A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

sábado, maio 17, 2008

Israel - 60 anos de dor na Palestina

Israel comemora 60 anos. Palestinos lamentam o Nakba (tragédia)

.

.

Os palestinos realizaram marchas e eventos no aniversário de 60 anos do Nakba, ou "Tragédia", como é conhecida o éxodo de 700 mil palestinos que em 1948, quando o Estado de Israel foi criado, abandoram ou foram expulsos de suas terras e se refugiram na Cisjordânia, Faixa de Gaza e países vizinhos. Calcula-se que hoje o número de refugiados ultrapasse 4 milhões.
.
Em Ramallah foi realizado um evento em frente à antiga residência do presidente palestino Yasser Arafat, onde o ex-líder está enterrado. Na Cisjordânia foram soltos 21.900 balões negros, cada um representando um dia de ocupação da terra palestina. A idéia era que o vento os levasse até Jerusalém, informou a BBC.
.
Na Faixa de Gaza, policiais abriram fogo contra manifestantes na fronteira com o Egito. Refugiados palestinos no Líbano realizaram uma marcha até a fronteira israelense para a formação de um cordão humano. O evento foi batizado de “A Marcha do Retorno”.
.
O direito dos refugiados de retornarem ao país é considerado um dos maiores obstáculo para um acordo de paz entre israelenses e palestinos.

.


.

Na Periferia do Império......................

.
.
.
.

Sem comentários: