A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

domingo, dezembro 30, 2007

Prendas do Governo para 2008 mas não só



Mais 40 milhões para contratados a termo
O Governo prevê gastar no próximo ano mais 40 milhões de euros com pessoal contratado a termo. Uma clara aposta na “precarização do trabalho”, acusa o presidente do Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado, Bettencourt Picanço, em declarações ao CM.
.
IVA passa para 5%
A partir de 1 de Janeiro do próximo ano a taxa de IVA aplicada ao desporto será reduzida de 21 por cento para cinco por cento.
.
Pão e leite disparam
O pão, alimento que os pobres de vários países consomem mais do que o recomendado, é o produto que mais deve encarecer em Portugal em 2008.

Na capital portuguesa uma carcaça custa 15 cêntimos.

.
Ouro branco do rio com os dias contados
Os pescadores do rio Minho estão apreensivos com a nova Lei da pesca, aprovada na semana passada em Conselho de Ministros, que introduz uma série de alterações à actividade piscatória naquele rio internacional, sendo a mais preocupante a extinção da captura do meixão (ou angula).
.
Tributo a Saddam deixa país em alerta
Para marcar o primeiro aniversário do enforcamento do ditador Saddam Hussein centenas de habitantes da sua cidade natal, Tikrit, entre eles muitas crianças, deslocaram-se ontem ao túmulo do antigo presidente para colocar coroas de flores e rezar pelo homem que afirmam ter preservado “a honra dos iraquianos”.
.
Favela abre portas aos turistas
Pelo menos 5615 polícias estarão na orla sul da cidade do Rio de Janeiro hoje à noite para garantir a segurança dos dois milhões e meio de pessoas de todo o Mundo. Novidade este ano é um projecto no mínimo polémico: a favela Cantagalo, sobranceira à elegante praia de Ipanema e dominada pela facção criminosa Comando Vermelho, vai receber oficialmente turistas de vários países, entre os quais França e Alemanha.
.
Um dia terá de ser objecto de estudo, reflexão e debate. Até lá, ficam os factos e este é histórico: 2007 foi o ano de Salazar.
,
Fosso social
A maioria dos portugueses sente a crise no bolso, mas no final de Dezembro os voos para o Brasil encheram e os melhores hotéis já não têm reservas para festas de fim de ano que custam mais que um salário médio mensal para um trabalhador por conta de outrem.
.
Curar vício custa 10 milhões
Os portugueses não conseguem vencer o vício de fumar, apesar de terem despendido só no último ano mais de dez milhões de euros em medicamentos e produtos antitabágicos, como pastilhas, comprimidos e adesivos. Nos últimos cinco anos o volume de vendas quadruplicou, segundo dados da empresa de consultoria IMS Health Portugal. Contudo, a percentagem da população que perdeu definitivamente o vício de fumar rondou apenas os 0,3%, ou seja, 30 mil pessoas, revela a Direcção-Geral da Saúde.
.
Um operário fabril disparou dois tiros de revólver sobre a mulher, atingida no pescoço e no braço esquerdo. A tentativa de homicídio ocorreu em Oliveirinha, Aveiro, na sequência de uma discussão entre o casal, alegadamente porque o homem não aceita a recusa da mulher em cozinhar, como represália por o marido não contribuir para as despesas de casa e “gastar o dinheiro nos cafés”.
.
Correio da Manhã 2007.12.31
.
Cultura: Ministério despede por e-mail
O Ministério da Cultura despediu 46 avençados por e-mail na última sexta-feira, segundo noticiou ontem à noite a SIC Notícias. De acordo com o canal, entre aqueles trabalhadores estavam juristas, arqueólogos e arquitectos.
.
Jerónimo apela à indignação

O vídeo de Ano Novo em que Jerónimo de Sousa prevê para 2008 “exigentes e importantes lutas” e apela ao direito à indignação dos trabalhadores.
.
Ano novo vida nova
Ano novo, vida nova é das mais banais e genuínas expressões da liberdade. Desafia a um exercício de vontade que segue a própria natureza do ser humano. É natural pensar na vida que levamos quando chega a altura de mudar o calendário. E óbvio, mesmo quando sentimos a urgência de mudar, deixar tudo correr igual, por inércia, comodismo e incapacidade de dar um salto no crescimento.
.
O Povo Banqueiro
O ano acaba com nomeações para a Banca privada e pública. Por acaso sou cliente quer do BCP quer da CGD, razão pela qual tudo quanto se está a passar tem um ar familiar.
.
Fragilidade do capitalismo - Rui Rangel
Foi o braço amigo do poder que ajudou este banco a sair do pântano, não sabemos, para já, a que preço
.
Conservas só para exportação
A Fábrica de Conservas Pinhais, em Matosinhos, a única em Portugal que se mantém fiel ao velho método artesanal numa época de corrida às novas tecnologias, assegura uma elevada qualidade que lhe permite exportar toda a produção.
.
Ano Novo, vida nova
Incúria e alheamento face às necessidades das populações. É assim que se tem comportado o Poder Central
.
Penhora de carros mais rápida e barata
A penhora de veículos através da internet passa a ser possível a partir de amanhã, uma medida que vai permitir a redução em 50 por cento do valor actual cobrado em qualquer conservatória, passando de cerca de 30 euros para 15 euros. Isto graças à aplicação do programa Simplex na área da Justiça.
.
Scut com portagens em 2008
As Scut – Vias Sem Custos para o Utilizador vão ter portagens em 2008, de acordo com declarações do secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos.
.
Sector empresarial cresceu 20%
O secretário de Estado do Tesouro e das Finanças revelou que os resultados do sector público empresarial do Estado (SEE) cresceram 500 milhões de euros em 2007. Carlos Costa Pina, que falava durante a assinatura da adjudicação da Concessão do Douro Litoral ao consórcio Auto-Estradas do Douro Litoral, revelou que o volume de negócios do SEE cresceu 20% face a 2006 e os dividendos subiram em 400 milhões de euros.
.
Vício como uma droga
O nervosismo aumenta, a dificuldade de concentração dispara e a cabeça parece conseguir apenas pensar numa única coisa: tragar o fumo do tabaco. Com a chegada do novo ano, o gesto tão simples como acender um cigarro torna-se tarefa mais difícil, devido às proibições resultantes da entrada em vigor da nova lei. Centros comerciais, recintos de espectáculos, espaços de restauração, hotéis, transportes públicos...
.
Centenas contra fecho de urgências
Centenas de pessoas protestaram ontem junto da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), em Coimbra, contra o encerramento da Urgência do Hospital de Anadia, previsto para quarta-feira..
.
Greve reforçada amanhã
Os funcionários de hotelaria nos casinos da Solverde em Monte Gordo, Vilamoura e Praia da Rocha juntam-se amanhã e depois à greve iniciada no passado dia 26 pelos trabalhadores do jogo.
.
in Correio da Manhã 2007.12.30
.
Protesto contra fecho do SAP
Cerca de 500 pessoas desfilaram ontem pelas ruas da Lourinhã em protesto contra o encerramento do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) e contra a eventual falta de respostas do Ministério da Saúde.
.
Laranja amarga no preço
Maior do que o registado nos peixes e carnes, o aumento do preço da fruta surge no topo da inflação com números à volta dos 6 por cento que são muito mais elevados quando se vê as subidas verificadas no índice de preços do INE que apontam aos 11% nas pêras e aos 27,8 nas laranjas.
.
Portagens agravadas
O ano de 2008 ainda não começou e o aumento de preços administrativos conhecidos desmente a previsão oficial de inflação para o ano (2,1%).
.
in Correio da Manhã 2007.12.29
.

.

Chaves: Ministro promete reagir contra providência
Correia de Campos, ministro da Saúde, prometeu esta sexta-feira reagir se a Comissão de Defesa do Hospital de Chaves avançar com uma providência cautelar contra o encerramento do bloco de partos, apesar desta estar “no seu direito”.
.
Processo de fecho dos SAP é calamitoso
A deputada do CDS-PP Teresa Caeiro criticou esta sexta-feira o ministro da Saúde, classificando como “calamitoso” o processo de encerramento dos Serviço de Atendimento Permanente (SAP). Para a parlamentar, Correia de Campos só sabe “conjugar o verbo encerrar”.
.
Regime de avaliação da Função Pública publicado
O novo sistema da avaliação de desempenho na Administração Pública (SIADAP), que prevê a avaliação dos serviços, dirigentes e trabalhadores, foi esta sexta-feira publicado em Diário da República e entra em vigor a 31 de Dezembro.
.
Lourinhã protesta contra fecho de SAP
A população da Lourinhã manifestou-se esta sexta-feira contra o encerramento do Serviço de Atendimento Permanente (SAP), mas o presidente da ARS Lisboa e Vale do Tejo não entende os motivos do protesto.
.
Compra da Carrefour autorizada
A Autoridade da Concorrência formalizou ontem a decisão de não oposição à compra da Carrefour Portugal pela Sonae Distribuição, que fica obrigada à alienação, de pelo menos, dois supermercados Modelo, nas regiões de Coimbra e Portimão.
.
Estradas tiram Saúde
Há uma estranha correlação entre os melhoramentos rodoviários e os cortes nos serviços públicos de Saúde. Se há melhores estradas há redução dos cuidados prestados aos cidadãos.
.
Ajuda à desertificação
Alijó, Murça e Vila Pouca de Aguiar deixaram de ter SAP durante a noite. O mesmo aconteceu com a Urgência do Hospital da Régua. Dia 2 de Janeiro será a vez de Anadia. Ontem encerrou, ainda, o bloco de partos de Chaves – este passará a funcionar a cerca de 45 minutos de distância, em Vila Real.
.
Comerciantes com baixa expectativa
Uma curta caminhada pela Baixa de Lisboa é suficiente para dar de caras com um número considerável de lojas a tentarem persuadir os clientes com letreiros nas montras a anunciar descontos que variam entre dez e 60 por cento. Isto um dia antes da abertura oficial da época saldos, que, de acordo com a nova lei, hoje se inicia.
.
Pão sobe como petróleo
Os preços do pão tiveram aumentos acentuados nos últimos anos, sendo depois dos combustíveis e do leite o produto com maior inflação. Após os 6,4% contabilizados no final de Novembro, a carcaça sofreu já este mês novas actualizações em algumas zonas do País, e a escalada de preços vai continuar em 2008, por força do agravamento dos custos de produção..
.
Mais Julgados de Paz
O Governo aprovou ontem a criação de mais quatro Julgados de Paz, de onde se destacam os dos agrupamento dos concelhos de Palmela e Setúbal e o de Odivelas.
.
Governo poupa 330 milhões na Saúde
O fecho dos Serviços de Atendimento Permanente (SAP) e a diminuição das comparticipações do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em medicamentos e meios de diagnóstico e terapêutica vão permitir ao Ministério da Saúde poupar, pelo menos, 330 milhões de euros em 2008.
.
Governo decide fechar três cadeias
O Conselho de Ministros aprovou ontem o decreto-lei que extingue o Estabelecimento Prisional de Santarém e os Estabelecimentos Prisionais Regionais de Castelo Branco e de Portimão.
.
in Correio da Manhã 2007.12.28
.
Médica defende funcionamento nocturno de dois SAP
Isabel Rodrigues, médica do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do Centro de Saúde de S. Pedro do Sul, concelho de Viseu, defendeu esta quinta-feira a manutenção de dois SAP nocturnos, nomeadamente o de S. Pedro do Sul e Vouzela, os quais se encontram separados por sete quilómetros.
.
Criados mais quatro Julgados de Paz
O Governo criou quatro novos Julgados de Paz, em diploma aprovado hoje. Os novos Julgados de Paz são o de Odivelas, do Agrupamento dos concelhos de Setúbal e Palmela, dos Agrupamentos de Aguiar da Beira, Penalva do Castelo, Satão, Trancoso e Vila Nova de Paiva e o do Agrupamento dos concelhos de Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde, Mértola e Ourique.
.
Enterrar cabos faz subir conta da luz
A decisão de enterrar linhas de alta tensão para satisfazer as reivindicações dos que temem danos graves na saúde levará a um aumento do preço da electricidade. Embora o valor das tarifas seja determinado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), a Redes Energéticas Nacionais (REN), empresa que garante o transporte de electricidade, estima que, num pior cenário, a totalidade da rede enterrada represente um agravar da factura em 40 por cento. O aumento de 2,9 por cento já definido para 2008 não tem em conta a guerra da alta tensão.
.
Vila Pouca de Aguiar manifesta-se contra fecho do SAP
A população de Vila Pouca de Aguiar, Vila Real, vai concentrar-se ao final da tarde desta quinta-feira, junto ao centro de saúde local, em protesto contra o encerramento nocturno do Serviço de Atendimento Permanente, anunciado para a meia-noite.
.
ISEG: Actividade económica deteriora-se
A actividade da economia portuguesa deteriorou-se em Dezembro, face a Novembro, segundo o índice de confiança do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG).
.
Gomes da Silva acha imoral
O vice-presidente do PSD Rui Gomes da Silva considerou ontem “imoral” a possibilidade do actual ministro da Economia, Manuel Pinho, ser escolhido para substituir Carlos Santos Ferreira na presidência da Caixa Geral de Depósitos (CGD).
.
Tresanda a Estado
O BCP teve graves problemas de gestão no último ano. Durante muito tempo as entidades com poder de fiscalização - CMVM e Banco de Portugal - preferiram fingir que tudo estava bem.

.
Governo condenado
Os juízes estão descontentes, o Ministério Público também, a Polícia Judiciária protesta contra a falta de meios, os advogados contestam a legislação e no caso dos funcionários judiciais estamos cada vez pior.” A frase do presidente do Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) sintetiza o clima de descontentamento das profissões ligadas ao sector com a política de Justiça do Executivo de José Sócrates.
.
Propaganda no Natal
Autismo, propaganda, exercício de auto-elogio. Foi com estas palavras que a oposição classificou ontem a mensagem de Natal do primeiro-ministro, José Sócrates, aos portugueses. O líder parlamentar do CDS-PP, Diogo Feyo, afirmou ao CM que se tratou de uma acção de “propaganda” em que o chefe de Governo “vai terminar o ano tal como começou, com anúncios e propaganda”.
.
Encerramento dos postos de venda motiva críticas à Carris
Nos últimos tempos, a Carris tem vindo a encerrar postos de venda um pouco por toda a cidade, prejudicando milhares de utentes que aí compravam habitualmente as senhas do passe ou bilhetes.
.
Greve por tempo indefinido nos casinos
Os trabalhadores dos Casinos do Algarve (hotelaria e jogos) começaram ontem uma greve por tempo indeterminado, exigindo melhores salários.
.
8,5 milhões de correspondência
Os CTT - Correios de Portugal atingiram um recorde ao distribuírem 8,5 milhões de cartas e encomendas só na véspera de Natal, através de sete mil carteiros.
.
Produção recupera nos ovos
Após um ano em que, segundo a estatística, o índice de preço das carnes teve uma baixa à volta dos 2% enquanto os ovos subiam cerca de 5%, os produtores de ovos e de animais para abate estão divididos quanto às perspectivas. No mercado do ovo, a subida de preços registada este ano permitiu equilibrar a contas dos custos de produção. Mas na indústria da carne, onde as descidas oscilaram entre os 0,5 e os 3,1 por cento, o sentimento é o de que 2007 foi um ano “para perder dinheiro”.
.
Maiorias absolutas
A sucessão de acontecimentos à volta da crise do BCP pode vir a destapar um dos piores males das maiorias absolutas: o poder gerido com tiques de autismo e um absolutismo tentacular.
.
Correio da Manhã 2007.12.27
.
Envio de SMS bate recordes
O telemóvel é cada vez mais o meio escolhido pelos portugueses para desejar Boas Festas. Este ano, as três operadores registaram crescimentos recordes no envio de mensagens escritas (SMS), que chegaram a atingir so 70 por cento, no caso da TMN.
.
2200 milhões gastos em compras
Os portugueses esqueceram-se da crise que o país atravessa e decidiram abrir os cordões à bolsa. Até dia 25 de Dezembro, as compras pagas através de Terminais de Pagamento Automático atingiram um valor de 2268 milhões de euros. Os levantamentos no Multibanco chegaram aos 28,6 milhões.
.
Vendas mais baixas no Natal
As vendas no comércio tradicional foram, este ano, mais baixas do que no Natal do ano passado, disse hoje o vice-presidente da Confederação do Comércio Português (CCP), João Vieira Lopes.

.
Lisboa terá novo hospital em cinco anos
O ministro da Saúde anunciou esta quarta-feira que o concurso do futuro Hospital de Todos os Santos, na zona oriental de Lisboa, será lançado no primeiro trimestre de 2008. A obra, orçada em 200 milhões de euros, deverá estar concluída no prazo de cinco anos.
.
Fecho de urgências é para bem das populações
O ministro da Saúde garantiu esta quarta-feira que o encerramento das urgências do Hospital José Luciano Castro, em Anadia, e do Serviço de Atendimento Permanente (SAP), em Alijó, é “para o bem das populações”.
.
TAP transporta passageiro um milhão
A companhia aérea de bandeira, TAP-Air Portugal, transportou na passada segunda-feira, o passageiro um milhão nas suas rotas para o Brasil.
.
Fisco recupera 272 milhões de euros
A Administração Fiscal já recuperou 272 milhões de euros de impostos em falta desde que começou a publicar a lista de devedores, em 2006, de acordo com os dados divulgados esta quarta-feira pelo Ministério das Finanças.
.
Réveillon não esgota hotéis do Algarve
Para quem esteja a pensar entrar em 2008 no Algarve não haverá problema para arranjar cama. Elidérico Viegas, presidente da Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), explica que “a ocupação deve crescer 2 a 3% em relação ao ano passado, como tem acontecido nos últimos anos”, mas não acredita que a capacidade de resposta se esgote.
.
ASAE fiscaliza regras dos saldos
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) vai estar atenta ao desenrolar do período de saldos, que se inicia na próxima sexta-feira e se prolonga até 28 de Fevereiro do próximo ano.
.
Invasão de vestuário chinês
O início de 2008 poderá trazer a Portugal – e à União Europeia – uma nova invasão de vestuário fabricado na China, na sequência do levantamento das quotas temporárias de importação impostas há três anos.
.
Morrer na estrada
O Natal português, não fugindo à macabra tradição, voltou a ficar marcado pela tragédia do sangue derramado na estrada em centenas de acidentes de viação.
.
Mais um saco azul
Sacos azuis, já ouviram falar? A expressão entrou em uso corrente e não augura nada de bom. Sacos azuis têm uma conotação delinquente, criminosa. São os sacos azuis das Câmaras Municipais e dos clubes de futebol, por onde o dinheiro esquisito corre e escorre de modo esquisito.
.
Leite sobe 12% só num ano
A escassez de explorações leiteiras e o aumento do preço das rações está a obrigar a indústria a comprar mais caro ao produtor e a fazer reflectir os custos no consumidor.
.
Ribau nega despedimentos
A reforma do Partido Social Democrata não vai implicar despedimentos. A garantia é dada pelo secretário-geral do PSD, Ribau Esteves.
.
Cinquenta desfiliações
O CDS-PP já detectou 50 desfiliações e cerca de 300 militantes já falecidos no seu processo de refiliação interna, segundo revelou ao CM o secretário-geral João Almeida.
.
Greve por tempo indefinido
Os trabalhadores dos Casinos do Algarve começam hoje uma greve por tempo indefinido, exigindo melhores salários. Ao contrário das expectativas dos sindicatos, a administração da Solverde garante que os clientes não sentirão quaisquer efeitos da paralisação, estando as reservas para o Réveillon esgotadas.
.
Papa alerta para a fome e guerras
O Papa Bento XVI mostrou-se ontem preocupado com a fome e as guerras que grassam um pouco por todo o Mundo.
.
Trânsito caótico
O intenso tráfego e as más condições climatéricas provocaram, ao final da tarde de ontem, diversos congestionamentos, principalmente nos acessos a Lisboa.
.
Sócrates diz que trava desemprego
O primeiro-ministro admitiu ontem na sua mensagem de Natal que “ainda não foi possível reduzir a taxa de desemprego”, mas ressalvou que o Governo já conseguiu “conter o seu crescimento”.
.
Consultas insuficientes
O número de consultas de desabituação tabágica aumentou ao longo deste ano nos centros de saúde e Unidades de Saúde Familiares, passando de 90 para 200, mas ainda é insuficiente para a quantidade de fumadores que procuram ajuda para deixar de fumar, o que provoca listas de espera.
.
in Correio da Manhã 2007,12,26
.
75% dos trabalhadores da STCP em greve
Cerca de 75 por cento dos trabalhadores da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (SCTP) cumpre esta terça-feira mais um dia de greve.
.
in Correio da Manhã 2007.12.25

Sem comentários: