A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quarta-feira, junho 18, 2008

Números impressionantes






clicar na barra vermelha, se quiser




Quando um facto não é um acontecimento isolado e simples – por exemplo, quando alguém o refere dizendo «tropecei numa pedra» – mas sim decorrente de um complexo de acontecimentos que interagem dialecticamente e se chega a uma síntese que carrega em si numerosos significados, é natural que sobre tal facto haja apreciações controversas. Mesmo quando, diante do nariz do analista, se perfila uma irrefutável realidade, há sempre tendência (entre algumas tendências da nossa praça), a desvalorizar o facto, a remeter para comparações abusivas que só uma benevolência extrema poderia aceitar como válidas. Para já não falar de manipulações evidentes e desonestas, que também não são raras nas análises proferidas em tribunas ou publicadas nas páginas das numerosas vozes do dono.
.
Sócrates, o engenheiro, desvalorizou na Assembleia da República, a memorável manifestação de protesto contra a sua política. Frente aos deputados e aos olhos de quem o viu na televisão, o primeiro-ministro afirmou que não se impressionava com os «200 mil» lá de fora, embora os «respeitasse» muito...
.
A frase continha desde logo duas incorrecções de monta. Nem os manifestantes eram «só» 200 mil – de facto ultrapassaram em muito os 250 mil, pese embora a estimativa policial que tentou aliviar os números – nem Sócrates os respeita.
.
Refugia-se o chefe do PS e do Governo na «legitimidade» eleitoral que levou o PS ao Governo. Mas tal legitimidade assenta num chorrilho de mentiras e de promessas de mau pagador que conseguiram iludir muitos e muitos milhares dos que, em 5 de Junho, desfilaram na avenida e que, face ao desgosto e ao engano, resolveram perder um dia de salário e esforçadamente, vindos de todos os cantos do País, engrossar as fileiras dos que exigem outra política.
.
Entendamo-nos – uma política que promova a dignidade dos trabalhadores, dos seus salários e direitos, que promova o desenvolvimento, que respeite a soberania nacional, numa palavra, que respeite a Constituição da República.
.
Provavelmente, os números que impressionam Sócrates são aqueles que o Expresso divulgou, revelando que os «barcos de luxo disparam» em Portugal e que, só por cá, há cerca de 80 mil destas naves. Números de facto impressionantes e que mostram quanto as desigualdades aumentam.
Mas bem pode o PS e o seu chefe pretender ignorar a torrente de protesto. Apesar de grandiosos já, os protestos podem crescer. E vão crescer.
.
.
Avante Nº 1802
12.Junho.2008


Outros Títulos:
.
Bom proveito
Uns minutos da vossa atenção
.
.

Sem comentários: