A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

sábado, setembro 29, 2012

CGTP e movimentos cívicos querem uma multidão no Terreiro do Paço




Manifestação “Todos a Lisboa”

28.09.2012 - 22:52 Por Rita Brandão Guerra, Fabíola Maciel
    Concentração da CGTP será reforçada por movimentos cívicos
  •  
  • Concentração da CGTP será reforçada por movimentos cívicos (Nuno Ferreira Santos)
      



A manifestação “Todos a Lisboa contra o roubo dos salários, pensões e reformas”, convocada pela CGTP para este sábado às 15h, no Terreiro do Paço, promete contar com a participação massiva de diversos movimentos cívicos.


Unidos contra as políticas do Governo e da troika, estarão ao lado da maior central sindical do país activistas da manifestação do passado dia 15 de Setembro, do Movimento 12 de Março (M12M), do Movimento sem Emprego (MSE) ou do movimento “Acordai”. 


Ao PÚBLICO, o secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, reconhece como positiva a participação de diversas plataformas. “Valorizamos uma grande unidade na acção e fazemos um apelo à participação de todos. Esta manifestação procura dar espaço a todos os que estão contra as políticas de direita e da troika e que exigem um novo rumo para o país. Todos são bem-vindos e serão recebidos de braços abertos”, diz.



Desta vez, a CGTP assume a bandeira de querer ultrapassar aquilo que é o seu universo típico. Ainda que de olhos postos na administração pública e nos grandes sectores de actividade, como são por exemplo os transportes e a indústria, mas também nos reformados e pensionistas, os mais de 10 mil delegados sindicais envolvidos na manifestação, assim como dois a três mil dirigentes da CGTP, não descuram o que já não podem controlar. 



E se continuaram a privilegiar o contacto directo com os trabalhadores nos seus postos de trabalho e se desdobraram na realização de plenários e sessões de esclarecimento nas duas últimas semanas, sabem que a associação dos jovens promotores de iniciativas no Facebook e na rua é uma mais-valia. “Há uma aposta muito grande na população em geral. Não se controla o Facebook. O que verificámos em relação às redes sociais é que houve uma difusão massiva que não acontecia antes em relação às nossas manifestações. A consulta ao site da CGTP passou para 300 a 400 mil visitas numa semana”, explica Armando Farias, membro da Comissão Executiva da CGTP. 



Também João Labrincha, membro do M12M, considera que “vai estar muita gente”. “Tenho recebido mensagens de pessoas fora de Lisboa que estão a ponderar apanhar os autocarros da CGTP. Pessoas que normalmente não viriam, que não vieram ao 15 de Setembro e que vêm agora”, diz. 



Já João Camargo, um dos promotores da manifestação “Que se Lixe a Troika, queremos as nossas vidas de volta”, partilha as reivindicações da central sindical, mas assume que os protestos continuam a estar direccionados para a troika. O movimento considera que “o povo já deu unanimemente uma moção de censura ao Governo”. 



Ana Rajado, porta-voz do Movimento Sem Emprego (MSE), explica que a plataforma assegura propaganda própria e distribuirá cerca de dez mil panfletos com as exigências do movimento. “Lutamos pela redução do horário de trabalho sem redução salarial e queremos o retorno de todos os direitos, dos subsídios cortados injustamente”, afirma. 



Apesar de estar alheio às reivindicações da CGTP, o movimento “Acordai” aposta em pôr o máximo número de pessoas a entoar a música de Fernando Lopes-Graça e José Gomes Ferreira. Para isso, serão distribuídos panfletos com o poema, que será entoado às 15 horas, no Terreiro do Paço, e às 19h45, nas arcadas do Teatro D. Maria II.



Durante esta semana, Arménio Carlos assumiu esperar que a manifestação deste 29 de Setembro fosse “uma das maiores de sempre”, “uma imensa multidão” contra o Governo e contra a troika . Mas nos bastidores da central sindical não se fazem prognósticos. Esperam que seja maior do que a de 15 de Setembro? “Não sabemos”. Mas gostavam? “Com certeza, mas não se deve fazer esse tipo de comparações. A Taxa Social Única (TSU) foi um clique, mas há um processo de consciencialização anterior. Para nós, o importante é a participação das pessoas e ganhar consciências”, explica Farias.



O apelo a uma participação massiva, feito por parte de vários movimentos cívicos, nomeadamente os promotores do protesto de 15 de Setembro, é uma vantagem para extrapolar a massa dos manifestantes da CGTP. Mas também aumenta a possibilidade de imprevistos. Se a CGTP tem estudado ao pormenor o mapa da praça e as organizações de todo o país sabem onde se deverão posicionar no recinto, não haverá, no entanto, lugar destacado previamente pela central sindical para estes manifestantes, assim como para quem espontaneamente se associar.Referindo uma boa colaboração entre a organização da manifestação e a polícia, a CGTP avança que desconhece os planos definidos pelas forças de segurança para o Terreiro do Paço. Mas a própria central sindical tem dezenas de activistas destacados para fazer a segurança dos participantes, instruídos para prevenirem “situações estranhas que possam desestabilizar”.



“Aumenta o nível de descontentamento, de indignação e de revolta das pessoas. Há um ano o Governo assumiu que a resolução dos problemas do país passava pela aplicação do memorando da troika. Os trabalhadores do sector público e privado perderam mais de dez por cento do poder de compra. A austeridade em cima de austeridade gera o empobrecimento do país. Este é o momento certo para responder contra a TSU e contra muitas outras medidas. Vamos ter uma grande manifestação”, diz ao PÚBLICO Arménio Carlos. 



Está previsto que o secretário-geral discurse pelas 16h, estando agendados concertos de Janita Salomé e de os “Homens da Luta”. A CGTP prepara-se para desmobilizar a partir das 17h.


 Comentários

1 a 10 de 21



  1. Jose Rosado , Barreiro. 29.09.2012 13:20

    Por aqui se vê os "independentes"

    A "independencia" do 15 de Setembro caíu por terra. Como já era nítido, estas manifs têm apenas um organizador - o PCP! Alguns portugueses esqueceram-se (ou nem sequer ainda eram nascidos) do que se passou entre 1974 e 1978. A estratégia do PC, é aproveitar as ocasiões de descontentamento da pessoas, para abandalhar o sistema e provocar o seu colapso. Só assim pode aparecer como "salvador". E faz tudo isto de uma forma camuflada, criando "movimentos independentes", associações XPTO, bem como através de sindicatos que controla (com o auge na CGTP). Tudo isto para implantar uma ditadura. Não tenho nada a favor nem contra este governo. Mas apoiar forças anti-democráticas nunca.

  2. Anónimo , Merkolândia. 29.09.2012 12:58

    Foi o Sócrates

    Foi ele o responsável pelo lodo onde nos afundamos, também foi ele por certo o responsável pela situação na Grécia, na Irlanda em Espanha e em Itália. Foi o nosso maior estadista de todos os tempos, conseguiu colocar de braço estendido tantos países. Parabéns Sócrates, pois embora tenhas tirado o curso por fax ao domingo tens um poder semelhante aos grandes ditadores que a Europa já teve, conseguiste pôr quase meia Europa de cócoras, e isto sem derramar uma única gota de sangue. Existem aqui muitos comentários que se esquecem que no tempo do pobre senhor Anibal e seguintes andámos a pagar às pessoas para serem "cigarras" destruimos pescas, fábricas, agricultura (o que tinhamos claro), e agora a culpa é só do Sócrates, ele é apenas mais um dos culpados, mas apenas mais um.

  3. justo , lisboa. 29.09.2012 12:57

    e o outro?

    Corram para Paris e apanhem o maior dos bandidos... Ou nao...ele deve estar no terreiro do paço, preocupado com o País... (...) nao viram a sao todos iguais? comem dos mesmos pratos....

  4. justo , lisboa. 29.09.2012 12:54

    e depois?

    Saiem estes e entra o PS? Os mesmos q ha pouco de la sairam? Têm a formula secreta? ah! sim, ja têm... é tudo a mesma treta.... este País está entregue a vigaristas, a gente q so se preocupa com cores de partido...Sindicalistas??? Talvez a pior corja....Soares, Cavacos, Almeidas Santos, Alegres, estao todos numa boa eles e mais uns 500 da mesa laia. desespero....e muito assustador este País...

  5. Zé do Pipo , Lisboa, Terreiro do Paço. 29.09.2012 12:48

    É uma chatice

    Estive a ver a previsão do tempo e é uma chatice. Vai estar agradável. Devia a chover a rodos para limpar a cabeça desta gente.

  6. confiscado , lisboa. 29.09.2012 12:47

    As vozes instaladas....

    Algumas vozes contra a manifestação, agitando papões, fantasmas, imagem no exterior, só podem pertencer aos que estão instalados, possivelmente em fundações, empresas municipais, PPP´s etc etc.... Sim, só essa gente, cujo rendimento (quase sempre pornográfico e injustificado), provém do confisco dos pobres contribuinte, agita tais papões. Gente improdutiva, parasitária, desqualificada, amiga do amigo do partido etc etc. Acabou-se! Os portugueses já deram todas as oportunidades, acreditaram nas colossais mentiras desta direita ardilosa que tomou o poder e nos confisca todos os dias. Sim acabou-se, tolerância zero (...), só paramos quando estiverem apeados de passaporte na mão para emigrar.... (...)

  7. Carmem Martins Freitas , Guimaraes. 29.09.2012 12:46

    Povo unido

    Esta na hora dos movimentos de Espanha, Portugal e Grecia se unirem para terem voz e peso. Assim a Alemanha treme nas bases.

  8. Josha , Vila Real. 29.09.2012 12:46

    Manifestação de louvor...

    A próxima manifestação vai ser em Paris, e é de louvor a um grande português que agora lá reside. Já há pelo menos 500 autocarros reservados, e perto de 100 voos Low Cost. Esta manifestação tem o apoio local de François Hollande, o tal que ia baixar o desemprego que na realidade vem a subir mais do que nunca. A organização está a cargo do Zorrinho, um dos grandes estadistas do antigo governo!

  9. João , Coimbra. 29.09.2012 12:33

    A multidão dá para isso...

    Ouviu uma conversa de café em que um indivíduo dizia que ía às manifestações, para apalpar uns rabos. Certamente, há também quem vá para ser apalpado!

  10. Josha , Vila Real. 29.09.2012 12:25

    Dúvidas que tenho.

    Dizia ontem o Sr. Arménio, vaidoso com tanto protagonismo que lhe dá a nossa comunicação social, que as manifestações da CGTP são pacíficas e cívicas! Então quem eram aqueles agitadores que estiveram em frente à AR na noite de 15 de Setembro? E quem é essa gente que, civicamente, apelida os outros de gatunos e até pior! E quem era essa gente do PREC? E quem era essa gente das FARP?
. .******

Sem comentários: