A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quarta-feira, abril 29, 2009

1,7 milhões de euros para os sem-abrigo

Você está em: Homepage / Portugal / Notícia
.
.
Bruno Colaço O Cardeal-patriarca à chegada à Sociedade de Geografia, onde se assinalaram os 20 anos da Vida e Paz

O Cardeal-patriarca à chegada à Sociedade de Geografia, onde se assinalaram os 20 anos da Vida e Paz
.

Solidariedade: Reinserção é prioridade da comunidade Vida e Paz

1,7 milhões de euros para os sem-abrigo

* Valter Anacleto com Lusa
.
A Comunidade Vida e Paz (CVP) precisa de mais 1,7 milhões de euros para o serviço de solidariedade social qualificado. De acordo com Jorge dos Santos, presidente da direcção, "a crise está a ter impacto nos donativos das instituições públicas e dos privados". Segundo explicou ao CM, "metade do valor investido na reinserção dos sem-abrigo é comparticipada pelo Estado". Ontem assinalou-se o 20º aniversário da CVP, em Lisboa.

Lopes Marcelo, presidente do Conselho da Comunidade referiu que "a recuperação dos sem-abrigo é longa e dispendiosa e existe uma tendência para se agravar, dada a actual conjuntura económica e social", acrescentando que "nos restantes países da Europa, estas despesas são inteiramente suportadas pelo Estado."

O Cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, referiu que "o dinheiro que temos é o mais fácil de dar": "Há grandes carências de afectividade. Posso não ter dinheiro mas tenho ternura, um gesto e carinho."

FOME NA PESCA

A falta de dinheiro que afecta grandes franjas da sociedade portuguesa já atinge metade das 400 famílias de pescadores da Costa de Caparica, Trafaria e Fonte da Telha (Almada), que já estão a passar fome. A denúncia de Lídio Galinho, do Sindicato dos Trabalhadores da Pesca do Sul, levou a Junta de Freguesia da Costa de Caparica a queixar-se ao Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas. "Legalmente, um pescador não tem direito a coisa nenhuma e as famílias têm vergonha de dizer que passam necessidades. Tem o seu orgulho de pescador", explica o dirigente sindical. Os meses de Janeiro e Fevereiro foram os mais difíceis para os profissionais da faina, devido ao mau tempo.

Sob anonimato, os pescadores lamentam a sorte: "Temos que dar graças aos supermercados onde ainda vendem latas de grão e de feijão a 20 e 30 cêntimos."

APONTAMENTOS

AULA TEÓRICA
O economista João César das Neves deu uma aula teórica sobre serviço de solidariedade social qualificado.

CEM REINSERÇÕES
A Comunidade Vida e Paz reinsere anualmente cerca de cem pessoas sem-abrigo.

.
.
in Correio da Manhã - 19 Abril 2009 - 00h30
.
.

Sem comentários: