A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

segunda-feira, outubro 26, 2009

Vem nos "media" ? Então é verdade !

24/10/09


Vem nos "media" ? Então é verdade !


António Barreto e o espírito crítico




Em artigo hoje no Público em torno da composição do novo governo, António Barreto aborda uma matéria a que atribuo importância nestes termos : «As entrevistas que Sócrates concedeu aos partidos, a semana passada, foram um ponto alto de hipocrisia. Sócrates pediu o que não queria, convidou todos para o governo. Os partidos não perceberam a armadilha e responderam negativamente. Quando todos deviam ter dito que estavam prontos. Em condições a negociar, pois claro. Mas não. Elevaram a sua covardia ao estatuto de dignidade. Vão agora ouvir, meses a fio, o primeiro-ministro recordar-lhes que foram convidados e recusaram. Este jogo da cabra-cega foi considerado um golpe de génio de estratégia política. A esperteza rafeira é a última palavra da inteligência política».
.
Com a ressalva necessária de que nem eu nem António Barreto sabemos o que realmente foi dito nesses encontros, temo bem que António Barreto esteja a confundir o real teor dessas conversas (ou, pelo menos, de algumas delas) com o que, servilmente, os media espalharam a seu respeito, de acordo com as informações filtradas ou sopradas pelo círculo de José Sócrates. Dito de forma mais prosaica, suspeito que uma pessoa que tem idade e experiência política mais do que suficientes para saber como elas se fazem, esteja a engravidar pela vista e pelo ouvido. E volto a sublinhar que, por exemplo, as declarações públicas de Jerónimo de Sousa à saída do encontro com José Sócrates não dão qualquer base para o retrato traçado pelo conhecido comentador e sociólogo.

.

Eu sei que se trata de um gota de água num oceano de desinformação e manipulação mas ainda assim estou contente por, a este respeito, ter escrito o que escrevi aqui.
.


Posted by VÍTOR DIAS at 12:06
.

Sem comentários: