A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

terça-feira, dezembro 04, 2012

2,5 milhões de portugueses em risco de pobreza ou exclusão social



Exame Expresso

Em 2011, 119,6 milhões de pessoas na UE, ou seja, 24,2% dos europeus, estavam ameaçadas de pobreza ou exclusão social, revelou hoje a Eurostat. Dessas, 2,5 milhões são portugueses.

Maria Luiza Rolim (www.expresso.pt)
19:15 Terça feira, 4 de dezembro de 2012


Ler mais: http://expresso.sapo.pt/25-milhoes-de-portugueses-em-risco-de-pobreza-ou-exclusao-social=f771202#ixzz2E7lS85sR


Numa lista encabeçada pela Bulgária, com 49%, Portugal (24,4%) é o décimo país com piores taxas de risco de pobreza e de exclusão social da UE. Embora a qualidade de vida da população portuguesa continue a deteriorar-se, ainda assim, está melhor comparativamente ao ano passado (25.3%) e a 2009 (26%), segundo dados divulgados pelo Eurostat, o gabinete de estatísticas da União Europeia.
A julgar pelas estatísticas, Portugal está numa situação mais ou menos equivalente à da média dos 27 países da UE (24,2%), e um pouco menos dramática do que Espanha, que ocupa a 9ª posição, com 27% dos espanhóis em risco de pobreza ou exclusão social. E também da Grécia, que se situa como o quinto país com as piores taxas da UE, posição que divide com a Hungria.
No conjunto dos 27, a proporção de pessoas em risco de pobreza  ou exclusão passou de 23,4% em 2010 para 24% em 2011, o que representa uma subida de 0,6, muito mais do que a registada, por exemplo, em Espanha.
De acordo com os dados divulgados segunda-feira pela Eurostat, estão em risco de pobreza as pessoas cujo rendimento são inferiores a 60% da média nacional; que padecem de "grave privação material", de modo que os seus recursos não permitem pagar o aluguer de uma casa ou adquirir certos bens básicos; ou que utilizaram menos de 20% do seu "potencial de trabalho" no último ano.
No total, 119,6 milhões de cidadãos europeus estavam numa dessas situações no ano passado. Desses, cerca de 2,5 milhões eram portugueses.
No ítem relativo a pessoas em risco de pobreza, após as transferências sociais, Portugal chega aos 18%, estando perto dos países do leste. A média nos 27 estados-membros é de 16,9%.

Clique na imagem para ver o PDF


Ler mais: http://expresso.sapo.pt/25-milhoes-de-portugueses-em-risco-de-pobreza-ou-exclusao-social=f771202#ixzz2E7l3HNVh

Sem comentários: