A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quarta-feira, junho 04, 2008

PCP solidário com a luta dos pescadores


PDF Imprimir EMail
Terça, 03 Junho 2008

aveiro-pescas.jpgO PCP denunciou que na base dos problemas dos aumentos brutais dos combustíveis está a especulação financeira e a ganância das empresas petrolíferas, que buscam mais e mais lucros, à custa da sobrevivência dos pequenos produtores e de quem trabalha e manifestou a sua solidariedade aos trabalhadores do sector das pescas, em luta contra o aumento dos combustíveis

..
Comunicado da DORAV

.

Uma delegação da DORAV do PCP, que integrava João Frazão, membro da Comissão Política do Comité Central, deslocou-se esta manhã ao Porto de Pesca de Aveiro, para manifestar a sua solidariedade aos travbalhadores do sector, em luta contra o aumentos dos combustíveis.

Na altura foi entregue aos trabalhadores a posição pública do PCP que se transcreve.

A Direcção da Organização regional de Aveiro do PCP manifesta a sua profunda solidariedade para com a Pesca, na sua luta em defesa da possibilidade de produzirem e sobreviverem.

O PCP, que vem manifestando a preocupação e denúncia relativamente ao caminho que vem sendo seguido pelas políticas de direita, não pode deixar de referir que na base dos problemas dos aumentos brutais dos combustíveis está a especulação financeira e a ganância das empresas petrolíferas, que buscam mais e mais lucros, à custa da sobrevivência dos pequenos produtores e de quem trabalha.

Para o PCP é indispensável agir em quatro direcções imediatas:

  1. Na atribuição de um apoio especial ao sector da pesca, que está brutalmente atingido pelo aumento do combustível.

A atitude do Ministro da Agricultura e Pescas de continuar a recusar apoios para o combustível, é bem reveladora do desprezo com que trata quem sujeita a sua vida a trabalhar na pesca.

  1. Novos apoios para a modernização efectiva do sector, designadamente para os pequenos armadores, e para potenciar o aumento das capturas, contrariando a actual política em que as verbas disponíveis são fundamentalmente para abates e para a aquacultura, nomeadamente para o projecto da PescaNova.
  2. Combate aos escandalosos lucros das petrolíferas, e nomeadamente a GALP, que obteve 700 milhões de euros de lucros no ano passado e onde o Estado detém ainda uma importante participação.

Não são aceitáveis as declarações do Ministro da Economia, quando afirma, antecipando-se ao relatório que ele próprio encomendou à Autoridade da Concorrência, que nada fará para controlar os preços.

Então para que pediu o estudo?

  1. Garantia de que a pesca artesanal pode aceder à gasolina nas mesmas condições que o resto do sector, ou seja, sem estar sujeita a ISP e IVA (de que a Pesca está isenta em todos os produtos), beneficiando centenas de pequenos pescadores da Região de Aveiro.

A actual situação do país, com o galopante aumento do custo de vida, particularmente nos bens essenciais e na alimentação e no crédito à habitação, o alastramento do desemprego e da precariedade, os ataques aos trabalhadores, a falência de pequenas empresas e o comprometimento de sectores fundamentais da nossa economia, designadamente sectores produtivos, o encerramento de serviços públicos, não é mais sustentável.

É necessário dizer basta! É necessário exigir outro rumo e outra política, ao serviço do povo e do país.

Com a luta de todos, nomeadamente no próximo dia 5 de Junho na Manifestação convocada pela CGTP-IN, será possível conseguirmos essa ruptura na vida nacional.

Aveiro, 30 de Maio de 2008

O Secretariado da DORAV do PCP.

.

.


Sem comentários: