A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

segunda-feira, março 04, 2013

Roberto Cunha - "Espelho de enganos, teatro de verdades" da pós-modernidade

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4 de Março de 2013 - 13h45


A pós-modernidade e o neoliberalismo elaboraram um receita velhacamente eficaz e
algumas idiotices brilhantemente sublimes.

Por Roberto Cunha*


Os “contra poderes”: agricultura familiar - canonização do camponês; movimentos “sociais”; políticas públicas focadas; lutas das minorias; multiculturalismo; gêneros; trabalhadores e trabalhadoras no lugar da classe operária; credo na benevolência humana; paz e esperança que “um novo mundo é possível”; “o agronegócio é deletério a saúde humana”; “o capital financeiro é coisa de imperialismo”, “ o capitalismo não é um salto civilizacional” e que os únicos e eficazes remédios são “consciência ambiental”, a “sustentabilidade” e destruição de tudo que foi feito até aqui. E a maioria das esquerdas do século 21 se apoderou com unhas e dentes de tal receituário infalível.

Não falo aqui no sentido filistino.

Sentimentalismos e tapeações nús. Sublevações impotentes e ineficazes. Isso nada
mais é que uma contribuição para o melhoramento refinado das contradições de classe,
a teatralização dos conflitos e movimentos sociais, maior largueza dos lucros dos
capitalistas e a exploração requintada da mais-valia dos trabalhadores. E garantem às
gerações futuras, novas e inéditas formas de misérias e higienização social via terabyte.
A adesão a esse formulário representa zona sideral da total abnegação pelo fim da
luta de classe. Está claro que se trata de um sintoma esquizóide maligno. Adotar esses
modelos equivocados, irrealistas, significa elevar a loucura da miséria, da pauperização
das dignidades do povo à "encarnação do realismo". É um nirvana mortalmente
paradoxal.

Só me resta concordar com o colosso Padre Antônio Vieira: “... destas faço aqui praça
e lhas descubro todas, mostrando seus enganos como em espelhos e minhas verdades
como em teatro, para fazer de tudo um mostrador certíssimo das horas, momentos e
pontos em que a gazua destes piratas faz seu ofício. Não ensina ladrões o meu discurso,
ainda que se intitula Arte de Furtar, ensina só a conhecê-los, para os evitar..."

*****

A delinquência chamada pós-modernidade tem tratado e estimulado inúmeras formas
de ativismo insípido e fragmentado com o único e obstinado objetivo de exterminar o
sujeito histórico classe operária. Existe uma onda pecuniária para estandartizar a classe
operária como um peça do Louvre. (Quem quiser saber mais uma dica: Quem pagou
a conta? A CIA na guerra fria da cultura – de Frances Stonor Saunders, editora
Record).

A maioria das esquerdas do século XXI, com a pós-modernidade até a medula, tem
suas leituras do real baseadas na metafísica dos “contra-poderes”. Perdem a noção de
conjunto, partindo do específico para o todo. Vilipendiam o processo histórico e são
antagonicamente diametral às categorias chaves do marxismo: formação social x modo
de produção; forças produtivas x relações de trabalho; base econômica x superestrutura.
As ideias de classes não são mais as ideias das classes dominantes? Defendem um
anacronismo brilhantemente estúpido da aristocracia trabalhadora. Andam sem
dimensionar profundidades e abrem mão do trabalhador puro, ou seja, aquele explorado
pela mais-valia absoluta e relativa e dão margem a “biologização cultural” despertando
os new adeptos do 3° Reich. Como lidar com essa “biologização” do trabalhador? Os
capitalistas não entendem mais que o trabalhador é só um apêndice de uma máquina?

Ou não é preciso mais se preocupar com isso? Estão satisfeitos com os programas
de "responsabilidade social", "reinserção ao mercado de trabalho", “programa de
divisão de lucros” "ética no trabalho” “recuperação de drogados”, “confraternizações
de piso”, “prêmios de produtividade” , elaborados pelos departamentos de Capital
Humano das multinacionais?

E os piquetes?

Nada contra as diversas formas de manifestações universais que serve de mobilização
e somente só. Qual a verdadeira função de uma conferência temática, um FSM, ou
um ocuppy the Wall Street? Quem participa desses movimentos acredita cabalmente
que poderá, só com boa vontade e fé, acabar com a centralização de capital? Superar
a ordem estabelecida ou destruir o que até aqui foi construído? Isso curará doença
sem minar os alicerces do sistema? Ou basta acreditar nas diretrizes para os relatórios
de sustentabilidade da ONU e nos vários projetos sociais executados por milhares de
ONG's que seduzem jovens “voluntários” para salvar o mundo?

Acredito articamente no que 160 anos atrás, dizia Marx: os mortos se apoderam
dos vivos. Vale lembrar o que Ulisses fez para não cair no suave e atraente recital
das sereias: amarrando-se no mastro principal de seu barco e colocando cera nos
ouvidos de seus marujos. Temos que combater fielmente a “negação a estratégicas” e o
endeusamento das flexões táticas, pois essas ultimas se tomaram um deus ex machina.

*****

O dinamismo do desenvolvimento das forças produtivas dentro do capitalismo, superam
as suas próprias contradições. Exemplo: as suntuosas indústrias da reciclagem em varias
matizes.

Por outro lado, a “Las Vegas” de ideias revolucionárias dos “revolucionários”,
embebidos no cálice da pós-modernidade, exorcizam o “demônio” do agronegócio em
detrimento da agricultura familiar. Os partidários do conhecimento pós-moderno sofrem
de uma grande amnésia. Apresentam coisas que em si mesmo, não representam nada.
Colocam uma pá de cal no desenvolvimento histórico e são veementes hostis a realidade
concreta. Quando usam o empirismo abstrato da agricultura familiar, lembro-me de
Spinoza: "a morte era dada por aparências, pelas descrições meramente formais, as
estatísticas alinhadas pelo simples prazer de manipular números, as classificações com
as quais se pretendem aprisionar toda realidade”.

Projetos de ornamentos de garrafa PET e biscuit, tudo em nome da “consciência
ambiental”, fazem parte do novo breviário do desenvolvimento econômico. Será que
no futuro veremos carros feitos de garrafas PET nos morros do Rio de Janeiro, motores
e eletrodomésticos feitos com a reciclagem do CO2, roupas feitas dos bagaços das
laranjas orgânicas, tudo isso sob um ar puro e sereno das árvores que a Gisele Bündchen
planta? Será que temos um futuro brilhante pela frente com as indústrias do politica e
ambientalmente correto?

Lembro-me de Charles Dickens em Oliver Twist

“... senhores do júri, não há dúvida de que a garganta desse homem foi cortada, mas a
culpa não é minha, a culpa é da faca. Devemos nós, por esse inconveniente temporário,
abolir o uso da faca? Se os senhores abolirem a faca, estarão lançando-nos de volta nas
profundezas do barbarismo”.

E se abolimos os agronegócios e voltaremos ao tempo do arado de madeira? Isso
será o futuro? (Recomendo a leitura do texto de José Sidinei Gonçalves in http://
www.iea.sp.gov.br/out/publicacoes/pdf/tec1-0405.pdf  ).

No Brasil, esse mimetismo pós-moderno, confundem os menos atentos marxistas que
vociferam que a panacéia da humanidade é o “desenvolvimento sustentável”. Isso
é o fim em si mesmo. Apenas um automatismo de linguagem revolucionária. Uma
verdadeira orquestração da harmonia do atraso.

Enquanto não pensarmos grande, ficando apenas na pequena produção santificada, ou
seja, na reprodução simples do capital, M-D-M, da idade da pedra, seremos eternos
vassalos. Divagações e adjetivações fundadas no abstrato têm além da conta. "A
produção não se mede, de maneira alguma, pelo comprimento, volume ou peso do
produto, mas pela utilidade que lhe foi dada". (Jean Baptiste Say)

Depois da década de 1950, no Brasil urge a reprodução ampliada de capital. Tudo isso
tem uma única forma: capital financeiro. Isso está disponível desde 1885 no segundo
livro do O Capital. A Lógica é D-M-D. O capital financeiro nacional é a grande força
motriz para quebrar o cinto de castidade do desenvolvimento e a garantia intransigente
da soberania nacional. Mas a ideia de capital financeiro brasileiro está pejorativamente
vinculada ao imperialismo. “Tudo está organizado para que nada aconteça”.

*****

O diletantismo de inclinações revolucionárias e a teoria sem práxis são forma de
“masturbação escolástica”, inférteis e sem consequências. A pós-modernidade
mantém um sublime show de propaganda hiperbólica onde mimeticamente
tudo é universalmente aceito e não precisa comprovação. Vincent Van Gogh
salientava "quando um cego grita pra outro cego, os dois tropeçam na mesma pedra”.

A pós-modernidade com seus maneirismos, suas revoltantes atrocidades, seus yahoos
impotentes, suas falseabilidades institucionalizadas formam uma colcha de retalhos de
ideias reeditadas e judiadas. Por onde passa, deixa esqueletos dentro dos armários.

O novo é aquilo que ainda não foi feito. O desconhecido, o destemido, o medo dos
fracos, a coragem dos bravos. Novas ideias são aquelas que chocam, que interpretam
os esforços do passado sendo o único acesso para os “futuros esforços”. Milton Santos
dizia que “não há esforço crítico sem risco”. Sem medo do pelourinho da historia e do
isolamento político, é preciso buscar a verdade científica, a essência e não o sucesso
efêmero da aparência. Como disse Hegel na Filosofia do Direito “a coruja de Minerva
só abre as asas ao cair da noite”.

*****

Será que as lições históricas nunca serviram para clarificação da verdade ou iremos
viver eternamente em "teatro de verdades"?

Roberto César Cunha é geógrafo
 
 

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