A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

sábado, novembro 07, 2009

1939.09.01 - Início da II Guerra Mundial




Hoje e há 70 anos [*]
Rui Paz
.

Há 70 anos, a 1 de Setembro de 1939, a Alemanha sob a direção do regime nazi e de Hitler desencadeou a segunda guerra mundial invadindo a Polônia. A catástrofe que então se abateu sobre a humanidade e que custou 80 milhões de mortos não foi como se procura hoje fazer crer obra de um ditador louco e sanguinário. Foi antes o resultado de um plano bem preparado pelo imperialismo alemão e pelo revanchismo que na Itália de Mussolini e no golpe franquista em Espanha procurava por um lado travar o avanço impetuoso do movimento operário estimulado pelas conquistas do socialismo na União Soviética e por outro lado dirimir rivalidades entre as potências do mundo capitalista, particularmente entre a Alemanha e a Inglaterra.
.
Quem sabe hoje que a 26 de Janeiro de 1932, o grande capital alemão com Fritz Thyssen à frente decidiu no Clube da Indústria de Dusseldorf levar Hitler ao poder? Quem sabe que as primeiras vítimas do Nazismo foram comunistas e que no 1º de Maio de 1933 os sindicatos foram brutalmente atacados e milhares de sindicalistas lançados nas prisões para gáudio de uma classe exploradora que estava sempre a acusar o movimento operário de não colaborar nem aceitar as dificuldades da crise de 1929? Quem sabe hoje que sem a ajuda da General Motors, os caminhões militares e as colunas motorizadas da guerra relâmpago nunca teriam conseguido chegar a Viena e a Praga, que o combustível com que os aviões nazis bombardeavam Londres, Coventry, Birmingham, Liverpool e Manchester vinha da Standard-Oil norte-americana ou ainda que sem o sistema de cartões perfurados da IBM a máquina de extermínio hitleriana nunca teria conseguido organizar o trabalho escravo de modo tão perfeito e eficaz?
.
Quando o capital fala em «democracia» está a pensar na liberdade para os seus negócios e para exploração, não na liberdade dos povos decidirem o seu destino e de poderem viver em paz e em liberdade.
.
A derrota do nazi-fascismo traduziu-se pela instauração de uma nova ordem fundada no direito internacional, no respeito pela soberania dos povos e por enormes conquistas sociais dos trabalhadores dos próprios países capitalistas. A correlação de forças favorável ao socialismo que então se verificou tornou possível tais avanços civilizacionais. Mas nos últimos 20 anos temos vindo a assistir à destruição dessas conquistas e ao reforço do poder antidemocrático do grande capital à escala mundial e ao retomar das guerras imperialistas sob o manto da defesa dos «direitos humanos» ou do «combate ao terrorismo».
.
Com o objetivo de ilibar-se dos seus crimes e responsabilidades, o grande capital e os seus governantes têm vindo a falsificar a História e a confundir as vítimas com os algozes. Inventam teorias como a dos «dois totalitarismos» para ficarem com o terreno livre para prosseguirem o anticomunismo de Estado em que se fundamentou não só o nazismo hitleriano mas uma infinidade de ditaduras fascistas de Pinochet a Videla, de Mobutu a Somoza, de Salazar a Ferdinando Marcos ou a Suahrto.
.
E no que diz respeito a guerras e agressões é o que se vê. As centenas de civis que a NATO assassina quase diariamente no Afeganistão são totalmente ignoradas pelos dirigentes de um mundo capitalista que se afirma «humanista».
.
Hoje como há 70 anos é necessário que os povos não se deixem contaminar por essa amnésia coletiva com que o capital pretende novamente convencer os povos de que não há alternativa para a exploração, a guerra e o militarismo.
.
A resistência e a luta contra a opressão e a mentira acabarão por abrir caminho a um mundo de paz, justiça social e liberdade, um mundo socialista.
.
[*] Este texto foi publicado no Jornal Avante nº 1.867, de 10 de Setembro de 2009
.
Reproduzido de www.odiario.info
Esta página encontra-se em www.cecac.org.br
.
18/setembro/2009
.
.

Sem comentários: