A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

terça-feira, março 15, 2011

Dia a dia A marcar passo... - Manuel Catarino


Dia a dia

A marcar passo...

Por isto ou por aquilo, por causa da crise do subprime e do colapso financeiro que se lhe seguiu, pela inépcia do Governo e a complacência da Oposição, por tudo isto, a única verdade que não merece contestação é esta: Portugal está encurralado num beco – e como todos os becos este também não tem saída. É preciso voltar atrás e encontrar outro caminho.
.
  • 14 Março 2011 Correio da Manhã
.
Por:Manuel Catarino, subdirector
.
Estamos hoje nesta penosa situação: o financiamento do Estado, que devia ser feito à custa do crescimento da economia, está nas mãos das tenebrosas agências de rating e da boa vontade dessa estranha entidade de benfeitores a que se chama ‘mercados’.
.
Portugal precisa, para já, de ajuda externa. Seja do Fundo Monetário Internacional (FMI) ou da União Europeia. O FMI não é solução – como se vê pelo exemplo da Grécia: os gregos estão a pagar juros asfixiantes de cinco por cento ao FMI e onze por cento aos ‘mercados’. Resta o auxílio da União Europeia. Manda aqui a senhora Merkel – a quem, como a grande parte dos alemães, causa engulhos essa coisa do Estado Social e pesadelos ter de pagar as reformas dos preguiçosos e indolentes povos do Sul. Ela ajuda, sim, mas é preciso cortar nas pensões. Sócrates cedeu à pressão alemã. O chefe do PSD diz-nos agora que poria Merkel no seu lugar.
.
O senhor Passos só pode estar a brincar.

Sem comentários: