ações.
O mercado espera que a operação levante cerca de 5 bilhões de dólares. Se a previsão for confirmada, a rede social seria avaliada em 100 bilhões de dólares. Empolgados com as perspectivas, os investidores já movimentam os papéis no mercado privado. Em fins de fevereiro, eles fizeram com que o valor da empresa ultrapassasse esse patamar, chegando a 103 bilhões de dólares.
Mais conservadora, a própria empresa estima em avaliação interna que suas ações valham 29,73 dólares. Por esse valor, a conta bancária de Zuckerberg seria aumentada em 16 bi.
O quanto a vultosa participação de Zuckerberg de fato vale permanece uma incógnita, já que as ações ainda não são negociadas publicamente. Mas enquanto o mercado aberto não crava um valor para exato para os papéis, o provável crescimento da fortuna do ex-estudante de Harvard ainda não foi levado em conta pela Forbes. 
Salário de US$ 1
Apesar da maior parte da riqueza do jovem empresário estar ligada  à sua participação acionária na rede, Zuckerberg também engordou o cofre de maneiras, digamos, mais convencionais. Em 2011, foram 483.000 dólares em salários, outros 220.500 em bônus e vantagens adicionais como viagens em jatos privados no valor de 783.000 dólares.
A partir de 2013, no entanto, o salário do executivo será reduzido à simbólica quantia de 1 dólar por ano. Nos documentos apresentados para o IPO, os diretores do Facebook também afirmaram que o estoque de ações do bilionário não deverá sofrer acréscimos daqui para frente pois já "é suficiente para alinhar seus interesses com o dos demais acionistas da companhia”.
Por uma diferença de apenas oito dias na data de nascimento, Mark Zuckerberg não é o jovem mais rico do mundo. Esse título pertence a seu amigo Dustin Moskovitz. Ligeiramente mais novo, ele é tradicionalmente conhecido como o “terceiro funcionário” da história do Facebook. Com iguais 27 anos, Moskovitz aparece no 314º lugar do ranking deste ano, com uma fortuna avaliada em 3,5 bilhões pela Forbes.

Sem comentários: