A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

domingo, janeiro 06, 2008

A Semana Inter-Nacional (1)




Papa apela ao desarmamento nuclear
O Papa Bento XVI apelou esta terça-feira à realização de acordos para o desarmamento nuclear, afirmando-se preocupado com o aumento de países possuidores deste tipo de armamento, numa mensagem de celebração do Dia Mundial da Paz.
.
Espanha: Nova lei leva mais de um milhão a deixar tabaco
Espanha registou uma acentuada descida no número de fumadores, dois anos após a entrada em vigos da lei anti-tabaco. Mais de 1,2 milhões de pessoas deixaram de fumar no país vizinho com a poibição do fumo nos locais de trabalho e, parcialmente, em bares e restaurantes, de acordo com dados do Comité Nacional espanhol de Prevenção do Tabagismo (CNPT).
.
Taxas moderadoras mais caras
Os serviços de saúde voltam a aumentar de custo, com as taxas moderadoras a sofrerem, a partir desta terça-feira, um aumento de 2,1 por cento.
.
Ministério da Saúde justifica aumento
O Ministério da Saúde justificou o aumento de mais de quatro por cento a pagar pelos utentes pelas taxas moderadoras das urgências com o facto de não ter ocorrido qualquer agravamento no acesso a mais de uma centena de exames.
.
Correio da Manhã 2008.01.01
.
Petróleo atinge os 100 dólares
O preço do petróleo atingiu esta quarta-feira, pela primeira vez na história, os 100 dólares por barril no mercado de Nova Iorque.
.
Chipre e Malta aderem ao clube
Chipre e Malta fazem desde ontem parte da zona euro, aumentando para 15 o número de países da moeda única europeia nove anos após a criação desta união monetária.

.
Papa pede acordos para desarmamento nuclear
O Papa Bento XVI mostrou-se ontem preocupado com o aumento de países com armas nucleares e apelou à obtenção de acordos concretos para o desarmamento. Numa mensagem dirigida pelo Sumo Pontífice da Igreja Católica a propósito do Dia Mundial da Paz, são ainda destacadas as questões ambientais.
.
Fidel saúda meio século de resistência
Fidel Castro saudou na segunda-feira o povo cubano por “50 anos de resistência” frente aos Estados Unidos, numa mensagem escrita que foi lida na televisão estatal pouco minutos antes do fim do ano.
.
Asilo político
Seis dos sete artistas cubanos conhecidos como Los Tres de La Habana acabam de desertar do seu país, refugiando-se nos EUA, onde entraram através da fronteira entre a Califórnia e o México.

.
Cavaco questiona salários de luxo
Será possível reduzir a taxa de desemprego? Os sacrifícios da última meia dúzia de anos garantem um futuro melhor? Conseguirá o País aproximar-se do nível de desenvolvimento médio da União Europeia? Será que Portugal pode vencer? A estas interrogações o Presidente da República respondeu ontem, na sua mensagem de Ano Novo: “Estou convencido de que sim.”
.
Ministro considera críticas de Cavaco oportunas
O ministro da Saúde, António Correia de Campos, considerou esta quarta-feira que a mensagem de Ano Novo do Presidente da República "dá voz às dúvidas e queixas dos utentes" e que as críticas de Cavaco Silva são "equilibradas e oportunas".
.
Urgências aumentam mais do que inflação
As taxas moderadoras para as urgências hospitalares aumentaram ontem 4%, quase o dobro da inflação prevista (2,1%). Fonte oficial do Ministério da Saúde (MS) justifica este agravamento nas urgências, com o facto de não haver aumentos no acesso a mais de cem tipos de exames.

.
BE critica omissão sobre ratificação de Tratado
O Bloco de Esquerda classificou de “omissão relevante e preocupante” o facto do Presidente da República não ter mencionado a assinatura do Tratado de Lisboa na sua mensagem de Ano Novo dirigida aos portugueses.
.
PS saúda mensagem de Cavaco Silva
O PS classificou de "muito positiva e equilibrada" a mensagem de Ano Novo do Presidente da República, Cavaco Silva.
.
CDS-PP salienta discurso realista e oportuno
O deputado do CDS-PP Nuno Melo avaliou a mensagem de Ano Novo do Presidente da República como um discurso “realista e oportuno” através do qual Cavaco Silva “chamou o Governo socialista à terra”.
.
PCP critica mensagem de Ano Novo branda
A direcção do PCP reagiu à mensagem de ano novo de Cavaco Silva, considerando que o Presidente da República fez uma "avaliação branda face à dimensão dos problemas que o país atravessa".
.

Urgências do hospital da Anadia encerraram hoje
As urgências do Hospital José Luciano de Castro, em Anadia, encerraram esta quarta-feira, às 08h00, como previsto.
.
Vouzela: Vigília contra fecho do SAP
Duas centenas de pessoas participaram ontem à noite em duas vigílias de protesto pelo encerramento dos Serviços de Atendimento Permanente (SAP) de Vouzela e S. Pedro do Sul.
.
Duelo político no BCP
Com a entrada de Miguel Cadilhe na corrida à administração do BCP a disputa que será decidida pelos accionistas a 15 de Janeiro transformou-se num verdadeiro duelo político entre PSD e o PS.
.
Escolas sem nomes santos
As escolas Básicas e Secundárias vão deixar de ter santos ou santas na denominação oficial. A indicação partiu do Ministério da Educação, no âmbito da aplicação do Decreto de Lei n.º 299/2007, da Lei de Bases do Sistema Educativo.
.
Concessões lançadas até Março
O Governo vai lançar até ao final de Março de 2008 os concursos para a concessão da construção das auto-estradas do Centro e do Litoral Oeste. No decorrer do segundo semestre do próximo ano será lançado o concurso para a auto-estrada do Alto Alentejo.
.

Greve na recolha de lixo minimizada por privados
O Porto acordou ontem com os contentores de lixo a abarrotar, como consequência da greve dos cantoneiros, que contestam as diversas alterações aos seus horários de trabalho.
.

A farsa da saúde
A aplicação da lei antitabaco é indecente e por muitas razões. Porque, por exemplo, o Estado se está perfeitamente nas tintas para a nossa saúde e bem-estar, co-mo pode ser constatado todos os dias nos hospitais civis e nos centros de saúde públicos.
.
in Correio da Manhã 2008.01.02
.
Preço do petróleo bate recorde
O preço do barril de petróleo no mercado de Nova Iorque ultrapassou esta quinta-feira pela primeira vez os cem dólares, tendo sido negociado a 100,05 dólares, depois de o departamento de Energia dos EUA ter revelado que as reservas desceram mais do que o esperado durante a semana passada.
.
Companhias sobem preços da gasolina
O preço do barril de petróleo negociado em Nova Iorque atingiu ontem o máximo histórico dos 100 dólares mas as gasolineiras nacionais anteciparam-se e já aumentaram o custo do litro do gasóleo e da gasolina em 2,4 cêntimos e 2 cêntimos, respectivamente. Para Nuno Ribeiro da Silva, ex-secretário de Estado da Energia, “estas são péssimas notícias para Portugal”.

.
Três milhões de dólares para países pobres
Portugal vai participar com três milhões de dólares no Fundo Multilateral de Investimentos II, gerido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, como forma de ajudar os países mais pobres da América Latina e das Caraíbas.
.
Explosão mata na Turquia
Uma forte explosão provocou pelo menos quatro mortos e 68 feridos me Diyarbakir, a maior cidade do Sudoeste da Turquia, uma região de maioria curda. A Polícia local atribuiu o atentado aos rebeldes curdos.
.
Paquistão: Comissão Eleitoral não sofreu pressões
A decisão da Comissão Eleitoral paquistanesa em adiar as eleições legislativas foi tomada sem qualquer pressão do Governo e após ter sido analisada a situação em que se encontra o país depois da morte da ex-primeira-ministra, garantiu esta quinta-feira o porta-voz daquele órgão, Kanwar Dilshad.
.
Polícia queniana reprime opositores do Presidente
Centenas de apoiantes da candidatura de Raila Odinga, líder da oposição queniana, que saiu derrotada nas eleções de domingo, saíram esta quinta-feira às ruas de Nairobi em protesto contra o Presidente Mwai Kibaki, sendo alvo de uma forte repressão policial que fez disparos para o ar para dispersar os manifestantes.
.
Genocídio denunciado
O presidente queniano, Mwai Kibaki, acusou ontem o partido do rival nas presidenciais de desencadear um “genocídio” no país. Raila Odinga, o suposto derrotado no escrutínio, retribuiu a acusação, frisando que o presidente “é responsável directo” por uma onda de violência que já custou a vida a pelo menos 300 pessoas e forçou mais de 75 mil a fugir de casa.

.
Igreja afastou-se da democracia
O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), do primeiro-ministro José Rodríguez Zapatero, respondeu aos ataques da Igreja católica com um comunicado no qual fala de ataque à democracia e à liberdade.
.
CML: Funcionários com interesses em processos
A sindicância aos serviços do Urbanismo da Câmara de Lisboa concluiu que há intervenção directa de funcionários da autarquia em processos em que têm interesses.
.
Fisco recuperou 1627 milhões em 2007
A Direcção-Geral dos Impostos superou no ano passado o objectivo de 1600 milhões de euros de cobranças coercivas, atingindo 1627 milhões de euros, de acordo com os dados divulgados esta quinta-feira pelo Ministério das Finanças.
.
Padres livres de impostos
Nos últimos três anos, os cerca de 1800 párocos portugueses, assim como os conselhos económicos das respectivas paróquias, pagaram ao Estado mais de 12,5 milhões de euros em IRS e Segurança Social, sem que fossem obrigados a fazê-lo.
,
Pensões: Maioria mantém poder de compra
O Ministério do Trabalho e Solidariedade Social garantiu esta quinta-feira que o aumento das pensões assegura a manutenção do poder de compra de 90 por cento dos pensionistas.
.
CDS-PP propõe aumento intercalar de pensões
Os democratas-cristãos anunciaram esta quinta-feira que vão propor, no Parlamento, um aumento intercalar das pensões de reforma para que “os pensionistas não voltem a perder o poder de compra”.

.
Governo quer alterar Código da Estrada
Quem cometer três contra-ordenações muito graves ou cinco contra-ordenações entre graves e muito graves, num período de cinco anos, pode ficar sem carta.
.
Transportes públicos não aumentam até Julho
A secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, garantiu esta quinta-feira que os bilhetes dos transportes públicos não voltarão a aumentar até ao mês de Julho, apesar da subida de preço dos combustíveis.

.
Trabalhadores rescindem contratos
Os cerca de 40 trabalhadores da empresa têxtil Pinheiro Rocha, que ontem foram impedidos de laborar, decidiram esta quinta-feira rescindir contrato com a unidade fabril e deixar que o processo se resolva em tribunal.
.
Presidentes: Salários 30 vezes superiores
Os presidentes das empresas portuguesas ganham, em média, 21 700 euros por mês, um valor 30 vezes superior ao do ordenado mensal médio dos trabalhadores por conta de outrem, que é de 720 euros.

.
Exonerações na CML vão continuar
O presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), António Costa, anunciou esta quinta-feira que haverá mais demissões de responsáveis camarários, depois de ter exonerado dois directores e quatro chefes de divisão do departamento de gestão urbanística, na sequência da sindicância à autarquia.
.
Costa demite dois directores municipais
O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, demitiu dois directores municipais e quatro chefes de divisão do departamento de gestão urbanística, na sequência da sindicância ao Urbanismo da autarquia e por ter perdido a confiança em alguns dos responsáveis.
.
PSP: Julgamento de tráfico de armas
Os 28 arguidos do ‘processo armas-PSP’, relacionado com posse e comércio ilegal de armamento e que envolve 16 funcionários da PSP, começam terça-feira a ser julgados.

.
Cada morto na estrada custa um milhão de euros ao Estado
“Cada vítima mortal em sinistralidade custa cerca de 200 mil contos [um milhão de euros] ao Estado, segundo um valor de referência estipulado pela União Europeia”, revelou ontem ao CM o presidente da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), Paulo Marques.
.
Bem prega Frei Tomás
O inspector-geral da ASAE, António Nunes, foi apanhado a fumar num restaurante do Casino Estoril já na vigência da nova lei antitabaco. Podia ser um caso menor – mas não é. Nunes refugiou-se em legalismos, ainda por cima desrazoáveis.
.
SMS batem recordes
As três maiores operadoras portuguesas de telecomunicações móveis anunciaram ter processado (enviado e recebido) um total de 2,4 mil milhões de mensagens escritas durante o Natal e o Fim-de-Ano, cerca de mais 1,5 mil milhões do que em 2006.
.
Pessimismo em 2008
Os portugueses estão pessimistas quanto ao ano que agora começa. Tanto a nível pessoal quanto nas perspectivas para o País, a maioria dos inquiridos na sondagem Correio da Manhã/Aximage teme que 2008 seja pior que o ano que findou.

.
Instituto público readmite arqueólogos avençados
A situação dos 37 avençados, na maioria arqueólogos, dispensados sexta-feira pelo Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico(Igespar) deverá ser desbloqueada “a curto prazo”, mas nem todos serão readmitidos.
.
Centros de saúde de Penafiel e de Amarante vão fazer abortos
Os centros de Saúde de Penafiel e Amarante começam no final do mês a fazer abortos medicamentosos, ‘aliviando’ o Centro Hospitalar do Vale do Sousa.
.
Trabalhadoras em greve na maternidade
As trabalhadoras da empresa Nordigal, que asseguram a alimentação na Maternidade Bissaya Barreto, em Coimbra, marcaram uma greve para os dias 16 e 17 para contrariar a imposição de horários semanais de 48 horas.
.
A demissão é indiferente
A “inquietação” do Presidente da República quanto ao acesso dos portugueses a cuidados de saúde, anunciada na sua mensagem de Ano Novo, veio reacender as críticas ao ministro Correia de Campos.
.
Obrigado, Dr. Cadilhe
Miguel Cadilhe não deverá vencer a corrida a presidente do BCP. Os compromissos com a equipa de Santos Ferreira são de tal dimensão que seria preciso um enorme volte-face para que o ex-ministro das Finanças ganhasse. Com o beneplácito do Governo e accionistas institucionais, do “herói” Berardo e do BPI, o próximo presidente do maior banco privado português está escolhido.
.
O ano do pessimismo
O Governo regressa hoje ao ritual das quintas-feiras com o primeiro conselho de ministros do ano e um país que, no essencial, não mudou as perspectivas que já tinha para 2008.
.
Correio da Manhã 2008.01.03.
.
Rali Lisboa-Dacar cancelado
A edição 2008 do Rali Lisboa-Dacar foi cancelada esta sexta-feira, anunciou a empresa organizadora Amaury Sport Organization (ASO), que justificou a medida com razões de segurança e "ameaças directas contra a prova” na sua passagem pela Mauritânia.
.
Nápoles atulhada em lixo
A cidade de Nápoles (sul de Itália) vive uma situação de emergência devido à acumulação de toneladas de lixo nas ruas, face à greve dos trabalhadores das lixeiras.

.
PSD quer ouvir Constâncio até dia 15
O PSD afirmou esta sexta-feira que o governador do Banco de Portugal (BdP), Vítor Constâncio, deverá prestar esclarecimentos sobre a averiguação a operações financeiras do BCP até ao dia 15 de Janeiro, data em que se realizará a reunião magna dos accionistas do maior banco privado português, ou abandonar o cargo.
.
Quercus queixa-se de falta de diálogo
A associação Quercus acusou esta sexta-feira o Governo de José Sócrates de “falta de diálogo”, tendo pedido para ser recebida pelo Procurador-Geral da República, Pinto Monteiro. Os activistas queixam-se de situações criadas pelos Projectos de Interesse Nacional (PIN) que colocam em causa reservas ecológicas em favor de aldeamentos turísticos ou de fábricas multinacionais.
.
CDS-PP quer ASAE no Parlamento
Os democratas-cristãos querem ouvir o inspector-geral da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e o secretário de Estado e do Comércio, Fernando Serrasqueiro, no Parlamento, de forma a apurar eventuais abusos daquela força.
.
Porta 65: 3561 candidaturas recebidas
O programa de apoio ao arrendamento Porta 65 Jovem recebeu até às 18h00 de ontem um total de 3561 candidaturas. A grande maioria dos candidatos procura apoio para, sozinhos, arrendarem casa em Lisboa.
.
Reformas
Aumentos das pensões podiam ser superiores?
.
43 cêntimos/dia para 1,6 milhões
Os pensionistas portugueses vão perder poder de compra ao longo deste ano. As actualizações das pensões ontem fixadas em Diário da República não vão além dos 2,7 por cento e este valor apenas é aplicado à pensão mínima, de 230,16 euros. A grande maioria dos reformados terá um aumento de 2,4 por cento, o que se traduz num acréscimo máximo de 43 cêntimos por dia para os 1,6 milhões que têm reformas até aos 400 euros mensais. O Governo defende que os valores garantem a manutenção do poder de compra mas o certo é que a subida dos bens essenciais tem sido superior.
.
Táctica da petulância
Ferro Rodrigues disse aquilo que quase todos pensam, à esquerda ou à direita: quando o Governo exige sacrifícios deve usar de “menos arrogância” e “maior humildade”.
.
Forte perda do BCP
O BCP, em valor de mercado, perdeu quase 614 milhões de euros nas duas primeiras sessões de 2008. Nos últimos seis meses, a capitalização bolsista do maior banco privado português caiu cerca de cinco mil milhões de euros. Ontem, o BCP desvalorizou-se 1,78 por cento, para 2,75 euros.
.
A máquina de Macedo
Paulo Macedo saiu no ano passado do Fisco mas deixou a máquina bem oleada, o que permitiu ao Ministério das Finanças vangloriar-se de uma cobrança coerciva recorde de 1,627 mil milhões de euros em 2007.

.
Empresas ameaçam fiscais
Os trabalhadores do Fisco têm receio em inspeccionar as grandes empresas. O novo presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI) afirmou ontem que teve conhecimento de denúncias de inspectores da Administração Fiscal que sentiram o seu posto de trabalho ameaçado por grandes empresas.
.
Doentes podem perder exames de diagnóstico
Os utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que precisarem de exames médicos de diagnóstico e terapêutica – análises clínicas, exames de radiologia (raio-X, TAC e ressonância magnética), electrocardiograma, ecocardiograma, entre outros – arriscam-se a ver recusada a realização dos exames médicos. As unidades privadas convencionadas admitem vir a recusar a prestação desses cuidados de saúde para a despesa não aumentar, uma vez que o Ministério da Saúde se recusa em pagar-lhes o aumento da procura desses cuidados.
.
Dificuldades no fecho de SAP
A Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) admitiu ontem “dificuldades” na implementação da nova rede de urgências de Viana do Castelo, que esteve agendada para 1 de Outubro de 2007 e prevê o encerramento de cinco serviços de atendimento permanente (SAP).
.
Lista negra para clientes caloteiros
O Banco de Portugal está a trabalhar numa base de dados que vai reunir todos os incidentes de crédito que ocorram com clientes particulares. Segundo apurou o CM, a autoridade de supervisão já tem “luz verde” da Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD) para avançar com o projecto, que terá por base o número de identificação fiscal de todos os clientes bancários.
.
Duplo emprego reina na Câmara de Lisboa
Os indícios de duplo emprego, com funcionários a acumular o emprego na autarquia com o exercício de funções em empresas privadas da mesma área de actividade, imperam na Câmara de Lisboa. O relatório da sindicância, ontem apresentado por António Costa aos vereadores, considera esta promiscuidade “preocupante” nos serviços urbanísticos; mas, segundo apurou o CM, “o duplo emprego abrange parte significativa da Câmara”.
.
Mau tempo faz desalojados
Telhados pelo ar, infiltrações, casas e ruas inundadas, árvores caídas e estradas interrompidas: foi este o cenário ontem observado em quase todo o País. O vento forte e a chuva intensa causaram estragos em todas as regiões. Os casos mais graves registaram-se no Porto e no Montijo, onde duas famílias ficaram desalojadas por causa do mau tempo.
.
Restaurantes testam clientela
A esmagadora maioria dos restaurantes e cafés optaram pela proibição de fumar com a entrada em vigor da nova lei do tabaco. Uma mudança de posição do sector da restauração depende de como as vendas evoluírem. Caso não se verifique uma quebra no negócio, encontrar um restaurante ou café onde se possa fumar será cada vez mais difícil.
.
Ai não que não é
Aproximou-se a meia-noite e o País dividiu-se segundo as suas classes sociais: ou mandam SMS ou desatam aos tiros. Nos bairros pobres está instituído um modo de celebrar. É à pistola. Mal soam as doze badaladas, o pessoal pega nas armas, chega-se à janela e atira para o ar.
.
Correio da Manhã 2008.01.04.
.
Bento XVI apela ao fim da violência no Quénia
O Papa Bento XVI pronunciou-se este sábado pela primeira vez sobre a situação no Quénia, apelando ao fim imediato da violência e dos conflitos no país.
.
Quénia: Oposição rejeita Governo de Unidade Nacional
O presidente do Quénia, Mwai Kibaki, propôs este sábado a formação de um Governo de Unidade Nacional, de forma a acabar com violência que tem assolado o país desde as eleições. A oposição recusou o acordo, mantendo a posição de que o chefe de Estado ocupa o cargo ilegalmente.
.
O Método dos Discursos
As mensagens de Natal e de Ano Novo são como o bolo-rei e as passas: mesmo quem não gosta acaba por comer.
.
Emprego não acompanhou economia
A Associação Empresarial de Portugal (AEP) lamentou ontem que a evolução positiva da actividade económica em Portugal tenha sido insuficiente para impedir a escalada da taxa de desemprego em 2007 para um nível “historicamente elevado”.
.
PCP responsabiliza Sócrates pela política do Governo
Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP, defendeu este sábado que uma remodelação governamental representaria apenas “um retoque ou maquilhagem”, considerando que o Primeiro-ministro, José Sócrates, é o principal responsável pela política do Governo.
.
Pequenos partidos pedem ajuda a Cavaco
Os partidos portugueses que se encontram em risco de extinção devido a não terem o mínimo de cinco mil militantes, como a lei prevê, querem apresentar uma legislação alternativa e esperam contar com o apoio do Presidente da República, Cavaco Silva.
.
A maioria destes partidos reuniu-se este sábado em Lisboa para discutir maneiras de enfrentar a extinção, tendo decidido para já apresentar uma proposta de lei que revogue o artigo da lei dos Partidos Políticos e um envio de um pedido de ajuda ao Chefe de Estado português.

Na reunião estiveram presentes representantes do PPM, Movimento Partido da Terra (MPT), Partido Nova Democracia (PND), Partido Nacional Renovador (PNR), Partido Operário de Unidade Socialista (POUS), Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses (PCTP/MRPP), Partido Democrático do Atlântico (PDA) e Partido Humanista.
.
Livro de reclamações obrigatório em mais serviços
Entrou este sábado em vigor a obrigatoriedade do livro de reclamações em todos os estabelecimentos de bens ou prestadores de serviços que se encontram instalados com carácter fixo ou permanente e tenham contacto com o púbico.
.
Morgado confirma inquérito-crime ao BCP
A directora do Departamento de Investigação e Acção penal, Maria José Morgado, confirmou a abertura de um inquérito-crime no âmbito das denúncias de Joe Berardo sobre o BCP.
.
Constâncio deve explicar-se ou sair
O governador do Banco de Portugal ou é ouvido pela Comissão Parlamentar de Orçamento e Finanças até ao próximo dia 15 ou deve abandonar o cargo. Assim exige o PSD.

.
A força dos casinos a bem do tabaco
O presidente da ASAE não é fumador. Teve azar.
.
PGR vai investigar empreendimentos
A Procuradoria-Geral da República (PGR) vai investigar os protocolos estabelecidos entre a Câmara de Grândola e as empresas responsáveis pelo empreendimento turístico Costa Terra (Melides) e pelo projecto Herdade do Pinheirinho. Mas não só. Serão avaliados os projectos do Vale da Rosa, em Setúbal; Pesca Nova, em Mira e a zona sul da Mata de Sesimbra.
.
Populismo e social democracia
As críticas a Cavaco Silva são sinal de cegueira de uma elite que recusa ver o perigo da injustiça que galopa
.
Polícia terá acesso a dados
As operadoras vão ser obrigadas a guardar um registo de todas as telecomunicações processadas, durante o período de um ano, de acordo com um diploma aprovado ontem pela Assembleia da República. Isto significa que palavras-passe, nomes de utilizador e dados que identificam o titular da conta de email ou de telemóvel poderão ser facultados à polícia.
.
PGR pondera fiscalizar
O procurador-geral da República, Pinto Monteiro, está a ponderar pedir a fiscalização sucessiva da lei de vínculos, carreiras e remunerações da Função Pública.
.
Ronaldo avaliado em 100 milhões
O passe de Cristiano Ronaldo foi avaliado em 100 milhões de euros por um agente de futebol não especificado, segundo garante a edição de ontem do jornal inglês ‘Daily Express’, em artigo assinado.
.
in Correio da Manhã 2008.01.05

Sem comentários: