A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

terça-feira, agosto 26, 2008

Riqueza e Pobreza (2)




14 Agosto 2008 - 00h30
Correio da Manhã
.

Riqueza: Cem maiores fortunas portuguesas valem agora 32 mil milhões

Os dez mais ricos

As fortunas portuguesas estão a diminuir e um dos principais sinais das perdas registadas é a queda de Belmiro de Azevedo, o empresário que é também o rosto maior da Sonae, do primeiro para o segundo lugar da listas dos cem mais ricos do País, revela a revista ‘Exame’.

Pela primeira vez desde 2004, os mais ricos viram as suas fortunas decrescer. O total das perdas em 2007 ronda os dois mil milhões de euros, uma queda de seis por cento. Na prática, as cem maiores fortunas de Portugal valem agora 32 mil milhões de euros, cerca de um quinto do PIB. Feitas as contas, os bilionários viram desaparecer cerca de cinco mil milhões de euros por dia em 2007.

Belmiro de Azevedo foi um dos mais penalizados pelo decréscimo. O empresário nortenho, que em 2007 tinha quase três mil milhões de euros, vê este ano os rendimentos reduzidos a 1722 milhões de euros, uma diminuição de 42,4%. A sua fortuna desceu para quase metade em apenas um ano, à conta da flutuação do mercado de capitais, através das perdas dos activos das várias cotadas da Sonae.

Américo Amorim, o empresário da cortiça que detém participações na Galp Energia e no Banco Popular, é agora o homem mais rico de Portugal, tendo visto a sua fortuna crescer 11,6% para os 3106 milhões.

Maria do Carmo Espírito Santo, a discreta empresária da família Espírito Santo, mantém-se como a mulher mais rica do País, com uma fortuna de 754 milhões de euros.

As fortunas dos cem mais ricos dariam para construir, por exemplo, 6,5 aeroportos de Alcochete ou 3,5 linhas de TGV entre Madrid e Lisboa.

LUÍS FILIPE VIEIRA VÊ FORTUNA A SAIR

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, pode orgulhar-se de ser um dos casos de maior sucesso nos últimos anos. Começou ligado aos pneus, passou pela construção e volta agora baterias para o ramo imobiliário. Detém a Inland, com grandes projectos no Algarve. Só entrou na lista dos cem mais ricos há um ano, mas já subiu do 75º lugar para o 74º, aumentando a fortuna em 8,5 por cento, para os 162 milhões.

AS DEZ MAIORES FORTUNAS

1- -Américo Amorim Sobe do 2.º para o 1.º; Grupo Amorim e Galp. Fortuna actual 3106 milhões €

2- Belmiro de Azevedo Desce do 1.º para o 2.º Grupo Sonae. Fortuna actual 1722 milhões €

3 -José Manuel de Mello Mantém o 3.º lugar; Grupo Mello, EDP, Brisa Fortuna actual 1196 milhões €

4- - Joe Berardo Sobe um lugar. Vinhos, investimentos e ArteFortuna actual 882 milhões €

5 -João Pereira Coutinho Sobe do 6.º para o 5.º; Grupo SGC, SAG e SGC Fortuna actual 815 milhões €

6 -Luís Silva e mulher Sobem do 8.º para 6.º; Cinveste SGPS e imobiliáriaFortuna actual 757 milhões €

7 -M. do Carmo Espírito Santo Silva Mantém o 7.º lugar; Espírito Santo e SantogalFortuna actual 754 milhões €

8 -Família Mello Filhos com participações na Nutrinvest e BCP Fortuna actual 753 milhões €

9- - Alexandre Soares dos Santos Sobe do 13.º para o 9.º; Soc. F. Manuel dos Santos Fortuna actual 739 milhões €

10 Horácio Roque -Cai do 4.º para o 10.º lugar; Banif e Açoreana Seguros Fortuna actual 726 milhões €

Diana Ramos
» COMENTÁRIOS nno CM on line
.
16 Agosto 2008 - 09h55 | Miguel Torrão
Os portugueses sao inteligentes e se quizessem trabalhar poderia haver em Portugal milhares de Belmiros - Almada
16 Agosto 2008 - 02h37 | zaca
ah pois o belmiro de azevedo rico, claro pagam ordenados de miseria aos empregados de caixa e nao só, ao haviam de tar ricos. estes e que sao bem roubados e nao os pobres
16 Agosto 2008 - 02h05 | Joao P.
falam do belmiro e criticam-no mas vao ao hiper dele. é forreta? colocou a net em casa dos portugueses a um preço inferior ao da operadora do estado. tb nos telemoveis era o mais barato... criticam o joao pereira coutinho mas todos gostam dos carros que ele representa. e as comunicaçoes que ele tem? as mais baratas e com boa qualidade. criam riqueza, dao trabalho a muita gente.
16 Agosto 2008 - 02h01 | Joao P.
Se juntarmos a fortuna destes 10 ilustres e dividirmos plos 11 milhoes de portugueses teriamos dado a cada portugues pouco mais de 1000 euros. Será que esse dinheiro seria bem investido por cada portugues? Eu acredito que voltava novamente para o bolso do belmiro ao fim de um mes. a malta gosta é de gastar dinheiro nos shoppings. não os invejem, admirem-nos.
15 Agosto 2008 - 22h43 | Ana Marques
Devem ser os mais ricos por usufruirem do dinheiro dos nossos impostos, fundações, museus... Têm parcerias com o estado, IEFP e SS. Exemplo, se respondermos a um anúncio de emprego da Optimus, somos contratados por intermédio de uma empresa de formação a qual faz um contrato de formação, mas na realidade formação não há, é mesmo para trabalhar num Call Center, vender Optimus Home. Lisboa
15 Agosto 2008 - 22h15 | Manuel
eu sou bilionário mas sem dinheiro mulher e dois filhos para criar,ja fui 4 vezes ao brasil,sou portugues vivo e trabalho na alemanha e ando de cadeira de rodas...e
15 Agosto 2008 - 22h14 | teresa prazeres
Estou tão triste!!!!! Com tanta peninha do Belmiro!!!! Coitadinho dele! Ora, façam-me um favor! Só perdeu quase a metade da fortuna e ainda continua em 2º lugar! Dá mesmo muita pena!
15 Agosto 2008 - 18h31 | Templario
Qurem ver que foi desta que o homem decidiu pagar salàrios decentes aos seus empregados?Para descer de 1° para 2° com uma tão grande diferença só pode ser.A este ritmo para o ano està a pedir à porta da igreja.Pobre Belmiro.
15 Agosto 2008 - 15h53 | mp
Para quem não sabe o senhor Belmiro foi estudante trabalhador teve de ganhar para pagar os estudos, só com grande esforço e inteligencia chegou, onde chegou, dá emprego a muita gente. merece o nosso respeito, era este que devia ser o nosso presidente, pk subiu a pulso...Bem haja.
15 Agosto 2008 - 15h47 | Manuel
Não sou rica mas UMA RICA FAMÍLIA, Só tenho pena de ter formado filhos com tanto esforço...e emprego.....vai no "batalha"! haja Saúde.....


» COMENTÁRIOS
15 Agosto 2008 - 11h17 | M
Em 1º lugar quero dizer que estou muito preocupada com o belmiro de azevedo e estou a juntar dinheiro para lhe mandar. Deixei de ir ao cabeleireiro e retirei os canais Sport TV, deixei de comprar bifes e hoje até vou comer iscas pk é mais barato! E rica sou eu k tenho dois rapazes e ele só tem 1 rapaz e uma rapariga! LOL
15 Agosto 2008 - 10h57 | BOKAS
Tá visto que se esqueceram de mim, mais uma vez! Mas informo que continuo com optima saúde, com um optimo ordenado certo e uma familia impecável, sem ladrões nem vigaristas! Sou rico ou não sou? Tenho ou não uma rica fortuna?
14 Agosto 2008 - 21h04 | Maria
estas fortunas doem apesar-de serem ganhas com negócios é triste saber haver tantas pessoas com tanto dinheiro e outras quererem comer e não têm, o pior ainda são os grandes ordenados que há por aí e serem pagos com os impostos dos pobres
14 Agosto 2008 - 16h26 | Ze Santos
Agora é que estou a vêr porque há tantos pobres e endevidados em Portugal e a classe média está a desaparecer.. é verdade.. dizem-nos que deve dar uns para os outros !!
14 Agosto 2008 - 15h46 | Ci
Rica mesmo muito rica sou eu!! fui mãe aos 15 anitos, com uma volta de 90 graus trabalhei muito mas muito mesmos aqui estou eu.. sem esquemas com muto amor tenho uma grande riqueza 2 filhos..e não devo nada ao fisco nem nunca pisei ninguém.. mas n tenho carros de alta celindrada nem vivendas nem me desloco a Espanha ao melhor restaurante do mundo.
14 Agosto 2008 - 14h28 | DEL
Esqueceram-se de mim.Tenho 2 filhos que valem mais que a soma deste dinheiro todo junto.Londres
14 Agosto 2008 - 14h02 | rui marques
E eu em que lugar estou? Á é verdade eu sou trabalhador por conta de outrém, pago todos os meus impostos, não fujo ao fisco etc... por isso devo estar entre os mais pobres de Portugal!



Sem comentários: