A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

sexta-feira, agosto 01, 2008

Não Alinhados discutem alta de alimentos e segurança mundial


28 DE JULHO DE 2008 - 14h01

Vermelho


Funcionários governamentais de alto escalão de mais de 100 nações se preparam para definir nesta segunda-feira (28) em Teerã, capital do Irã, os documentos que submeterão à consideração da 15.ª conferência ministerial intercúpulas do Movimento Não Alinhados (NOAL).


Os delegados começaram no domingo discussões em plenário e em dois comitês, um político e outro econômico e social, foram encarregados relativos ao projeto de documento final da reunião dos ministros de Relações Exteriores, que acontecerá nos dias 29 e 30.


Ao falar na sessão inaugural, em nome da presidência dos Não Alinhados, o vice-chanceler cubano Abelardo Moreno defendeu preparar os documentos levando em conta a situação internacional atual, que causa um impacto negativo nas condições de vida dos povos.


Moreno afirmou que a escalada sem precedente dos preços do petróleo e dos alimentos, o agravamento das condições de pobreza e miséria de grandes maiorias, a morte paulatina dos ecossistemas e a crise da mudança climática são ameaças para a sobrevivência humana.


Por isso, considerou prioritário aprofundar a defesa dos interesses do movimento no Conselho de Segurança da ONU e na Comissão de Consolidação da Paz, bem como em outras organizações mundiais, mas sem descuidar suas exigências e princípios históricos.


No mesmo sentido se pronunciou o ministro de Relações Exteriores do Irã, Manouchehr Mottaki, que pediu ao fórum redobrar esforços para solucionar os conflitos em seus países membros e preservar sua unidade para assegurar uma ordem mundial equitativo e solidária.


Mottaki, em sua condição de anfitrião da 15.ª conferência ministerial intercúpulas dos Não Alinhados, pediu aos representantes honrarem os princípios fundacionais desse fórum e colocá-los em prática.


Assinalou que, desde a 14.ª cúpula de chefes de estado e governo, realizada em Havana, em 2006, surgiram em vários países "novos desafios preocupantes" que obrigam a reconsiderar os compromissos da comunidade internacional para contribuir nas suas soluções.

Sem comentários: