A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quarta-feira, julho 09, 2008

As falsidades do Público do Ti Belmiro

Censura Zé de Oliveira



Bernardino Soares acusou o PS, PSD e CDS-PP de "glorificarem" o regime de Álvaro Uribe

Comunistas não condenaram as FARC


Voto de congratulação pela libertação de Ingrid Betancourt aprovado com oposição do PCP {comparar com Ingrid Betancourt em liberdade - Documento do PCP rejeitado pela Assembleia da República}
.
O PCP ficou hoje isolado durante um debate parlamentar sobre a libertação da ex-candidata presidencial colombiana Ingrid Betancourt, que estava refém das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), escusando-se a condenar essa organização e contestando que seja terrorista. Os comunistas foram, assim, os únicos a votar contra o documento proposto pelo PS, PSD e CDS-PP e aprovado pelos restantes partidos.
.
O debate foi suscitado por dois votos de congratulação pela libertação de Ingrid Betancourt, um voto conjunto do PS, PSD e CDS-PP entregue ontem e um voto do PCP entregue hoje.
.
A bancada comunista foi a única que votou contra o documento do PS, PSD e CDS-PP, aprovado com os votos favoráveis de todas as outras bancadas, incluindo a dos Verdes - que expressa satisfação pela libertação de Betancourt e de outros catorze reféns, classifica as FARC de grupo terrorista e repudia a sua actividade.
.
BE e Verdes votaram também a favor do texto do PCP – que expressa satisfação pela libertação de Betancourt sem referir o nome das FARC e apela à negociação entre a guerrilha e o governo colombiano para que sejam libertados todos os prisioneiros. O voto de congratulação do PCP foi chumbado com os votos contra do PS, PSD e CDS-PP.
.
Na sua intervenção, o líder parlamentar do PCP, Bernardino Soares, defendeu que "o que se passa na Colômbia não pode ser reconfigurado às catalogações de organizações como terroristas feitas pela administração norte-americana". Bernardino Soares condenou os "assassinatos de sindicalistas" pelo governo da Colômbia – que o voto do PS, PSD e CDS-PP não menciona – e acusou os três partidos de "glorificarem" o regime de Álvaro Uribe.
.
“Visão distorcida da democracia
.
No final do debate, o ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, considerou "inadmissível que se procure saudar essa libertação sem condenar o sequestro", assinalando que o voto do PCP "em nenhum momento condena o acto das FARC". Augustos Santos Silva acusou os comunistas de tentarem "desculpar" as FARC e os seus métodos denunciando "uma visão distorcida da democracia", o que levou o líder parlamentar do PCP, Bernardino Soares, a pedir a defesa da honra.
.
"Tirou conclusões do nosso voto que não correspondem à verdade, nunca subscrevemos tais métodos", declarou Bernardino Soares. O líder parlamentar do PCP insistiu que "o PS e a direita" é que "quiseram hipocritamente congratular-se com a libertação para depois glorificarem o regime colombiano que assassina e promove grupos paramilitares torcionários".
.
Na resposta, o ministro questionou como pode o PCP "congratular-se pela libertação de alguém sem ao mesmo tempo condenar o sequestro". "Há aqui uma coisa que falta: condenar o sequestro de Ingrid Betancourt e o recurso sistemático a esse método terrorista que é o sequestro de pessoas, tomar reféns", reiterou Augusto Santos Silva. "É essa omissão do PCP que diz tudo sobre a sua concepção da democracia", sustentou, enquanto alguns deputados comunistas protestavam perguntando pelos assassinatos do governo colombiano.
.
Num meio-termo, o líder parlamentar do BE, Luís Fazenda, salientou que o seu partido repudia "o rapto e sequestro como meios", mas considerou o texto do PS, PSD e CDS-PP "lamentável a vários títulos", afirmando que o presidente da Colômbia desrespeita a democracia, os direitos humanos, "é suspeito de narcotráfico" e "indesejável em qualquer parte do mundo".
.
Recordando que Ingrid Betancourt "é uma activista ambientalista", a deputada dos Verdes Heloísa Apolónia sustentou que "o que divide a Assembleia da República é a interpretação das responsabilidades pela situação na Colômbia". Criticando que se queira responsabilizar "apenas uma das partes", a deputada subscreveu o voto do PCP e disse votar a favor do outro voto para demonstrar a "saudação e satisfação absoluta pela libertação de Ingrid Betancourt".
.
Ingrid Betancourt, três norte-americanos e 11 militares sequestrados pelas FARC foram libertados quarta-feira pelo exército colombiano. A franco-colombiana estava há seis anos refém.
.
.
comentários 1 a 5 de um total de 328
.
Comentáros dos leitores do Público on line
comentários 1 a 5 de um total de 328
.
08.07.2008 - 01h22 - Paulo, Porto
Uma grande lição de integridade do PCP. Os meus parabéns a esse partido.
Comentário 07.07.2008 - 19h59 - Pereira, Coimbra
Senhor José Silva o Senhor desconhece que Quem não se conformar com a lei do grande capital é catalogado de terrorista. Não sabia isso? O Senhor desconhece que o Senhor Nelson Mandela há cerca de uma semana é que saiu dessa lista em como era um terrorista?Como poderia o P.C.P. votar uma moção em que os E.U. é que elaboram a lista de quem é terrorista? Mas o Senhor não condena o P.S. que votou contra a moção apresentada pelo P.C.P. para a libertação dos guerrilheiros presos.
Comentário 07.07.2008 - 14h03 - José Silva, Braga
"O comunicado "forçado" do PCP e a sua intervenção na Assembleia República acerca da libertação de Ingrid, só é comparável com a de um imaginado grupo de celerados que, por exemplo e quando da fuga de Peniche de Cunhal e seus companheiros de fuga, em 1960, tivesse optado por condenar o "comando do PCP" que operacionalizou a libertação dos presos (Pires Jorge, Rui Perdigão, Rogério Paulo e outros), chamando-o de "proto-extremista", e se recusasse a subescrever uma palavra de condenação de Salazar e da PIDE que os mantinham prisioneiros, manifestando-lhes, antes, a continuação da solidariedade" "...esta gente (do PCP) continua parada no tempo ideológico e histórico em que apoiaram os crimes de Estaline, as invasões soviética da Hungria, da Checoslováquia..." "Que os eleitores nos livrem deles, por favor". (in Blog "Agua Lisa"). Sem comentários.
Comentário 06.07.2008 - 16h51 - Torres, Lisboa
Por motivos que não posso revelar não pude responder a dois comentários que se referiam a um meu comentário.A Senhor Manuel Nogueira de Carcavelos respondo-lhe que sou um modesto operário não sou historiador, mas se a Tchetchenia foi anexada pela força pela Russia tem todo o direito de lutar pela sua independência, mas se fazia parte da Russia não comprendo porque é essa luta. POnto final. Ao Senhor Rubem Pires de Cascais, nem de perto nem de longe tenho simpatia pelos Talibãs, nem por eles nem por a Arabia Saudita ou outros Estados Árabes em que as mulheres têm de trazer a cara tapada, mas não acredito que todos os que combatem as tropas Invasoras sejam Talibãs. Talvez seja mais acertado chamar-lhe resistentes. Vou dar-lhe um exemplo: Na ultima guerra Mundial vários países Europeus estiveram ocupados pela Alemanha, houve quem colaborasse com a Alemanha, mas houve pessoas com ideias diferentes alguns conservadores, outros independentes, outros socialistas, e comunistas, que não hesitaram em se unir e pegar em armas para que a Pátria deles fosse libre, e deve saber que houve tempos em que os E.U. tinham relações previlegiadas com os Talibãs. Ponto final
Comentário 06.07.2008 - 16h36 - Abu Kamil Shuja Ibn Aslam, Lixa
Passou para aqui:http://www.mediapart.fr/journal/international


06.07.2008 - 15h31 - Novais, Fafe
Depois de ler todos estes comentários verifico com tristeza que uma parte de pessoas que aqui escrevem, não se dão conta que para o Imperialismo todo aquele que lute contra a lei imposta pelo capital, é catalogado de terrorista, e nem sequer sabem que o Senhor Nelson Mandela só há Poucos dias é que deixou de figurar, na lista de terrorista, e o crime que ele cometeu foi passar 27 anos na prisão por lutar contra a segregação racial. Só é cego quem não quiser ver.
Comentário 06.07.2008 - 14h50 - Anónimo., Portugal
05.07.2008 - 10h46 - Abu Kamil Shuja Ibn Aslam, Lixa O que não diz a història oficial sobre o "conto de fadas":http://www.mediapart.fr/journal/france/040708/liberation-d-ingrid- betancourt-ce-que-ne-dit-pas-la-version-officielle
Comentário 06.07.2008 - 14h44 - anónimo, Não a Lei da Selva
Como pode ALGUÉM "congratular-se" com a libertação de INGRID, e ao mesmo tempo não condenar quem empurrou as farc para o cativeiro onde eles vivem como viveu a INGRID, e ainda... querem condenar e raptar e até matar aqueles que pensam diferente de vocês, vêem-nos logo de outra cor...
Comentário 06.07.2008 - 14h30 - mm, Portugal
TEMOS QUE AGIR AGORA, ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS! Em meados do século XX Bertold Brecht, por causa da repressão do regime nazi, escreveu: Primeiro levaram os comunistas, mas EU não me importei porque não era nada comigo. Em seguida, levaram alguns operários, mas a MIM isso não me afectou porque EU não sou operário. Depois prenderam os Sindicalistas, mas EU não me incomodei, porque nunca fui sindicalista. Logo a seguir, chegou a vez de alguns padres, mas como EU não sou religioso, também não liguei. Agora levam-me a MIM e quando percebi, já era tarde.
Comentário 06.07.2008 - 14h28 - anónimo, Não a Lei da Selva
..."O voto de congratulação do PCP foi chumbado com os votos contra do PS, PSD e CDS-PP."...BE e Verdes votaram também a favor do texto do PCP – que expressa satisfação pela libertação de Betancourt sem referir o nome das FARC e apela à negociação entre a guerrilha e o governo colombiano para que sejam libertados todos os prisioneiros. O voto de congratulação do PCP foi chumbado com os votos contra do PS, PSD e CDS-PP"... "Na sua intervenção, o líder parlamentar do PCP, Bernardino Soares, defendeu que "o que se passa na Colômbia não pode ser reconfigurado às catalogações de organizações como terroristas feitas pela administração norte-americana". Bernardino Soares condenou os "assassinatos de sindicalistas" pelo governo da Colômbia – que o voto do PS, PSD e CDS-PP não menciona – e acusou os três partidos de "glorificarem" o regime de Álvaro Uribe.".......“Visão distorcida da democracia..."O PCP ficou hoje isolado durante um debate parlamentar sobre a libertação da ex-candidata presidencial colombiana Ingrid Betancourt, que estava refém das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), escusando-se a condenar essa organização e contestando que seja terrorista."
.
Nota de Victor Nogueira >.
Quem tiver pachorra que leia os 328 comentários do Público - Muitos são repetições do mesmo texto do mesmo comentador. Não há pachorra. >ao menos o semi-tablóide Correio da Manhã só publicou um inifensivo texto meu a Falcão Machado, após 3ª limagem minha, Mas mérito se lhe seja reconhecido, mesmo que sejam centenas não há comentários repetidos. É a vida.
.
.

Sem comentários: