A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

terça-feira, março 24, 2009

colonialismo sionista


.
Ícone do canal

brandaogoncalves


Vídeo que mostra um pouco como os sionistas são. Um género de reportagem que raramente é visto nas televisões ocidentais. E compreende-se porquê. Se o fosse os governos e a comunicação social ocidental
.
.

domingo, março 22, 2009

Emir Sader: A crise e os trabalhadores





21 DE MARÇO DE 2009 - 12h56

Emir Sader: A crise e os trabalhadores


Os trabalhadores foram e continuam sendo as vítimas privilegiadas das políticas neoliberais. A instauração do neoliberalismo se fez montado numa imensa virada na correlação de forças entre as classes fundamentais, com um aumento exponencial na apropriação do excedente pelo grande capital às custas dos trabalhadores.

por Emir Sader



As formas foram múltiplas, pela combinação entre precarização das relações de trabalho, que levou a que a maioria dos trabalhadores não tenha contrato de trabalho; o desemprego aberto e velado; a extensão das jornadas de trabalho; a intensificação das condições de trabalho; a fragmentação da classe trabalhadora e as conseqüentes dificuldades de organização que produz, entre outras.


Como resultado, se enfraqueceu o sindicalismo, assim como a identidade com o mundo do trabalho, ao mesmo tempo que a mídia contribuía decisivamente invisibilizando os temas do mundo do trabalho. As teorias do “fim do emprego” na realidade se referem às tentativas de extinção do emprego formal, porque nunca tantos viveram do seu trabalho como no mundo atual, porém ao fazê-lo sob condições heterogêneas, trabalhando em varias atividades ao mesmo tempo ou mudando de atividades de um mês para outro, terminam dificultando a organização, enfraquecendo a cultura do trabalho e a assunção da identidade de trabalhador, assim como das profissões, que mudam de um tempo a outro.


As políticas neoliberais produziram também um grande processo de proletarização de amplos setores das classes médias, empobrecidas pela perda do emprego formal e pela concentração de renda das políticas implementadas pelos governos. O mundo do trabalho nunca congregou a tanta gente, embora as condições do trabalho concreto nunca foram tão diversificadas. O que não impede que todos sejam superexplorados e fonte fundamental da gigantesca acumulação de capital que produzem as grandes fortunas exibidas obscenamente pela mídia.


Políticas minimamente anti-neoliberais de alguns governos – concentrados na América Latina – permitiram a retomada de certo nível de empregos formais, mesmo se com baixa qualificação, voltando a dar certa força de negociação aos sindicatos e protagonismo às centrais sindicais. Políticas redistributivas mediante programas sociais, elevação real dos salários, promoveram a extensão e o fortalecimento do mercado interno de consumo popular, ao mesmo tempo que, em alguns casos, o movimento sindical voltou a obter certos espaços de protagonismo público, mesmo se quase sempre sabotado pela mídia.


A crise fez voltar a recair sobre os trabalhadores o peso da recessão provocada pela especulação financeira, de que se valem as empresas para, como primeira medida, dispensar trabalhadores. Nos anos de crescimento que antecederam a crise, se multiplicaram os lucros; no momento da recessão, as empresas nem sequer queimam uma parte dos lucros acumulados, dispensando imediatamente a milhares de trabalhadores, como se o direito ao emprego não fosse um direito essencial para a imensa maioria da população, que vive do seu trabalho.


Os governos e as forças políticas neste momento se diferenciam se jogam todos seus esforços para diminuir os efeitos da recessão e garantir ritmos de continuidade no crescimento econômico, ao lado da garantia do emprego, e as que apostam na catástrofe econômica, acreditando que, com isso, se enfraquecem governos que colocam ênfase nas políticas sociais. Os trabalhadores e suas organizações tem que se alinhar em torno dessa polarização, lutando para que as medidas dos governos para alimentar o nível de crescimento econômico sejam todas indissociavelmente ligadas à garantia do emprego – direito essencial, se queremos construir uma democracia social.

.
in Vermelho 2009.03.21
.
.

sábado, março 21, 2009

Destaques | Deutsche Welle

DW-WORLD.DE

Recomende-nos
Fale conosco

Newsletter | 21.03.2009, 21:00 UTC

Destaques | Deutsche Welle

DW-WORLD.DE: Sua janela para a Europa





Todos os temas

Racismo na Alemanha ainda preocupa Estado e sociedade civil
Alemanha lembra as vítimas da chacina de Winnenden
Histórias em quadrinhos ainda vivem de referências europeias
Brühl: um palácio no meio do caminho
Cotação real-euro e outros indicadores econômicos
1963: Fechamento da prisão de Alcatraz
Desemprego na Alemanha não deverá ultrapassar marca de 4 milhões

Racismo na Alemanha ainda preocupa Estado e sociedade civil

O cotidiano dos alemães não é marcado por xenofobia e racismo, mas incidentes e opiniões extremistas são suficientemente recorrentes para políticos e cidadãos se sentirem na obrigação de agir.
[mais]

Boicotes podem esvaziar conferência da ONU contra o racismo

Violência juvenil diminui na Alemanha, xenofobia preocupa

Conselho de Direitos Humanos da ONU analisa situação na Alemanha


Merkel alerta para perigo de racismo e anti-semitismo no país


Xenofobia é mais difundida na Alemanha do que se pensa

^^^

Alemanha lembra as vítimas da chacina de Winnenden

Cerimônia em Winnenden lembra massacre ocorrido na cidade. Familiares das vítimas pedem ação do governo, a fim de reduzir a violência entre jovens.
[mais]

^^^

Histórias em quadrinhos ainda vivem de referências europeias

Desde a origem das histórias em quadrinhos, na Alemanha e na Suíça, a Europa é referência no gênero. "Juca e Chico", "As Aventuras de Tintim" e "Asterix" são algumas das histórias criadas nesse continente.
[mais]

^^^

Brühl: um palácio no meio do caminho

Junto com Augustusburg, o palácio de Falkenlust integra a lista do patrimônio cultural da Unesco desde 1984. Moradores de Brühl são orgulhosos das duas relíquias arquitetônicas.
[mais]

^^^

Cotação real-euro e outros indicadores econômicos

Veja aqui a relação de câmbio entre o euro e o real, além dos principais dados econômicos da Alemanha: índice da Bolsa de Valores de Frankfurt, juros, crescimento do PIB, inflação e desemprego.
[mais]

^^^

1963: Fechamento da prisão de Alcatraz

A ilha mais temida na baía de São Francisco foi, por muito tempo, a ilha-prisão de Alcatraz. O presídio de segurança máxima construído em 1934 foi fechado em 21 de março de 1963.
[mais]

^^^

Notícias


Desemprego na Alemanha não deverá ultrapassar marca de 4 milhões

^^^

Todas as notícias da rubrica Notícias


.

.