17 DE JANEIRO DE 2013 - 8H04
Crise: ONU alerta para grave recessão e aumento do desemprego
Em alerta divulgado nesta quarta-feira (16), a Organização das Nações Unidas (ONU) externou sua preocupação com o “grave risco de nova recessão”. De acordo com a ONU devem ser adotadas medidas de combate ao aumento do desemprego no mundo.
Baseada eminformações da pesquisa denominado 'Situação e Perspetivas da Economia Mundial 2013', o Órgão externou que as perspectivas são influenciadas pelos impactos da crise econômica internacional em vários países.
Em pronunciiamento à imprensa internacional, o diretor do estudo, Rob Vos, disse que o aprofundamento da crise na zona do euro - que é composta por 17 países -, a ampliação do abismo do Orçamento nos Estados Unidos e um recuo da economia chinesa poderão causar nova recessão global. Segundo ele, "cada um desses riscos poderá resultar em perdas produtivas globais entre 1% e 3 %".
A ONU estima um crescimento na zona do euro de 0,3 % em 2013 e de 1,4 % em 2014; nos Estados Unidos, de 1,7 % em 2013 e de 2,7 % em 2014; no Japão, de 0,6 % este ano e de 0,8 % no próximo; e na China, de 7,9 % em 2013 e de 8 % em 2014.
Medidas de austeridade
A ONU ainda criticou as políticas econômicas baseadas em medidas de austeridade fiscal. Para o Órgão tais medidas não são suficientes para recuperar a economia e conter a crise do emprego. “Apesar de os esforços terem sido significativos, especialmente na zona do euro, a combinação de austeridade no Orçamento e de políticas monetárias expansivas teve um êxito desigual”, destacou Vos.
De acordo com o estudo, a estratégia deve ser alterada na tentativa de adotar ações coordenadas com políticas de criação de emprego e de crescimento sustentável. “A economia mundial enfraqueceu consideravelmente em 2012. [A perspectiva é que se mantenha] deprimida nos próximos dois anos”, com a previsão de crescimento de 2,4 % para 2013 e de 3,2 % para 2014”, diz o relatório.
Com informações da Agência Brasil
Sem comentários:
Enviar um comentário