A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

sexta-feira, janeiro 18, 2008

Setúbal - Situação económica e laboarl preocupaNTES


Setúbal
Situação preocupante

Segundo dados da Segurança Social, o número de beneficiários do rendimento de inserção no Distrito de Setúbal cresceu 39% no último ano. Entretanto, o número de falências de empresas, entre 2000 e 2007, aumentou em 190% e a taxa de desemprego situa-se nos 8,82%, o que, segundo dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional, corresponde a mais de 32.000 trabalhadores.
.
Trata-se de uma situação preocupante para a Direcção da Organização Regional de Setúbal do PCP que, no passado dia 9, deslocou uma delegação aos Estaleiros Navais da Lisnave (Mitrena), para contacto com os trabalhadores da Gestnave e Erecta. Esta visita, que teve a participação de Jerónimo de Sousa, integrou-se numa acção de continuada denúncia e solidariedade do PCP para com estes trabalhadores. Aliás, recentemente, na Assembleia da República, o secretário-geral do PCP confrontou o primeiro-ministro com esta gravíssima situação, mas este... simplesmente ignorou!
.
De facto, findo o Protocolo estabelecido em 1997 entre o Governo PS e o Grupo Mello/accionistas da Lisnave, paira agora a ameaça de desemprego sobre 209 trabalhadores da empresa do Estado Gestnave, apesar de aquele Protocolo prever 1300 trabalhadores para a Lisnave neste momento, obrigação que não está a ser cumprida. Enquanto isto, o Estaleiro – que tem vindo a aumentar os seus lucros – mantém 12 navios a aguardar reparação, acumulando os prejuízos resultantes do atraso na laboração, com o objectivo único de precarizar os vínculos laborais.
.
Em nota à comunicação social, a DORS mostra-se igualmente preocupada com a situação de cerca de 100 trabalhadores da Lusosider, em Paio Pires, ameaçados de despedimento; com a situação dos trabalhadores da AP, no Barreiro, empresa que mantém a laboração suspensa desde Novembro; e com os trabalhadores da Unidos Panificadores de Setúbal e do Bingo de Setúbal, com salários em atraso e os postos de trabalho em risco.
.
in Avante 2008,01.17

Sem comentários: