A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quarta-feira, março 03, 2010

Fidel Castro garante que Cuba “nunca assassinou” um opositor


.
Dissidente cubano Guillermo Fariñas esta há sete dias em greve de fome

Fidel Castro garante que Cuba “nunca assassinou” um opositor

02.03.2010 - 21:41 Por Isabel Gorjão Santos
  • 12 de 12 notícias em Mundo
  •  
O dissidente cubano Guillermo Fariñas, que se encontra em greve de fome para protestar contra a morte de Orlando Zapata, outro dissidente cubano que morreu na semana passada após mais de dois meses sem ingerir alimentos, disse em entrevista ao "El País" que “há momentos na história em que tem de haver mártires”. Esta terça-feira o líder histórico cubano Fidel Castro referiu-se à morte de Zapata para dizer que Cuba “nunca ordenou o assassínio” de um opositor.
Fidel Castro enviou uma mensagem à televisão cubana 
Fidel Castro enviou uma mensagem à televisão cubana (Reuters)
Aos 48 anos, o jornalista e dissidente cubano Guillermo Fariñas já esteve 23 vezes em greve de fome e passou 16 anos preso. Há uma semana que não come nem bebe e o seu estado de saúde tem vindo a deteriorar-se. As autoridades cubanas anunciaram que enviaram dois médicos para examinar Fariñas. “Encontraram-no muito desidratado e recomendaram a sua hospitalização”, disse à AFP o dissidente Francisco Chaviano, que se encontra em Santa Clara, a cerca de 280 quilómetros de Havana.
.
Para além de Fariñas, estão também em greve de fome dois outros opositores, Fidel Suarez, de 49 anos, e Nelson Molinet, de 45, detidos desde 2003 na região de Pinar del Rio, no Oeste de Cuba.
.
Fariñas disse ao "El País" que o seu objectivo é fazer com que o Governo cubano pague “um elevado preço político” pela morte de Zapata. Quer também que as autoridades libertem os presos políticos que se encontram doentes. E, se morrer, espera que o mundo saiba “que o Governo deixa morrer os opositores e o caso de Orlando não foi isolado”.
.
Os argumentos de Fariñas são contestados por Fidel Castro, que liderou o país até 2008, quando a presidência foi assumida pelo irmão, Raul Castro. “Cuba não ordenou o assassínio de nenhum adversário”, disse numa mensagem enviada à televisão nacional. Pouco depois, a televisão cubana difundiu, pela primeira vez, uma reportagem sobre a morte de Zapata, com entrevistas aos médicos que dizem ter feito tudo para salvar a vida do dissidente.
.
Após a morte de Zapata as forças de segurança cubanas realizaram pelo menos 126 detenções, segundo a Comissão Cubana de Direitos Humanos e Reconciliação Nacional.
.
Em Espanha, o Governo rejeitou uma proposta do Partido Popular para que fosse alterada a política em relação a Cuba e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Miguel Ángel Moratinos, considerou que o país deve “intensificar o diálogo” com a ilha. A política espanhola em relação à América Latina é “muito clara”, disse ao "El Mundo": “Ter o melhor nível de relação possível com todos, incluindo Venezuela e Cuba”.
.

URL desta Notícia

http://publico.pt/1425211

Comentário + votado

rita, Localidade, País. 02.03.2010 23:44

O que são qunatas? Hmmm... Qunatas e golfe parece-me bem...
Batman
02.03.2010 23:56

Comentários 1 a 10 de 35


  1. Batman, Bodeguita del Medio. 02.03.2010 23:56

    rita, Localidade, País. 02.03.2010 23:44

    O que são qunatas? Hmmm... Qunatas e golfe parece-me bem...

  2. JN, Amadora. 02.03.2010 23:48

    Pedro G, Ourém. 23:40

    O Fonseca foi substituido pelo Pedro G, Ourém. Ahahahah! Temos outro "analfabeto"!

  3. Fidel de Encosto, Cuba do Alentejo. 02.03.2010 23:47

    Mecânica

    O motor de arranque já funciona, Luis de Almada? Ou ainda é necessário empurrão?

  4. rita, Localidade, País. 02.03.2010 23:44

    Os que lutam

    .....pelos campos de golfe tirando as terras aos outros, é que sao os bons, é sabido. Com estes casos nao se indignam, devem desejar também fazer parte desse mundo, ficam fascinados! O problema dos indios? Seres inferiores! E bonita a justiça destes senhores! Qunatas historias de "golfe" ha por este mundo fora!

  5. Mistral, Porto. 02.03.2010 23:42

    Ele tem razão

    Fidel Castro diz a verdade "Nunca ordenou o assassino de UM opositor" Foram centenas executados / fusilados às suas ordens.

  6. Manuel, Amora. 02.03.2010 23:41

    Deixa-os ladrar!

    Grande Luís! Aguenta-te aí com esses ignorantes todos! Têm a cabecinha cheia de teias de aranha, telenovelas, futebol, fátima etc.... Deixa-os ladrar!

  7. Pedro G, Ourém. 02.03.2010 23:40

    Raúl

    Raúl Castro já afirmou diversas vezes que libertava todos os prisioneiros que os yankees quisessem e que os enviaria para os EUA com a respectiva familia em troca dos 5 cubanos presos nos EUA com longas e injustas penas. Para quê agora todo este choradinho? Isto é só propaganda anti cubana mais nada. Este zapata era um criminoso já com um vasto currículo,mas isso os meios de comunicação ocidentais não dizem...

  8. JN, Amadora. 02.03.2010 23:40

    Os comunas manipulam..

    O Governo cubano manipula e se contradiz no caso Zapata. Ler aqui: diariodecuba.net/index.php?option=com_content&view=article&id=510:disidencia-el-gobierno-manipula-y-se-contradice-en-el-caso-zapata&catid=81:cuba&Itemid=197
  9. Batman, Gotham City-sur-Mer. 02.03.2010 23:34

    Miauuu!

    Luis de Almada é comunista bichano, disse-me a minha namorada Cat Woman. Ela acrescentou: "Se Luis de Almada fosse barco, atracava de popa! "
  10. JN, Amadora. 02.03.2010 23:33

    No corredor dos condenados a ficarem...

    "No corredor dos condenados a ficarem" - um artigo de Yoani Sánchez, havana, Cuba. Aqui: desdecuba.com/generaciony_pt/?p=959
    .

    Comentários 11 a 20 de 37


    1. JN, Amadora. 02.03.2010 23:40

      Os comunas manipulam..

      O Governo cubano manipula e se contradiz no caso Zapata. Ler aqui: diariodecuba.net/index.php?option=com_content&view=article&id=510:disidencia-el-gobierno-manipula-y-se-contradice-en-el-caso-zapata&catid=81:cuba&Itemid=197

    2. Batman, Gotham City-sur-Mer. 02.03.2010 23:34

      Miauuu!

      Luis de Almada é comunista bichano, disse-me a minha namorada Cat Woman. Ela acrescentou: "Se Luis de Almada fosse barco, atracava de popa! "

    3. JN, Amadora. 02.03.2010 23:33

      No corredor dos condenados a ficarem...

      "No corredor dos condenados a ficarem" - um artigo de Yoani Sánchez, havana, Cuba. Aqui: desdecuba.com/generaciony_pt/?p=959

    4. JN, Amadora. 02.03.2010 23:28

      Luis, Almada - o mentiroso crónico!

      O Luis, Almada, gosta de mentir com as dentolas todas... Essa de Orlando Zapata Tamayo "matar-se à fome para ter cozinha, televisão e telefone na cela" é do mais burrinho e baixinho que há. Para que quereria Zapata uma televisão, por exemplo, se em Cuba a televisão é controlada pelos comunas para transmitir a única propaganda autorizada que ele bem conhecia e detestava? Acharão que Zapata quereria ouvir os discursos de Fidel constantemente? O Luis, Almada, é mentiroso crónico!

    5. mario.janeira, Farto de PS/PSD/CDS. 02.03.2010 23:27

      Direitas Humanas

      Por falar em greves da fome e perseguições a populares, lembrei-me agora daquela ..a... do...Canadá. Lembram-se, não é? Aquela de terem morto alguns índios que reivindicavam o seu território e que o governo local quis transformar num campo de golfe. Ah! Já não se lembram? Pois; é natural. Realmente aquilo foi um bocadito mau!!!

    6. Luis, Almada. 02.03.2010 23:23

      Parece que até os media que apoiaram

      ... o golpe na Venezuela estão indignados! Que Obama também está. Também Zapatero?A znar? Rajoy? Uribe? Calderón? Mohamed VI? Benjamín Netanyahu? Qual destes “defensores” dos direitos humanos e da liberdade de consciência é que vai atirar a primeira pedra?

    7. Zeqa, Palhavã. 02.03.2010 23:17

      Pois é claro

      Pois é claro. Um só, nunca. Nem seria um país democrático de esquerda (esta é que eu não percebo bem, mas enfim...).

    8. AlbinoCosta, Brasil. 02.03.2010 23:16

      Título

      A liberdade dos ricos ficarem mais ricos e os pobres ainda mais pobres era o objectivo da luta de Orlando Zapata tal como é agora o objectivo da luta de Guillermo Fariñas e outros. É bom lembrar que foi contra essa liberdade que os cubanos fizeram uma revolução e aguentaram firmemente com as consequências do bloqueio imposto pelos EUA e seguido pela generalidade dos países do seu continente e do mundo. Foi duro, mas resistiram e, no caso em apreço, resistir já é vencer. Hoje são um país extraordinário do ponto de vista social, respeitam os direitos humanos como poucos países no mundo se podem gabar de o fazer e desempenham um papel relevante no contexto internacional, na luta pela paz e cooperação no mundo. É lamentável que a oposição opte pela martirização mas, são opções. A minha solidariedade não a têm. A minha solidariedade vai inteirinha para o povo cubano e para o seu governo.

    9. Luis, Almada. 02.03.2010 23:14

      "O outro já morreu (claro que não foi morto,

      ... deixou-se sacrificar pelo que acreditava)" ??? O que ele reivindicava era ter cozinha, telefone e televisão na cela. Acha normal uma pessoa matar-se à fome para ter cozinha, televisão e telefone na cela? Eu não acho.Como também não acho normal que uma pessoa entre em greve de fome em protesto por o outro ter escolhido voluntariamente a morte.
    10. Luis, Almada. 02.03.2010 23:09

      O regime dos USA, tortura nas prisões

      ... faz guerras por matérias primas de que necessita, fez guerras encobertas contra países democráticos de esquerda, golpes de Estado por toda a América Latína, terrorismo na Nicarágua, sequestros e proibição de entrada no seu país a uma grande quantidade de pessoas de esquerda que estão nas suas listas de proibidos, pena de morte para a população mais pobre. No Iraque mais de um milhão de pessoas mortas e todo um país destruído, e não julgam ninguém? Nem Aznar, Blair, Bush, Barroso? No regime do México desapareceram centenas de mulheres, massacraram os índios em Chiapas, deram golpes de estado eleitorais, há corrupção e violência generalizada. O regime de Marrocos tortura, empobrece a sua população e ocupa o Sahara Ocidental. E ninguém lamenta, condena e calam? Qual é afinal a medida que usam para qualificar que um caso é insuportável e outro uma necessidade?
    .
    .

    Comentários 21 a 30 de 37


    1. Iluminus, Torres Vedras. 02.03.2010 23:07

      Já não há palavras...

      Sinceramente, já nem consigo responder a "este" Luís de Almada. Preferia o antigo dos copy/past ou o outro antes dele que evitava comentários muito personalizados e pessoais. Por favor, srs do Partido Comunista Português, troquem de Luís que este já deu o que tinha a dar. Parafraseando-o "... estes mercenários vão ganhando a vidinha, de costas direitas." O homem está em greve de fome, por amor de Deus! O outro já morreu (claro que não foi morto, deixou-se sacrificar pelo que acreditava). Morto por Castro foi o seu colega de revolução Camilo Cienfuegos, o General Arnaldo Ochoa (herói da guerra de Angola caído em desgraça), Tony de laGuardia, e milhares de outros. Ou será que estou a mentir, sr Luís de Almada? E também há quem afirme que foi ele quem mandou matar o Che, mas isso...

    2. mario.janeira, Farto de PS/PSD/CDS. 02.03.2010 23:07

      Desodorizante

      Estive a ler os comentários e...realmente.... Como poderá este país avançar se as mentalidades continuam apegadas a valores, tradições e traições do passado? Sei que as sociedades têm sempre os "velhos" a puxar para trás e a desejarem os dias que já passaram e que eles embelezaram de forma irracional por força da cartilha vigente. Mas o que é que um governo poderá fazer se eu resolver começar uma greve da fome? E que tal, se os clientes do BPP iniciassem essa forma de protesto e morressem todos? Seria o governo o responsável pela tragédia? Relativamente a Cuba, é frequente ler e ouvir que existem "presos políticos". Andam sempre a clamar que os governantes deveriam libertar os dissidentes. Mas o Fidel fartou-se de clamar que os Estados Unidos nunca quiseram rever a questão dos vistos. No entanto, organizam estes programitas de fim-de-semana para a imprensa. Ah! Não gostaram dos "dissidentes" que o Fidel deixou embarcar e que, posteriormente voltaram às prisões de Cuba (Guantánamo), mas dessa vez pela mão dos libertadores? Afinal, eram ou não bandidos de delito comum? Mais cérebro e menos paixão, é o que desejo a todos. Uma coisa é certa; eu nunca faria 23 greves de fome. Preferia ...

    3. Anónimo, .. 02.03.2010 23:07

      Liberdade

      Para os oprimidos pelo Capitalismo no Mundo, Revolução

    4. abreu, Localidade, País. 02.03.2010 23:03

      Estando vivo

      .....é muito mais util que morto. Nao é morrendo que se luta por um ideal.Ha quem seja capaz de se sacrificar, pensando que ficarao na historia.Neste mundo há-de tudo.

    5. Anónimo, Porto. 02.03.2010 23:00

      morto

      E estava preso pq? Por ter atacado criancinhas? Por ter roubado pessoas? Não, por discordar. Luis Almada, vai-te catar.

    6. Luis, Almada. 02.03.2010 22:58

      Quando lamentam, condenam, aplaudem

      ..calam qual é a medida que usam para qualificar que um caso é insuportável e outro uma necessidade? O regime de Colômbia, segundo a Amnistía Internacional, é o país onde mais sindicalistas morrem todos os anos e onde milhares de camponeses foram assassinados impunemente pelos paramilitares nos últimos 20 anos. Milhares de argentinos continuam desaparecidos desde a ditadura de Videla apoiada em todo a sua vigência pelos USA, milhares de chilenos morreram e desapareceram depois do golpe de Pinochet e da CIA. Mais recentemente, os países da NATO, invasores no Afeganistão, mataram directamente desde que lá estão, há nove anos, centenas de milhares de homens, mulheres e crianças que nada tinham a ver com a resistência armada. O regime de Israel é o carcereiro e o exterminador de Gaza, a maior prisão do mundo, com um milhão e meio de pessoas, das quais 80% vivem da ajuda internacional e sem acesso a qualquer direito e com Israel cometendo crimes de guerra. A própria ONU reconheceu que Israel usou bombas de fósforo branco sobre a população civil, destruiu casas, terras, árvores, fábricas, escolas e sujeita à fome centenas de milhares de pessoas.

    7. Carlos, Londres. 02.03.2010 22:58

      Luís

      Um grande abraço, cada ano que passa estou mais orgulhoso de aos 18 anos ter abraçado o Marxismo; está provado de forma científica, com um bom contributo do grande Kondratieff e dos seus ciclos económicos que o marxismo está certo. Fartei-me de rir com esta direitada cheia de azia que vem para aqui atirar-se ti e aos nossos camaradas, ha ha ha...somos fortes, organizados e saudáveis. Venham eles...

    8. Mortimer, Lisboa. 02.03.2010 22:55

      Luis de Cuba

      Já ninguém liga ao que este " comuna de m..da " (nas imortais palavras de Ary dos Santos) deste Luis de Almada diz. O atraso mental patente no seu facciosismo cego ilustra toda a ignorância de quem nunca lutou por um ideal nem se dispôs a morrer por ele.

    9. Felipe Gomes, Sintra. 02.03.2010 22:53

      Desaparecimento comunista

      Hahahahahahaha... quem viu um mentiroso comunista (Luis Al-Mada) viu todos... é só tentativas de reescrever a História... tese, antítese, síntese: estupidez comunista, hipocrisia comunista, desaparecimento comunista...
    10. JN, Amadora. 02.03.2010 22:52

      Democracia para Cuba!

      "Quem deixa de ingerir alimentos, morre simplesmente". Luis, Almada, o que dizes todos sabem! Escreves isso só para "encher chouriços", por falta de inteligência para ser mais abrangente. Orlando Zapata Tamayo sabia muito bem que morreria... E continuou a sua greve heróica pela ideia da Democracia e Liberdade para o Povo cubano. É esta ideia superior que a tua cabecita não diz. Ficas-te pelo simplismo bacoco ao repetir quem não come - morre. O teu comentário é perfeitamente inútil. Um zero à esquerda!
      .

      Comentários 31 a 38 de 38


      1. JN, Amadora. 02.03.2010 22:52

        Democracia para Cuba!

        "Quem deixa de ingerir alimentos, morre simplesmente". Luis, Almada, o que dizes todos sabem! Escreves isso só para "encher chouriços", por falta de inteligência para ser mais abrangente. Orlando Zapata Tamayo sabia muito bem que morreria... E continuou a sua greve heróica pela ideia da Democracia e Liberdade para o Povo cubano. É esta ideia superior que a tua cabecita não diz. Ficas-te pelo simplismo bacoco ao repetir quem não come - morre. O teu comentário é perfeitamente inútil. Um zero à esquerda!

      2. Avô BocaDoce, DasMaravilhas. 02.03.2010 22:48

        curativo

        O califa d´almada devia levar chibatadas no lombo até ser curado da doença...

      3. Luis, Almada. 02.03.2010 22:41

        O capital e o imperialismo sabem

        ... que atacar Cuba é atacar o socialismo na América Latina, e é por isso mesmo estão em guerra mediática permanente. E é no mínimo ridiculamente grotesco que quem assassina e tortura diariamente nos seus países e nos países que ocupam, todo este histerismo porque em Cuba morreu um preso, por sua opção e escolha. Porque é isso o que acontece a quem deixa de ingerir alimentos e persiste nessa teimosia. Morre. Tão simples como isso. Quem deixa de ingerir alimentos, morre simplesmente.

      4. Partido dos Pobres, Portugal. 02.03.2010 22:38

        Torturar até morrer não é assassino!

        O comunismo (PCP e BErrda) não assassina, tortura até vítima desejar morrer! Viva o comunismo capitalista! Viva o PCP! Viva o BE!!!

      5. paspalho, Lisboa. 02.03.2010 22:27

        Nãaaaaaaaaaaaaaaoooo....

        O quê? Matar um opositor? Nós?! Nunca!! Nós somos uns santinhos, não conseguem ver a nossa aureola?

      6. JN, Amadora. 02.03.2010 22:24

        Comunas proibem viajar

        O regime comuna cubano recusou conceder o visto de saída de Cuba a Yoani Sánchez para ela se deslocar ao Chile a uma Conferência de Língua espanhola, entretanto anulada devido ao tremendo sismo. O facto deve ser realçado, pois mostra claramente a face negra dos comunas. Estes sentem-se proprietários dos cidadãos dos países que controlam e não concedem o direito de viajar às pessoas por motivos políticos. O Chile tinha já dado a Yoani Sánchez o direito de entrar no país para participar na dita Conferência. Yoani Sánchez escreveu com bom humor que "o papá Estado" não a deixava sair de Cuba.

      7. JN, Amadora. 02.03.2010 22:22

        Liberdade para os presos políticos cubanos!

        Luis, Almada, os dissidentes "vão ganhando a vidinha" ou a morte? E os irmãos Castro não ganharam a vidinha deles à custa da Liberdade e Democracia do Povo cubano?
      8. Luis, Almada. 02.03.2010 22:16

        A condição para levantar a greve é a ressurreição

        ... do Zapata? Refiro-me ao Guillermo Fariñas, que segundo a notícia "se encontra em greve de fome para protestar contra a morte de Orlando Zapata", Parece-me que a megalomania da oposição cubana se está a tornar delirantemente galopante. E cada vez mais ridícula. Não bastava esse fulano anafado já ter alegadamente feito antes greve de fome 23 vezes... e é assim, com fitas mediáticas destas, que estes mercenários vão ganhando bem a vidinha, de costas direitas.
        .
        .
        .
        .

Sem comentários: