A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

terça-feira, dezembro 18, 2007

Limitações à Liberdade de Imprensa

Limitações à liberdade de imprensa

O deputado Bruno Dias trouxe de forma mais aprofundada para o debate a questão da liberdade de imprensa, falando de casos concretos reveladores de como esta tem vindo também a sofrer limitações. António Filipe falara já do tema para fazer notar que a concentração dos meios de comunicação social e a precariedade dos vínculos contratuais dos jornalistas, bem como as recentes alterações ao seu Estatuto, constituem «factores incortornáveis de limitação da liberdade de expressão e criação dos jornalistas e do direito de todos os portugueses a informar e a serem informados sem impedimentos nem discriminações».
Visto como «um ataque à democracia» foi sobretudo a legislação que alterou o estatuto dos jornalistas, nomeadamente no que se refere à revelação das fontes, à quebra do seu sigilo profissional e à possibilidade de as chefias alterarem ou cortarem os seus trabalhos.
«Não basta dizer que não há censura, Não basta dizer que há liberdade. Não é livre um jornalista sem direitos e sem segurança no emprego», sustentou Bruno Dias.
.
in Avante 2007.12.13

Sem comentários: