A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

sábado, março 19, 2011

Comuna de Paris - Ousaram tomar o céu de assalto; serão lembrados eternamente

Cultura

Vermelho - 19 de Março de 2011 - 0h00 
.
.Sem medir riscos, em 18 de março de 1871 os operários de Paris decidiram “tomar o céu de assalto”, escreveu Karl Marx, saudando a revolução proletária vitoriosa naquele dia numa das principais capitais europeias. Foi um acontecimento histórico “sem precedentes” (como Lênin o classificou) que durou apenas 72 dias e foi afogado em sangue pelas tropas combinadas dos exércitos francês e prussiano que, tendo vencido a guerra iniciada em 1870, ocupava o território da França.

.
Por José Carlos Ruy

Foi um acontecimento sem precedentes porque, pela primeira vez na história, o proletariado tomou o poder e, alijando burgueses e latifundiários, organizou o governo e manteve-o em funcionamento para atender as necessidades de uma metró0pole com aquelas dimensões.
.
A repressão foi sangrenta. Aliado com as tropas estrangeiras que ocupavam a França, o governo de Adolphe Thiers promoveu um massacre: em torno de 25 mil communards foram sumariamente fuzilados, escolhidos ao léu no meio da massa pelos seus algozes; 44 mil foram presos, quatro mil foram deportados e inúmeros foram condenados a penas de prisão “No total, escreveu Lênin, Paris perdeu 100 mil filhos, entre os quais se encontravam os melhores operários de todos os ofícios. A burguesia estava satisfeita”.
.
Os operários de Paris não conseguiram manter o governo ante a força arrasadora dos defensores do capital. Mas indicaram para as gerações futuras o caminho da organização do poder proletário. E deixaram alguns dos símbolos mais notáveis da luta pelo socialismo, entre eles o hino “A Internacional”, adotado pelos comunistas de todos os países.
.
O engajamento das mulheres em defesa da revolução foi especialmente importante, como Louise Michel mostra no texto transcrito nesta edição.
.
Deixaram lições também para o desenvolvimento da consciência de classes do proletariado. Um dos registros mais notáveis desse ensinamento foi recolhido por Bertolt Brecht na peça Os dias da Comuna, escrita entre 1946-1947.
.
Ao ousar tomar o céu de assalto, aqueles heróis maravilhosos regaram com seu sangue o chão da história, e serão lembrados eternamente por isso.

Leia também
.

.
.

Sem comentários: