A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

terça-feira, dezembro 18, 2007

Desertificação e abandono do interior aumentam

III Assembleia de V. V. Ródão
Desertificação aumenta

A III Assembleia da Organização Concelhia de Vila Velha de Ródão, reunida no dia 26 de Novembro, criticou a política do Governo e da maioria PS na Câmara.

A Assembleia, que elegeu também a nova Comissão Concelhia, começou por analisar a situação do concelho, caracterizado por um quadro de estagnação e recessão económica e por uma acentuada regressão social, fruto de muitos anos de políticas de direita, agora agravadas pelo Governo PS/Sócrates.
Mas, para os comunistas, também as políticas erradas do executivo municipal contribuem para «as dificuldades e a crescente desertificação do concelho» não se vislumbrando «qualquer projecto ou orientação em condições de alterar a situação». E a verdade, dizem, é que é sobre os trabalhadores e a população que recaem as consequências destas políticas, seja através dos baixos salários e pensões, do aumento do custo de vida, do desemprego, da precariedade ou a deterioração do acesso à saúde e ao ensino públicos, que conduzem à «desertificação, envelhecimento e abandono do concelho». Por seu lado, também as pequenas e médias empresas, a indústria, a agricultura, a pesca e o turismo vêem os seus problemas agravados, em consequência do preço dos combustíveis, da taxa do IVA, da revalorização do euro e de uma política de concentração da riqueza.

Há soluções

A Assembleia de Vila Velha de Rodão não se limitou, contudo, a tecer críticas, tendo também apresentado várias propostas no sentido de dar resposta aos problemas e carências de desenvolvimento do concelho, como seja a implementação de um plano de desenvolvimento e melhoramento de infra-estruturas, nomeadamente de rentabilização dos furos artesianos, da construção da passagem desnivelada à via férrea e de acessos adequados aos serviços públicos de pessoas com deficiência.
A Assembleia de Vila Velha de Ródão discordou, ainda, de todo o processo de privatização, reestruturação e redução dos postos de trabalho da Celtejo, defendendo a luta como a única forma de travar estas políticas e imprimir um novo rumo ao País.
Por fim, os presentes aprovaram um conjunto de objectivos e iniciativas com vista ao reforço orgânico do Partido no concelho, fundamental para a mobilização e luta dos trabalhadores e da população.
.
in Avante 2007.12.13

Sem comentários: