A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

sábado, setembro 29, 2012

Cavaco admite ter preenchido ficha na PIDE mas não se lembra


TSF

Cavaco admite ter preenchido ficha na PIDE mas não se lembra

Publicado a 14 DEZ 10 às 12:13


Depois de Alegre o ter associado ao salazarismo por Cavaco Silva ter preenchido uma ficha na PIDE para aceder a documentos da NATO, o candidato diz que, se o fez, foi por razões académicas.



Depois de ter formalizado a sua candidatura às eleições de 23 de Janeiro, Cavaco Silva foi questionado sobre as críticas e acusações que Manuel Alegre lhe tem feito, mas preferiu não responder, frisando apenas que promete não atacar, nem insultar ninguém durante a campanha.
Cavaco diz que não se lembra de ter preenchido nenhuma ficha na PIDE para poder consultar documentos da NATO, mas admite que é possível que isso tenha acontecido porque, lembrou, tinha na altura um director que era membro do Conselho Científico da NATO.
«Às vezes as pessoas em estado de desespero não olham a meios. Não me recordo, mas se o fiz foi com certeza no quadro do trabalho que estava a fazer na Fundação Calouste Gulbenkian», referiu.
Já quanto a outras revelações, como a dos telegramas diplomáticos divulgados pelo Wikileaks, que o acusavam de «sérias vinganças políticas pelo simples facto de não ter sido convidado por George W. Bush para a Sala Oval da Casa Branca», Cavaco afirmou ser o político português que mais vezes esteve na Casa Branca.
Quanto ao resto, o Presidente candidato só acha estranho que os EUA tenham um sistema de segurança tão frágil que permita que tanta informação "vá parar às mãos" da Wikileaks


Cavaco Silva

Veja a ficha que Cavaco preencheu na PIDE

Tinha 28 anos, não tinha actividade política e estava afastado da segunda mulher do sogro

Por: tvi24 / Rita Ferreira  |  14- 12- 2010  20: 19



A ficha da PIDE que está nos arquivos da Torre do Tombo revela um Cavaco Silva integrado no regime, sem actividade política e afastado da segunda mulher do sogro. Tudo aconteceu em 1967, tinha o Presidente da República 28 anos.

A ficha divulgada pela revista «Sábado» e preenchida pela mão do actual presidente da república, serve para confirmar a idoneidade de Cavaco Silva. Quando instado a declarar a sua posição e actividades políticas, o jovem Aníbal escreve que está integrado no actual regime político e que não exerce qualquer actividade política.

Veja aqui a ficha de Cavaco Silva na Pide

Mais à frente Cavaco Silva dá o nome de três e não apenas das duas pessoas que eram requisitadas para o abonarem moral e politicamente. O presidente da junta de Santo Condestável, o capitão António Ferreira da Costa e um fiscal da Carris.

Cavaco Silva assina a ficha da PIDE e no capítulo das observações escreve sobre a situação marital do sogro. Diz o jovem Cavaco que o sogro é casado em segundas núpcias com Maria Mendes Vieira, com quem reside e com quem o declarante, o próprio cavaco silva, não priva.

Este documento está actualmente na torre do tombo e faz parte dos arquivos da polícia internacional e de defesa do estado.


Sem comentários: