A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

sábado, maio 10, 2008

Apito Doirado ou «Binho» a Martelo ?




.
Futebol Clube de Luanda

.
.

CM
09 Maio 2008 - 11h00

'Apito Final'

.

Pinto da Costa continua na SAD

.
A suspensão de Pinto da Costa no âmbito do Apito Final (que deverá ser de dois anos e anunciada na próxima terça-feira pela Comissão Disciplinar da Liga de Clubes) não terá efeitos práticos na vida do clube portista. Pinto da Costa vai recorrer da sanção para o Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol, mas mantém-se à frente dos destinos do clube. Apenas não poderá representar o FC Porto em termos desportivos, participar em conferências de imprensa ou assistir aos jogos sentado no banco de suplentes. No restante, Pinto da Costa poderá continuar a ser o líder.



Segundo o artigo 33.º do regulamento das competiçõesda Liga, a suspensão sobre dirigentes desportivos 'inabilita-os para o exercício, em especial, das funções de representação no âmbito das competições desportivas e das relações oficiais com a Liga Portuguesa de Futebol Profissional e a Federação Portuguesa de Futebol'.

Já o FC Porto sagra-se campeão nacional, mesmo perdendo os seis pontos em questão. A um jogo do final do campeonato, os azuis-e-brancos estão confortavelmente na liderança, com vinte pontos de avanço sobre o Sporting, segundo classificado do primeiro escalão.

Sendo certo que todas as decisões do Conselho Disciplinar (CD) da Liga são passíveis de recurso para o CJ da FPF; a terem lugar esses apelos não terão qualquer efeito suspensivo sobre as penas. O mesmo será dizer que, por exemplo, no caso de Pinto da Costa, a suspensão de dois anos entra em vigor mal o visado receba a notificação da decisão do CD, independentemente do recurso.

No mesmo sentido, oFCPorto vê os seis pontos serem-lhe retirados já nesta época, ainda que um recurso para o CJ faça estender o processo para além da homologação dos campeonatos.

NAS MÃOS DE AUTARCA DE GONDOMAR

Gonçalo Pereira é o presidente do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol, a última instância de recurso do FC Porto e do Boavista. Vereador sem pelouro na Câmara de Gondomar, o autarca ascendeu ao cargo após demissão do juiz HerculanoLima. Em causa esteve a sanção aplicada a Valentim Loureiro por ofensas a Pedro Mourão e Francisco Cebola, ex-elementos da Comissão Disciplinar (CD) da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), que foi reduzida de seis meses para cem dias. Na sua declaração de voto, o juiz alegava que a decisão era ilegal.

ÉPOCA DE SONHO DÁ DORES DE CABEÇA

Os processos disciplinares que irão originar a suspensão de Pinto da Costa são referentes aos jogos FC Porto-Estrela da Amadora (2-0) e Beira-Mar-FC Porto (0-0), de 2003/04, época em que os dragões se sagraram campeões europeus, sob o comando de José Mourinho.

'EFEITOS SÃO MUITO RELATIVOS' (Pedro Mourão, ex-líder daCD da Liga)

Correio da Manhã – Está surpreso com as decisões da Comissão Disciplinar (CD)?

João Proença – Pelo que conheço, os elementos que compõem a CD da Liga dão todas as garantias de isenção, competência e independência. Não tenho qualquer dúvida disso, mas para ter uma opinião sobre os processos teria de os conhecer.

– Este veredicto é um passo rumo à transparência?

– Parece-me é que é mais um passo no sentido de podermos vir a ter um Tribunal do Desporto, que me parece cada vez mais indispensável.

– Que relevância prática tem a suspensão dos dirigentes ?

– Os efeitos são muito relativos. Osresponsáveisencontram sempre maneira de se fazer representar oficialmente. A grande consequência da suspensão é a repercussão negativa social e desportiva que recai sobre os dirigentes visados.

POSSÍVEL XEQUE-MATE NO BESSA

Não são dias fáceis os que se vivem actualmente no Boavista. Dois dias depois da renúncia ao mandato da Administração da SAD axadrezada, chega a notícia de que o clube do Bessa será condenado à descida de divisão pela Comissão Disciplinar (CD) da Liga de Clubes. Um golpe que poderá ser demasiado duro para uma instituição já débil.

Com um passivo a rondar os cem milhões de euros e com jogadores com salários em atraso, o Boavista enfrenta ainda um pedido de insolvência da SAD por parte do Beira-Mar, devido à transferência do avançado Fary.

A esta, junta-se outra acção idêntica que deverá partir do Paços de Ferreira. Em causa, uma dívida de cerca de 35 mil euros, respeitante à saída do central Cádu da capital do móvel para o Bessa, em 2004.

Quanto aos dirigentes acusados, João Loureiro, tendo em conta o castigo doBoavista, provavelmente não passará incólume do processo disciplinar, sendo que os efeitos práticos de uma suspensão (que, no caso de João Loureiro pode variar entre os 2 e os 10 anos) serão praticamente nulos, dado que o antigo presidente dos boavisteiros não tem, actualmente, qualquer cargo desportivo. Já o major Valentim Loureiro é presidente da Assembleia Geral da Liga, pelo que apenas o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol tem poderes para o julgar.

VAGA ABERTA PARA LEIXÕES OU PAÇOS

Como consequência directa da descida do Boavista, actualmente liderado por Joaquim Teixeira, abre-se nova vaga na Liga principal. Esta, segundo os regulamentos, deverá ser ocupada pelo melhor classificado entre os despromovidos da Liga, lugar a que tentam fugir, neste momento, Leixões e Paços de Ferreira. Já a União de Leiria, última classificada, não escapa à Honra.

UM LAÇO DE PAIXÃO INCONDICIONAL

Manuel do Laço, conhecido adepto doBoavista, está, desde anteontem, em manifestação pacífica na sede da Liga de Clubes.

NOTAS

DEFESA DE JORGE SARAMAGO

'125 euros não é suficiente para alterar a verdade do jogo', disse o dirigente do Pedras Rubras, sobre ofertas.

LOUVOR DADO A EUSTÁQUIO

A direcção dos Dragões Sandinenses deu um voto de louvor ao árbitro António Eustáquio, na época 1999/2000.

RELÓGIOS ENTREGUES

Os relógios que tinham sido apreendidos a Pedro Sanhudo, pela Judiciária, foram ontem devolvidos.

PINTO DA COSTA VS CAROLINA

Na próxima quarta-feira, 14 de Maio,Pinto da Costa e Carolina estarão frente-a-frente no Tribunal de Gondomar.

Sérgio Pereira Cardoso / Tânia Laranjo
» COMENTÁRIOS
09 Maio 2008 - 23h33 | Antonio
Mais uma palhaçada da justiça portuguesa, que nos últimos anos só tem mandado areia para os olhos dos cidadãos.Que conveniente foi esta resolução ter sido tomada este ano, neste campeonato? E a justiça que se costuma atrasar tanto. Só não se percebe a diferença abismal de castigos aplicados ao FCP e ao Boavista. Dá que pensar.
09 Maio 2008 - 18h52 | vicguerr
Só acredito na justiça quando o último campeonato ganho pelo glorioso for investigado.
09 Maio 2008 - 17h28 | Jose Sousa
Realmente é de brandar aos ceus,pena suspensa que nao faz efeito nenhum em nada,faz tempo que ele nao se senta no banco de suplentes e nem foi castigado,e o que sao os valores monetarios como castigo?Nada,e os seis pontos de certo que foi o FCP a pedir pra ser descontado este ano,claro.Porque nao pro ano a começar menos 6 pontos como em Italia?Onde esta a verdade desportiva?????????????????
09 Maio 2008 - 16h32 | jose ricardo
O KE FAS UM DIRIGENTE DESPORTIVO KE DEIXA UM CLUBE CENTENARIO CHEGAR A ESTA DESGRAÇA DESPORTIVA passivo de cem milhoes de euros se alguem recorrer para o cncelho de justiça acho ke a pena deveria ser agravada para bem do desporto em portugal...
09 Maio 2008 - 16h28 | jose ricardo
SE HA TRIBUNAIS COMUNS PORKE NAO UM TRIBUNAL DESPORTIVO PARA SE IMPOR SEMPRE A VERDADE E FUGIR A KUALKER SUBORNO..
09 Maio 2008 - 16h25 | Jorge Rodrigues
A pena podia ser de 2 a 8 anos.Certo? Pois bem...ficou pelo mínimo.Claro está!Se fosse de 2 dias a 10 anos certamente se aplicariam os dois "diazitos" na mesma.E retirar 6 pontos esta época não é castigo! Castigo seria começar a próxima temporada com menos 6 pontos! (Já para não falar no valor da coima...10000 euritos...parecem-me trocos para a individualidade em causa) Localidade - Mastrontas
09 Maio 2008 - 14h01 | jose carlos
Quem sair por último, apague a luz.
09 Maio 2008 - 12h57 | luis fernandes
Porque não deportalo para um país mais desenvolvido,do que este império de mouros pois assim ficava longe desta peçonha e não se contaminava dom esta «gente»super séria Sr. Pinto Da Costa Mande estes míseráveis á mer......
09 Maio 2008 - 12h20 | Amoukata
Infelizmente o sistema judicial Portugues e a justica em Portugal continua a nao funcionar..., pessoas como esse sr.deviam ser definitivamente irradicadas do mundo futebolistico nacional e da cena publica..., a bem do Futebol Portugues.
09 Maio 2008 - 11h51 | Tijuca
Ninguém leva a sério a justiça desportiva porque depende da cor clubista de quem julga. Ora, Ricardo Costa, presidente da CD da Liga, é benfiquista, logo a decisão da CD vale eticamente zero. Se o presidente fosse um portista ou sportinguista também valia eticamente zero. E na justiça civil é o mesmo, depende da cor clubista do juiz ou juizes.
.
» COMENTÁRIOS no CM on line
.
09 Maio 2008 - 11h50 | j.lisboa
Há mais de 20 anos que se fala de SUSPEIÇÕES sobre este individuo, há uma serie de acontecimentos desportivos suspeitos ano após ano, agora já há ESCUTAS que são indesmentiveis, provou-se que ele recebeu arbitros em casa... A questão aqui é: QUAL É A PUNIÇÃO PARA TODOS ESTES ACTOS ILICITOS? NÃO HÁ PUNIÇÃO? A IMAGEM QUE PASSA PARA FORA É QUE VALE A PENA CORROMPER, OU PELO MENOS, TENTAR CORROMPER..
09 Maio 2008 - 11h46 | Bruno Cardoso
Quebre a lei a vontade, porque se é apanhado NÂO LHE ACONTEÇE NADA.
.
.


Sem comentários: