A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quarta-feira, janeiro 16, 2013

Serafim Lobato - OS RATOS ESTÃO A ABANDONAR O NAVIO...MAS ENTRETANTO EMPOCHAM


tabanca do ganturé



1 -  Os ratos estão a abandonar o barco?

Exactamente. É isso que está a acontecer com os apoiantes entusiasmados, alguns meses atrás…., do actual governo PSD/CDS, como o caso de Carlos Carreiras, um indefectível de Passos Coelho.


É sempre preciso mudar...a tempo


Depois de Nogueira Leite, que trocou os governos PS pelo apoio aos partidos do Bloco Central do poder de agora (PSD/CDS) e que foi o emplastro útil (para ele, que conseguiu tachos atrás de tachos) de Passos Coelho, na luta política, em 2010, contra Paulo Rangel, então o candidato oposicionista ao actual líder do PSD na ascensão à liderança daquele partido, ter abandonado a vice-presidência da Caixa Geral de Depósitos (um tacho de muito dinheiro!!!), e,  depois de Mota Amaral, ter anunciado que o executivo passista produziu "uma verdadeira catástrofe", aparece Marques Mendes, porta-voz oficial e diligente *padrinho* de Coelho, a afirmar temer a queda do governo, perante a gestão do recentemente anunciado relatório do FMI, já antes vários "caninos" autarcas sociais democratas, bajuladores de antanho, depois da derrota nas eleições regionais dos Açores, em Outubro passado, viraram as espingardas com o líder.

"Não podemos meter a cabeça na areia", gritava histérico esse rapaz político de carreira chamado Hermínio Loureiro, Presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, em declarações à imprensa. e acrescentava, de olhos fechados: "foi uma derrota de Passos, enquanto líder do PSD e enquanto líder do Governo".

2 – Mas, antes multiplicam-se no venha cá o meu?  

É verdade. Verdade, verdadinha. Aterradora verdade.

Pode mesmo dizer-se que se vão multiplicando na sacagem rápida de beneses e prebendas em nome dos serviços prestados ao sistema financeiro dominante, e aos seus grupos de pressão, organizados em torno de aventais, de terços e quejandos.

Claro que não é um exclusivo do actual governo, mas uma sintonia perfeita dentro do Bloco Central. 

E esse "arco" estende-se, concretamente do CDS ao PS, passando, no caso presente, essencialmente pelo PSD.

Geralmente, quando os partidos do Bloco Central ascendem ao poder, os que se assentam no governo, distribuem, em primeiro lugar, as sinecuras e as migalhas pelos apaniguados, e, depois – por vezes em simultâneo -, na embrulhada de aventais e passes de sacristia, pelos que pode dar uma mãozinha na ajuda de manter o "barco" capitalista a flutuar.

Comecemos pelo mais antigo.

Um rapaz que percorreu todas as "capelas" do poder.

Começou justamente em pleno Estado Novo. Chama Silva Lopes e, aos 77 anos, foi nomeado, em 2009, administrador da EDP renováveis, onde se mantêm, passando os 80 anos.

Abandonou, há uns anos, a Presidência do Conselho de Administração do Montepio Geral onde empochou, ao sair, pelo menos 500 mil euros.

Façamos um pequeno lembrete da sua "estória": Nos anos 60 e 70 do século passado, como funcionário superior do Estado Novo negociou a adesão de Portugal à EFTA, depois participou nas negociações de adesão à então CEE.

De 1975 a 1980, foi governador do Banco de Portugal.

Andou, como ministro e secretário de Estado, pelo Ministério das Finanças quer nos governos provisórios, quer constituicionais do pós 25 de Abril de 1074. Logo no I Governo provisório do maçon Palma Carlos foi secretário de Estado das Finanças.

Teve tempo e ousadia ainda para ser deputado entre 10985 e 1987. Ocupou cargos de topo no Montepio Geral entre 2004 e 2008.

Pela mão de António Mexia, presidente da EDP e ex-ministro das Obras Públicas de Santana Lopes, foi integrado na Administração da EDP Renováveis.

a união perfeita entre o capital e o seu governo. Estão todos juntos 

Um outro figurão, que vem das entranhas da Rua do Grémio Lusitano - e não só. Antes deste não só, andou por Macau, onde chegou  a ser Governador interino.

Foi secretário de Estado e Ministro, saltou por muitos tachos e assentou arraiais, com um balúrdio de ordenado, como Presidente do Conselho de Administração da EDP Energia.

Deixa o cargo - dizem os jornais para outra pérola do regime: Diogo Freitas do Amaral, um saltitão político e económico das maravilhas de penacho oco da nossa praça, onde se contam, também,  no *curricullum* os milhares e milhares de euros provenientes de pareceres.

Pois, Murteira ainda não saiu de "bordo" da EDP e já está indigitado para ser o Presidente da SAER, uma consultora especializada na chamada geopolítica, estratégia e competividade, e que conta também na sua propriedade a CPR - Consultora Portuguesa de Rating. (Curioso, a CPR faz o "rating" da EDP - é estranho, não é. Mais curioso, é que Murteira, que sucede a Ernâni Lopes, foi, tal como o ex-ministro das Finanças de Mário Soares, Presidente da PT. Tudo curiosidades, não é).

Viremos para as figuras e personalidades que giram em torno da Fundação Gulbenkian. Aparentemente, uma Fundação privada, na realidade uma instituição onde o Estado coloca milhões de euros e indica os seus administradores. Uma instituição que movimenta muitos milhões e milhões de euros. Apetitosa...em tudo.

Meses atrás, foi para Presidente do Conselho de Administração Da Gulbenkian, um reformado chamado Artur Santos Silva, mas que, na prática, é o homem-forte do BPI - um banco que meses atrás estava quase falido, agora já está em vento em pompa...depois de vender a dívida do Estado). Ele afirma que não recebe o dinheiro do cargo que representa, mas porque será que o banqueiro está na Gukbenkian? Para admirar quadros e colecções? Claro que não. Para superintender dinheiro....Está tudo dito.

Agora sabe-se que foram nomeados para administrador não executivos duas personalidades socialistas: António Guterres e Gomes Canotilho, este um universitário, que já foi do PCP.

Guterres que é alto funcionário da ONU, quer regressar a Portugal, depois de ser ter afundado com o governo que liderava. Foi um incompetente. Já não o é?

Tirando os casos de autêntico crime jurídico e de polícia, mas de uma impunidade infame, com os de Oliveira Costa (BPN), Dias Loureiro (BPN), Isaltino de Morais (Tagus Park, branqueamento de capitais e semelhantes), submarinos (envolvendo todos os ministros da Defesa, desde Rui Pena até Paulo Portas, pelo menos), o caso recente mais gritante de mordomias e traficâncias com cargos em proveito pessoal diz respeito ao antigo governante de Cavaco Silva de nome Eduardo Catroga.

Pois este homem de mão do capital financeiro-industrial (desde sempre ligado ao grupo CUF), que foi o braço direito de Passos Coelho nas negociações com o FMI/BCE/CE (apelidada de troika), vai juntar aos seus *magros* proventos um salário de 45 mil euros, quando assumir o cargo de Presidente do Conselho Geral e de Supervisão da EDP.

Sabe-se que este “lúmpen representante” do Capital já tem um pensão mensal de 9.600 euros, tirando os PPR Reforma, que juntou ao longo da sua passagem pelas diferentes gestões

Pois, este ex-ministro das Finanças de Cavaco Silva, seu conselheiro privado, tem a lata de afirmar que “quanto mais ganhar, maior é a receita do Estado com o pagamentos dos meus impostos, e isso tem um efeito retributivo para as políticas sociais”.

Catroga é um dos três antigos governantes de Cavaco Silva que irá sacar dinheiro em acumulação no mesmo Conselho da EDP: Braga de Macedo e Paulo Teixeira Pinto .

Mas para lá também vai Celeste Cardona, que foi ministra da Justiça de Durão Barroso, e até uns meses atrás pertenceu à administração da CGD. 

Mas as sinecuras vão também para Ilídio Pinho, que já foi patrão de Passos Coelhos, e *mecenas” de Mário Soares na sua Fundação, e também o general Rocha Vieira, apoiante de Cavaco Silva, e ex-governador de Macau.

Para compor o ramalhete: Manuel Quiró, cunhado de Celeste Cardona, irá ser o Presidente do Conselho de Administração da CP. Quiró é uma da eminência pardas do CDS/PP.

3- Eles reproduzem-se?

Sim, desde “jovencitos” com gorduras fenomenais.

Se pudéssemos consultar, com transparência, os quadros de pessoal das principais empresas portuguesas, principalmente aquelas que tiveram ou têm uma intervenção do Estado, com gestão do Bloco Central, encontraríamos aí os filhos dos “fidalgos” do actual regime, saído do 25 de Novembro de 1975.

É um jornal de um grande grupo económico quem o divulga. E Cito “O grupo Portugal Telecom (PT) dá hoje emprego a dezena de ex-políticos, autarcas e filhos de governantes. Os exemplos são inúmeros segundo apurou o Correio da Manhã. Assim o filho de Teixeira dos Santos (ex-ministro das Finanças de Sócrates)…é quadro da PT. Também a filha da ex-Presidente da Câmara de Sintra Edite Estrela, exerce funções no grupo PT, assim como o irmão de Pedro Santana Lopes.

E mais à frente: “São alguns dos nomes que se juntam aos já publicamente conhecidos: o filho do Presidente da República Jorge Sampaio, o filho do ex-primeiro ministro António Guterres e o filho de Marcelo Rebelo de Sousa também têm emprego na PT”.

De uma outra publicação, de alguns anos atrás,  retiramos que “o filho de Miguel Horta e Costa, então recém-licenciado, entrou para lá (GALP – então com participação estatal maioritária) com 28 anos a receber, desde logo, 6600 euros mensais”.

4 - A terminar, uma lista de promissores boys adjuntos e 

assessores, cujos salários, no geral, são superiores às pensões de 

carreiras dos oficiais superiores e  até generais das Forças 

Armadas, bem como dos antigos directores-gerais dos 

Ministérios, sujeitos à ascensão, por antiguidade e mérito.



Os olhares atentos dos jovens boys


MINISTÉRIO DA DEFESA NACIONAL (2)Cargo: Assessora
Nome: Ana Miguel Marques Neves dos Santos
Idade: 29 anos
Vencimento Mensal Bruto: 4.069,33 €
Cargo: Adjunto
Nome: João Miguel Saraiva Annes
Idade:28 anos
Vencimento Mensal Bruto: 5.183,63 €
MINISTÉRIO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS (1)
Cargo: Adjunto
Nome: Filipe Fernandes
Idade: 28 anos
Vencimento Mensal Bruto: 4.633,82 €
MINISTÉRIO DAS FINANÇAS (4)
Cargo: Adjunto
Nome: Carlos Correia de Oliveira Vaz de Almeida
Idade: 26 anos
Vencimento Mensal Bruto: 4.069,33 €
Cargo: Assessor
Nome: Bruno Miguel Ribeiro Escada
Idade: 29 anos
Vencimento Mensal Bruto: 4.854 €
Cargo: Assessor
Nome: Filipe Gil França Abreu
Idade: 28 anos
Vencimento Mensal Bruto: 4.854 €
Cargo: Adjunto
Nome: Nelson Rodrigo Rocha Gomes
Idade: 29 anos
Vencimento Mensal Bruto: 5.069,33 €
MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA (2)
Cargo: Assessor
Nome: Jorge Afonso Moutinho Garcez Nogueira
Idade: 29 anos
Vencimento Mensal Bruto: 5.069,33 €
Cargo: Assessor
Nome: André Manuel Santos Rodrigues Barbosa
Idade: 28 anos
Vencimento Mensal Bruto: 4.364,50 €
MINISTRO ADJUNTO E DOS ASSUNTOS PARLAMENTARES (5)
Cargo: Especialista
Nome: Diogo Rolo Mendonça Noivo
Idade: 28 anos
Vencimento Mensal Bruto: 5.069,33 €
Cargo: Adjunto
Nome: Ademar Vala Marques
Idade: 29 anos
Vencimento Mensal Bruto: 5.069,33 €
Cargo: Especialista
Nome: Tatiana Filipa Abreu Lopes Canas da Silva Canas
Idade: 28 anos
Vencimento Mensal Bruto: 5.069,33 €
Cargo: Especialista
Nome: Rita Ferreira Roquete Teles Branco Chaves
Idade: 27 anos
Vencimento Mensal Bruto: 5.069,33 €
Cargo: Especialista
Nome: André Tiago Pardal da Silva
Idade: 29 anos
Vencimento Mensal Bruto: 5.069,33 €
MINISTÉRIO DA ECONOMIA (8)
Cargo: Adjunta
Nome: Cláudia de Moura Alves Saavedra Pinto
Idade: 28 anos
Vencimento Mensal Bruto: 5.069,34 €
Cargo: Especialista/Assessor
Nome: Tiago Lebres Moutinho
Idade: 28 anos
Vencimento Mensal Bruto: 5.069,34 €
Cargo: Especialista/Assessor
Nome: João Miguel Cristóvão Baptista
Idade: 28 anos
Vencimento Mensal Bruto: 5.069,34 €
Cargo: Especialista/Assessor
Nome: Tiago José de Oliveira Bolhão Páscoa
Idade: 27 anos
Vencimento Mensal Bruto: 5.069,34 €
Cargo: Especialista/Assessor
Nome: André Filipe Abreu Regateiro
Idade: 29 anos
Vencimento Mensal Bruto: 5.069,34 €
Cargo: Especialista/Assessor
Nome: Ana da Conceição Gracias Duarte
Idade: 25 anos (deve ser mesmo boa!?!?)
Vencimento Mensal Bruto: 5.069,34 €
Cargo: Especialista/Assessor
Nome: David Emanuel de Carvalho Figueiredo Martins
Idade: 28 anos
Vencimento Mensal Bruto: 5.069,34 €
Cargo: Especialista/Assessor
Nome: João Miguel Folgado Verol Marques
Idade: 24 anos (deve ser mesmo bom)
Vencimento Mensal Bruto: 5.069,34 €
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA (3)
Cargo: Especialista/Assessor
Nome: Joana Maria Enes da Silva Malheiro Novo
Idade: 25 anos (superboa!!)
Vencimento Mensal Bruto: 5.069,33 €
Cargo: Especialista/Assessor
Nome: Antero Silva
Idade: 27 anos
Vencimento Mensal Bruto: 5.069,33 €
Cargo: Especialista
Nome: Tiago de Melo Sousa Martins Cartaxo
Idade: 28 anos
Vencimento Mensal Bruto: 3.069,33 €
MINISTÉRIO DA SAÚDE (1)
Cargo: Adjunto
Nome: Tiago Menezes Moutinho Macieirinha
Idade: 29 anos
Vencimento Mensal Bruto: 5.069,37 €
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DA CIÊNCIA (2)
Cargo: Assessoria Técnica
Nome: Ana Isabel Barreira de Figueiredo
Idade: 29 anos
Vencimento Mensal Bruto: 4.198,80 €
Cargo: Assessor
Nome: Ricardo Morgado
Idade: 24 anos (deve ser mesmo dotado)
Vencimento Mensal Bruto: 4.505,46 €
SECRETÁRIO DE ESTADO DA CULTURA (1)
Cargo: Colaboradora/Especialista
Nome: Filipa Martins
Idade: 28 anos
Vencimento Mensal Bruto: 2.950,00 €

Eis o retrato do que é a refundação do Estado, segundo Passos Coelho: a fascização progressiva do aparelho de Estado, o empobrecimento das classes laboriosas e a ladroagem desgarrada em tudo o que pode ser roubado e distribuído pelos seus apaniguados. 

Sem comentários: