A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

segunda-feira, outubro 12, 2009

Eleições na Federação Russa

A Unidade do Povo e do Poder!


Como acabei de chegar a Moscovo, deixo aqui um pequeno comentário sobre as eleições ocorridas na Rússia no passado Domingo. Além disso, estou cansado da viagem para fazer análises profundas, daí que dou apenas a palavra a alguns dos actores do acto eleitoral.
.

"Semelhante vandalismo e barbárie não se registaram nem sequer no período inicial de Ieltsin. Fica-se com a sensação que o partido do poder passou-se dos carretos e decidiu espremer o resultado de que necessitava", declarou Guenndi Ziuganov, dirigente do Partido Comunista da Federação da Rússia, ao comentar os resultados das eleições municipais e regionais, realizadas no Domingo passado.
.

Ziuganov promete recorrer aos tribunais para provar as falsificações dos resultados eleitorais, mas previne: "eu já passei por 1600 tribunais e compreendo que se as nossas queixas não forem empurradas por manifestações dos cidadãos, não conseguiremos nada", acrescentou.
.

Em cerca de 7000 actos eleitorais de vários níveis, o Partido Rússia Unida, do primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, venceu em todos, com mais de 50% dos votos!
.

"Ímpossível!", exclamará alguém com algum sentido crítico, mas há outra opinião: "Um testemunho da unidade do povo e do poder vigente", exclama Boris Grizlov, presidente da Duma Estatal, câmara baixa do Parlamento russo, e dirigente do Rússia Unida.
.

Em Moscovo, nem os democratas tolerados do Partido Iabloko, nem o Partido Liberal-Democrático, do "nacionalista obediente" Vladimir Jirinovski, ultrapassaram a barreira dos 07%, necessária para eleger deputados para o Parlamento Municipal. A esmagadora maioria é da Rússia Unida e apenas uns lugares ficaram para o Partido Comunista, pois seria feio não deixar qualquer tipo de oposição.
.

Sem qualquer tipo de ironia ou sarcasmo, posso afirmar que, como jornalista que vive e trabalha na Rússia, não duvido que a maioria da população russa apoia a política de Vladimir Putin e Dmitri Medvedev, mas para quê encenar vitórias totais e absolutas?
.
.

Sem comentários: