A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

sábado, julho 08, 2006


1974 - Campanhas de Alfabetização

* Victor Nogueira

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra!!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler! (1974.11.17)

1 comentário:

Maria Silvestre disse...

Gostava de poder multiplicar o tempo.
Na minha casa da aldeia guardo um razoável conjunto de documentos de alfabetização que a minha mãe reuniu ao longo de anos, pois participou em todas as campanhas que por lá se fizeram.
Desde os textos orientadores, aos por ela produzidos para aquelas pessoas em particular, aos cadernos que guardou dos alunos, acho tudo uma relíquia. Foi um trabalho muito sério para as pessoas envolvidas. Sem falar na entrega da minha mãe, nos cadernos dos alunos vê-se o brotar de uma riqueza individual que doutro modo ficaria esquecida e limitada ao contar de histórias a filhos e netos.