A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

domingo, outubro 11, 2009

Bloco de Esquerda e as Eleições para o Poder Local



12-Out-2009
Noite eleitoral do Bloco. Foto de Paulete Matos
.
Francisco Louçã afirmou que a bipolarização e, em muitos casos, a manutenção dos presidentes de câmara foi predominante nas eleições autárquicas, reconhecendo a derrota do Bloco de Esquerda num dos seus objectivos - a eleição de um vereador no Porto e outro em Lisboa, que não obteve. Louçã destacou que outros objectivos foram atingidos, como o aumento da votação para as câmaras e assembleias municipais, a manutenção dos vereadores que já tinham mandato e a eleição de novos vereadores.
.

Sublinhando que as autárquicas são umas eleições muito diferentes, Louçã disse que o Bloco partiu para esta batalha com o início de uma corrente autárquica, reconhecendo que ainda há muito para avançar nesse terreno. Referindo-se a Lisboa, disse que o medo de uma possível vitória da direita, "que desmoronou como um castelo de cartas", ajudou a essa bipolarização.

.

Os eleitos do Bloco, disse, continuarão o combate pelo programa do Bloco de Esquerda. E apelou aos eleitores que optaram pelo voto útil a que se juntem à luta pela transparência e a democracia nas autarquias e no combate à crise e ao desemprego e os grandes problemas que o país enfrenta.

.

Quanto aos objectivos atingidos, Louçã assinalou que o Bloco "manteve a votação que lhe deu a maioria na câmara de Salvaterra de Magos, que é dirigida por uma equipa de independentes" e que "conseguiu uma votação expressiva e uma subida importante - que oscila entre mais 10 e 20% tanto nas eleições para as câmaras municipais, como para as assembleias municipais e juntas de freguesia".

.

Além disso, onde o Bloco partilhava responsabilidade no governo municipal, com a eleição de vereadores, "confirmou esta eleição ou reforçou-a, tendo eleito mais vereadores", continuou.

.

"Temos muito que aprender, muito caminho que fazer, muita implantação para conseguir, muito enraizamento para desenvolver e vemos estes resultados com toda a humildade, confirmando o enorme trabalho que o BE tem pela frente", concluiu.

.
.
in Esquerda.net
.
.


Sem comentários: