A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

sexta-feira, maio 02, 2008

Capitalismo, ganância e fracasso humano





por Sérgio Barroso*
.

''É um massacre dos pobres do mundo. O problema não é a produção de alimentos. É o modelo econômico, social e político do mundo. O modelo capitalista está em crise'' (Hugo Chávez).

.

As primeiras revoltas de famintos e famélicos no Haiti, África Ocidental ou Bangladesh implicaram até numa (cínica) advertência registrada pelo Banco Mundial e o FMI. Seis pessoas morreram em Port au Prince (Haiti), em recentes e desesperadores levantes. Como disse Mike Whitney “as pessoas enlouquecem quando não podem alimentar seus filhos” (Tumultos alimentares e especuladores, Counterpunch, 26-27/4 2008).

.


Na Indonésia, Vietnam e Índia adotaram-se controles sobre as exportações de arroz. Os preços do trigo, do milho e da soja estão a bater recordes. A própria ONU - adepta de carteirinha da “globalização financeira” - denominou a atual crise alimentar global de ''tsunami silencioso''. Via de regra, praticamente todas as commodities vêm subindo. Pari passu à profunda crise financeira, deflagrada pela oligarquia gringa ianque.

.

De fato, entre 2004-2007, os preços dos alimentos subiram em média de 83%. Assustado, o economista-sênior do Financial Times, liberal Martin Wolf afirma que a causa principal para o surgimento de um novo surto inflacionário encontrar-se-ia na alta mundial e espetacular dos preços das commodities. Segundo escreveu, entre 2002 e 2008 (fevereiro), o índice amplo do Goldman Sachs foi de 288%, o do preços da energia 358%, o de metais industriais 263% e o de produtos agrícolas 220% (Valor Econômico, 5/3/2008).

.

Ora, seguindo exatamente a orientação de política monetária do chefão do Federal Reserve (Fed, Banco Central dos EUA), Ben Bernanke, um verdadeiro vagalhão especulativo de commodities sacudiram os preços para a lua. Como assim? “O dólar fraco continuará afetando a economia européia porque dificultará as exportações européias'', declarou ontem o premiado com o Nobel de economia (2001), J. Stiglitz, a uma revista austríaca. Conforme imagina, além do euro, a ultravalorização do iene é parte de uma política proposital para ''empobrecer os vizinhos''. [O cara-pálida esqueceu o real!]

.

Assim, enquanto o dólar está, por decisão do Estado norte-americano, muito mais barato, para, também, fortalecer suas exportações, a especulação grossa torna os alimentos e as matérias-primas muito mais caros. Não à toa a inflação corre solta na maior parte dos Estados do Golfo Pérsico, “informalmente” dolarizados.

.

Escassez de petróleo? Uma gigantesca mentira! Os especuladores estão simplesmente jogando à estratosfera o preço do barril de petróleo. Assim agindo, nada mais fazem do que fugir da desvalorização de grande parte dos ativos financeiros, deslocando-se temporariamente do dólar e, óbvio, das ações do mercado imobiliário.

.

Corretíssima a análise do destacado economista Elmar Altvater: formou-se uma ''aliança diabólica'' entre transnacionais petrolíferas, o setor automobilístico, a indústria farmacêutica e setores agrícolas propondo-se a transformar superfícies cultiváveis do Sul global numa plataforma para a produção de combustível destinado ao Norte global. “Ambas crises, a dos combustíveis fósseis e a dos alimentos, são as duas faces de uma mesma moeda” - assegura.

.

Sim, digo eu: capitalismo que mata gente de fome em meio à exuberância, por sadismo congênito.

.

O presidente Hugo Chávez, como qualquer pessoa, deve ter muitos defeitos. Contudo, talvez, na seara política, o maior deles seja dizer as coisas com as palavras que lhes correspondem – em luta contra o fracasso humano.

.

O capitalismo, historicamente, é sistema obsoleto. Mas será necessária ampla consciência para transformá-lo.

.

Artigo publicado originalmente em O Jornal (AL), 30/4/2008




*Sérgio Barroso, Médico, doutorando em Economia Social e do Trabalho (Unicamp), membro do Comitê Central do PCdoB.



* Opiniões aqui expressas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
.
in vermelho -
1 DE MAIO DE 2008 - 18h08
.
.

Sem comentários: