A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

segunda-feira, julho 24, 2006


Um mundo de Contrastes
* Victor Nogueira

«Se tem mais de um milhão de euros em activos financeiros (acções, obrigações, fundos e depósitos bancários), então faz parte dos onze mil milionários portugueses», informa o Expresso de 22 de Julho.

Até nisto estamos atrasados, pois este valor corresponde apenas a 0,1 % da população portuguesa, apesar de em 2005 terem entrado mais 200 portugueses ou portuguesas para o clube dos ricos. Com efeito, a Espanha tem 148 mil milionários (0,3 % da população), o Reino Unido 448 mil (0,8 % da população) e a Alemanha 767 mil (0,9 %). Uma ninharia face aos EUA, onde existem 2,7 milhões de milionários, mesmo assim quase nada face aos 2,2 milhões de portugueses que vivem com a pensão mínima ou os 500 mil desempregados, que não param de crescer em Portugal. Sabe-se quem são os dez mais ricos de Portugal, entre os quais figura Belmiro de Azevedo, sucessivamente um dos 750 mais ricos do Mundo, segundo a revista Forbes. Mas o Expresso não publica os seus nomes.

Nem o Correio da Manhã, mais preocupado com os ordenados, custos e reformas «milionárias» pagas aos funcionários públicos.

Apesar da «crise mundial», ou por isso mesmo, em 2005 no mundo inteiro os milionários tiveram um crescimento de 10 %, isto é, foram acrescidos de 86 mil efectivos.


VN

.

continua em O significado do Trabalho - Uma perspectiva Marxista - Harry Magdoff

.

.

Sem comentários: