A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

sábado, maio 24, 2008

Mais da Periferia do Império

Na Periferia do Império


Uribe apóia base militar dos EUA na Colômbia e rejeita Conselho de Defesa Sul-americano

Posted: 21 May 2008 04:24 PM CDT

O Presidente colombiano Alvaro Uribe disse nesta quarta-feira que há possibilidade dos Estados Unidos instalarem um base militar no páis, embora negue que o projeto seja na fronteira com a Venezuela.

Na semana pasada, o embaixador dos Estados Unidos na Colômbia, William Brownfield, sugiriu a possibiliadade de uma base "anti-drogas" no país em vista da promessa do presidente Rafael Correa de fechar a base de Manta no Equador.

Uribe, em entrevista a RCN, também afirmou que a Colômbia não assinará o acordo de formação do Conselho de Defesa Sul-americano (CSD), proposto pelo governo brasileiro para acontecer durante a reunião de constituíção da União de Nações Sul-Americanas (Unasul). A criação do organismo de defesa regional será discutida em Brasília, neste 23 de maio, em reunião de cúpula da Unasul.

Devido a problemas diplomáticos com a Venezuela e Equador, o presidente Uribe informou que a Colômbia renunciou a primeira presidência da Unasul, deixando para o Chile assumir o posto. Escute a entrevista de Uribe a RCN clicando aqui.

Na Periferia do Imperio - http://www.naperiferiadoimperio.blogspot.com

Português é menos influente do que falado, segundo estudo luso

Posted: 21 May 2008 02:21 PM CDT

A influência da língua portuguesa no mundo não corresponde ao seu número de falantes, segundo estudo encomendado pelo governo português ao reitor da Universidade Aberta de Portugal, Carlos Reis.

De acordo com o estudioso, "existe uma grande disparidade entre o universo falante de português e a efetiva influência internacional da língua portuguesa", afirmou o professor, destacando que "somos mais de 200 milhões de falantes".

Em declarações à Agência Lusa, Carlos Reis afirmou que as conclusões finais da pesquisa só serão alcançadas no final de maio, mas já foi possível tirar conclusões preliminares.

Na Periferia do Imperio - http://www.naperiferiadoimperio.blogspot.com

Chávez responde a Bush: "Deus vai acelerar o fim do império norte-americano"

Posted: 21 May 2008 01:31 PM CDT

(AFP) - O presidente venezuelano Hugo Chávez afirmou nesta quarta-feira que "Deus vai acelerar o fim do império norte-americano", em resposta à declaração pronunciada mais cedo pelo presidente americano, George W. Bush, que "pediu a Deus para que acelere o fim do sofrimento dos cubanos".

"Bush disse que pediu a Deus para que acelere o fim do sofrimento dos cubanos. Isso merece um bocejo", ironizou Chávez durante uma reunião com estudantes de medicina formados numa escola apoiada por Cuba.

"Se Deus vai acelerar algo - e já o está acelerando - é o fim do império norte-americano", enfatizou o dirigente venezuelano. "Graças a Deus, o Deus dos povos, dos oprimidos, dos explorados e dos pobres, graças à dinâmica do tempo, ao despertar dos povos, o império norte-americano está, e continuará, em declínio", prosseguiu.

"Vai terminar em breve o mandato de Bush, que encheu o mundo de terrorismo, miséria e fome. O mundo agradece a Deus pelo fim do mandato de Mister Bush. E junto com você, cavalheiro da morte e do terror, será o fim do funesto império norte-americano", declamou o presidente venzuelano.

Na Periferia do Imperio - http://www.naperiferiadoimperio.blogspot.com

A luta contra o apartheid recomeçou na África do Sul

Posted: 21 May 2008 01:28 PM CDT

Por John Pilger, no Resistir

"Quando voltei à África do Sul após a queda do apartheid, pedi a Ahmed Kathrada para levar-se a Robben Island. Conhecido afectuosamente como Kathy, ele usava óculos escuros para encobrir os olhos danificados pelo brilho da pedra calcária que ele e Nels
Justificar completamenteon Mandela aguentaram durante décadas. Ele mostrou-me a sua cela, de um metro e meio por um metro e meio, onde "a luz era sempre brilhante, dia e noite". Admirei-me como foi possível sair de um quarto de século de encarceramento como um ser humano são, equilibrado, tolerante e simpático. Suas razões incluíram os ensinamento de Gandhi e o apoio dos seus seres amados, mas, acima de tudo, "havia a luta, sem a qual nada muda".

Este sentido de luta está de volta na África do Sul. No outro dia encontrei-me com o escritor Breyten Breytenbach, que passou oito anos na prisão sob o regime do apartheid. Ao falar no festival "Time of the Writer", em Durban, evocou os "sonhos" dos grandes combatentes da libertação Steve Biko e Robert Sobukwe. "Como iremos travar este 'progresso' aparentemente irreversível da África do Sul para um Estado totalitário de um partido?", perguntou." Leia mais em Resistir

Na Periferia do Imperio - http://www.naperiferiadoimperio.blogspot.com

.

Sem comentários: