A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

terça-feira, março 02, 2010

Escola - Fábrica de Cretinos - João Vaz

Você está em: Homepage / Opinião / Notícia
.
 
Correio da Manhã - 02 Março 2010 - 00h30

Opinião

Fábrica de cretinos

.
.
Após nove, 11 ou mais anos de escola, os jovens passam ao mercado de trabalho sem um mínimo de capacidades.
.
A ideia de a escola, o ensino e a aprendizagem constituírem um elevador social para os desfavorecidos está a ser aniquilada pela actual crise. Em menos de vinte anos, Bill Gates, Steve Jobs e Paul Alen não deixaram de estar entre os mais ricos do Mundo, mas já se destaca mais o seu sentido de negócio do que a sua paixão pelo conhecimento e a inovação, capazes de mudar o Mundo. As legiões de jovens com diplomas, mas sem emprego, reduzem os bilionários das novas tecnologias a uma espécie de clube de premiados do Euromilhões. Já nem se vê claramente que aprendizagem contribui para o seu êxito. Talvez passar o tempo a dedilhar nos jogos de consola até ajude mais do que uma sólida preparação académica. E entre um curso superior e a passagem por um qualquer reality show o segundo é de certeza melhor porta para fazer carreira. De resto, o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, não é o único líder que adora recrutar caras bonitas para a política entre as assistentes mais despidas dos programas de TV.
.
O problema é grave. Na semana passada, um jornal britânico registava que o desemprego não cessa de aumentar entre os recém-licenciados. Há sempre os sobredotados e superapoiados que vão directo ao topo depois de saírem de Harvard, Yale, Oxford ou Cambridge, mas a desilusão reina nas grandes massas de diplomados aviados pelas universidades públicas e privadas sem prestígio. Dois números chocavam no ‘Sunday Times’: uma em cada cinco pessoas em idade de trabalhar não tem emprego; dos 1,7 milhões de empregos criados desde 1997 no Reino Unido 81% pertencem a estrangeiros.
.
Poder-se-ia pensar num declínio de civilização. Instalados na sua subsídiodependência, os britânicos já não teriam ambição e capacidade para singrar. A observação dos factos leva porém a outras pistas: após nove, 11 ou mais anos de escola, os jovens passam ao mercado de trabalho sem um mínimo de capacidades. Pior, nem sequer revelam interesse pelo trabalho. Num recrutamento, 52 candidatos foram chamados a uma entrevista. Mais de metade chegaram atrasados, 12 não traziam nada com que pudessem tomar notas para resolver um problema e os três seleccionados ficaram sem emprego em menos de seis meses por incompetência e falta de empenho.
.
Fica evidente que as escolas estão a falhar na sua função. Fabricam cretinos em vez de homens livres, capazes de fazer progredir as sociedades em que se inserem. Com esta Educação, não há hipóteses de um mundo melhor. Nem de uma vida melhor.



João Vaz, Redactor Principal
» COMENTÁRIOS no CMJ on line
.
02 Março 2010 - 18h58  | JocaO problema está muito na escola mas também em querer MO qualificada a custo de não qualificada. Só querem para si...
02 Março 2010 - 15h27  | aristótelescomo diz Medina Carreira, a escola actual forma analfabetos
02 Março 2010 - 14h35  | Inês NunesNunca cheguei atrasada.fui elogiada qdo trabalhei.sou recemlicenciada e agr desempregada por n ter 2 anos de experiencia
02 Março 2010 - 14h26  | Inês NunesQq 1 s sente desmotivado qdo tira licenciatura em enfermagem e so recebe propostas para funçoes d auxiliar d enfermagem.
02 Março 2010 - 13h23  | luiso que eu penso ha muito tempo,vale mais uma profissao que um canudo!!!
02 Março 2010 - 12h14  | António CarvalhoEu, sem ser professor, acrescentaria que "não obstante o imenso esforço de alguns professores"...
02 Março 2010 - 12h09  | Luís Câmara LemeLimitar o problema à Escola é simples demais.O problema é de toda a sociedade no seu conjunto,sem exclusão de ninguém.
02 Março 2010 - 11h47  | Ricardoconcordo, mas quem será mais cretino os miudos que andam na escola ou os graudos que deixaram que isto chegasse a tal?
02 Março 2010 - 11h43  | Luis Câmara LemeA notícia levanta um problema conhecido.Contudo,é muito mais importante apontar soluções do que lastimar a situação...
02 Março 2010 - 11h37  | R. AraújoE o chamado "processo de Bolonha" promete piorar o panorama! PESSOAS DIPLOMADAS SEM CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS EFICAZES
.
02 Março 2010 - 11h33  | RodriguesQUANDO OS SINDICATOS LUTAM COM TODOS OS MEIOS PARA TEREM UMA VIDA BELA, AINDA QUEREM MAIS BELA, QUE ESPERAM?
02 Março 2010 - 11h31  | Ex-PIDERazão tinha o Dr Salazar que achava perigoso dar estudos a todo e qualquer bicho careta. Aí estão as consequências! Beja
02 Março 2010 - 11h18  | luisA família é a base de toda a educação e formação. Junte-lhe falta de valores e "novas oportunidades" e sirva a preceito.
02 Março 2010 - 11h05  | xingadoCrónica para ser lida principalmente pelos pais e MNE Os professores fazem o que lhes mandam
02 Março 2010 - 10h46  | silva martinspois se a "avaliação" é para professores da "cor subirem"!!!
02 Março 2010 - 09h59  | Leopoldo Silva - Marinha GrandeExcelente artigo este, do Dr. João Vaz. Venham mais .
02 Março 2010 - 09h36  | Carlos BaptistaCom esta educação,muitos poucos têm hipótese.Mas eles só vão ver isso,se algum dia forem trabalhar e não subsidiodepente
02 Março 2010 - 09h18  | MalfadadoUma crónica para os professores lerem com atenção. Excelente!
02 Março 2010 - 08h54  | Alberto Manuel Henriques BarataMeu Caro, na então 4ªclasse, antes das aulas, roçava um molho de mato! Incluindo a Universidade, sempre a trabalhar!
02 Março 2010 - 08h24  | Nelson MaltezSimplesmente brolhante.
.
02 Março 2010 - 08h20  | sila Perguntas: não servindo para nada, deve ponderar-se a sua substituição? Ou, nem isso?
02 Março 2010 - 07h09  | Manny Lifumba usatentamos copiar os exemplos dos consiferados espertos e sai a mesma porcaria dos espertos
02 Março 2010 - 06h50  | rpgE no nosso caso com os exemplos dos nossos maiores, então ainda melhor. A fome é que vai por isto nos eixos.
02 Março 2010 - 03h56  | MALI CANADAMEU CARO SR. JOAO VAZ,ESTA TRISTE REALIDADE,VAI TRAZER MUITO SANGUE E LAGRIMAS,O DSESPERO A ISSO VAI OBRIGAR!!!!!!
02 Março 2010 - 02h12  | daniel - SetúbalAs escolas deixaram de ensinar a 'raciocinar'. Ensinar a utilizar a massa cinzenta dá demasiado trabalho.
.
.

Sem comentários: