A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

segunda-feira, julho 14, 2008

Histórias de Ciganos - Xenofobia

clicar na imagem para ler

» COMENTÁRIOS
14 Julho 2008 - 19h23 | Marianna
Eu me pergunto todos os dias o por quê de tanta maldade,menosprezo pela vida humana,tanto ódio,o que essas pessoas fizeram de mal?.No final todos vamos pra debaixo da terra,ninguém vai levar dinheiro, prestígio,nada.O importante é plantar coisas boas aqui,não tem nada mais recompensador.Brasil
14 Julho 2008 - 11h13 | M.Vaz
Mereces ser feliz,assim como a tua familia,pois sois seres humanos...
.


***************

14 Julho 2008 - 14h30
.

Famílias fogem do bairro

"Assim não dá para continuar cá." Paulo, 28 anos, resume desta forma a situação (...)

Loures: Hoje vão estar à porta da Câmara Municipal

Famílias fogem do bairro

"Assim não dá para continuar cá." Paulo, 28 anos, resume desta forma a situação insustentável a que chegou o bairro da Quinta da Fonte, Loures. Com uma filha de dois anos e a mulher prestes a completar o sétimo mês de gravidez, este membro da comunidade cigana retirou ontem os seus pertences da casa em que vive há quatro anos. "Tem de ser. Pretos de um lado, ciganos do outro. Tudo junto não resulta. Ainda nos matamos todos."

Tal como Paulo, quase todos os membros da comunidade cigana saíram ontem da Quinta da Fonte. Durante o dia foram várias as carrinhas encostadas aos prédios a serem carregadas com mobílias, roupas, brinquedos, televisões... Ao final da tarde, na rua principal e nos cafés do bairro, apenas se viam africanos. Nas zonas onde a comunidade cigana se costumava juntar não se via ninguém.

A confirmação da debandada foi dada, surpreendentemente, pela chegada de Manuel Monteiro, líder do Partido Nova Democracia. "Quando fundei o partido, tive muito apoio de líderes da comunidade cigana. Vim aqui retribuir", disse ao CM. No entanto, três voltas de carro ao bairro depois, só encontrou africanos com quem conversar sobre os acontecimentos dos últimos dias.

Virgílio Ferreira, guineense de 55 anos, confessou ao CM que "é melhor assim". "Pode ser que os problemas acabem. Se o bairro for dos africanos, não vai haver mais problemas", garante.

No outro lado da barricada, Pedro conta: "Nos últimos seis meses já me assaltaram a casa por duas vezes". "A do meu irmão também. Levaram tudo. Aproveitam quando saímos para a feira. Nós sabemos quem foi e fizemos queixa à polícia, mas nunca fizeram nada. Custa vê-los por aí a usar as nossas roupas", lamenta enquanto coloca uma cadeira de bebé na carrinha.

Os relatos de assaltos a casas da comunidade cigana e as ameaças de morte após os tiroteios de quinta e sexta-feira repetiram-se. Todos dizem que só a separação acabará com a violência. "Por uns tempos."

POLÍCIA EVITA OCUPAÇÃO ILEGAL

Algumas das famílias de etnia cigana que anteontem abandonaram a Quinta da Fonte tentaram ocupar durante a noite casas destinadas a realojamento no bairro da Quinta das Mós. A rápida intervenção da PSP impediu que os apartamentos ainda por estrear fossem tomados.

"Rebentámos as portas só para dormir", explicaram os moradores depois de terem sido expulsos do nº 25 da nova urbanização em Fetais, a cerca de três quilómetros da Quinta da Fonte.

A operação policial decorreu sem incidentes e outras famílias que se estavam a dirigir para o local acabaram por não o fazer depois de o Corpo de Intervenção da PSP convencer os invasores a abandonar o bairro. No entanto, algumas famílias que não querem regressar à Quinta da Fonte passaram a noite nas imediações da Quinta das Mós. Dormiram em carrinhas ou ao relento, sob vigilância da PSP.

O novo bairro social é constituído por 210 fogos de habitação a custos controlados, que já estão atribuídos ao abrigo do Programa Especial de Realojamento. Beneficiários deste programa disseram ao CM que a Câmara de Loures prometera entregar as casas em Dezembro do ano passado, mas a data foi adiada para Agosto.

MUNIÇÕES DE GUERRA NA SARJETA

Bastou levantar a tampa de uma sarjeta para encontrar centenas de cápsulas de balas disparadas nos últimos tempos na Quinta da Fonte. Fonte policial explicou ao CM que os invólucros pertencem a munições de 6.35 mm, 7.65 mm, .32, 9 mm e .45. Recorde-se que as munições de 7.65 mm e .32 são ilegais em Portugal e que as de 9 mm e .45 são consideradas munições de guerra de acordo com a Lei das Armas. O achado não surpreendeu os agente em patrulha no bairro.

APONTAMENTOS

POLÍCIA OMNIPRESENTE

Duas carrinhas do Corpo de Intervenção – com seis elementos cada – mantiveram-se durante todo o dia na Quinta da Fonte. Não houve problemas nem mais rusgas a habitações.

ACAMPAMENTO

A comunidade cigana vai concentra-se hoje em frente à Câmara de Loures para entregar as chaves das casas na Quinta da Fonte e exigir novo realojamento.

PRESIDENTE IRREDUTÍVEL

O Presidente da Câmara de Loures recusa novos realojamentos. "Têm uma casa que lhes foi atribuída há dez anos. Não temos outros locais nem é nossa obrigação", disse Carlos Teixeira.

SAIBA MAIS

DIVIDIDO

A esmagadora maioria dos residentes na Quinta da Fonte é oriunda dos países africanos (40%) e de etnia cigana (outros 40%). Restantes etnias representam cerca de 20%.

236

Em 1997, foram realojados, no âmbito do Programa Especial de Realojamento, 236 agregados familiares na Quinta da Fonte.

15

A população deste bairro é maioritariamente jovem: 50 por cento tem menos de 15 anos.

NOTAS

MONTEIRO: CRITICA MINISTRO

O líder do PND (Partido da Nova Democracia),Manuel Monteiro, visitou ontem a Quinta da Fonte e criticou o ministro da Administração Interna, Rui Pereira, que "fala muito e actua pouco"

SAMPAIO: INTEGRAÇÃO SOCIAL

Ex-presidente da República, Jorge Sampaio, não se mostrou surpreendido com o tiroteio que atribuiu a falhas na integração social, que tem de ser incentivada e incrementada, defendeu

IMIGRAÇÃO: SEM MILAGRES

Aalta comissária para a Imigração e Diálogo Intercultural, Rosário Farmhouse, considerou não haver "soluções milagrosas" para situações destas e lembrou os elevados níveis de desemprego

João C. Rodrigues
» COMENTÁRIOS
14 Julho 2008 - 20h21 | o soda
se lhes tirassem as casas a todos se calhar acalmavam!
14 Julho 2008 - 19h26 | M
Pois se não dá para continuar cá, k vão embora pk ninguém dá pela falta deles e até agradecem. Até pk todos eles não são de origem portuguesa de Portugal.
14 Julho 2008 - 17h06 | Pedro Ferreira
Eu também quero uma casa para mim! E uma vez que tenho todos os descontos e impostos em dia tenho direito a escolher o sítio.
14 Julho 2008 - 16h41 | Pedro
Há uns anos desloquei-me ao centro de emprego porque me encontrava desempregado. Enquanto aguardava ser atendido vi uma cigana a maltratar a técnica de emprego porque esta lhe tinha oferecido uma proposta de emprego. Recusou a proposta porque vivia da venda. Só não agrediu a técnica de emprego porque o marido a impediu. É a isto que os políticos chamam de inclusão social?
14 Julho 2008 - 16h32 | Pedro
Será justo uns trabalharem e pagarem impostos enquanto outros vivem do rendimentos minimo, pagam rendas baixas e não produzem rigorosamente nada para o País?
14 Julho 2008 - 16h25 | Pedro
Em 2003 tive o azar de e envolver num acidente de viação com individuos de etnia cigana. Recebi ameaças de morte e apesar de não sido culpado do sinistro tive que suportar os elevados estragos do meu veículo. Ainda reclamam que são indiscriminados.
14 Julho 2008 - 16h16 | Pedro
Os portugueses que trabalham e pagam impostos nunca têm direito a receber casas de realojamento social. Preferem dar casas a pessoas que não respeitam a lei e não sabem viver em sociedade.
14 Julho 2008 - 15h40 | Aristides
Isto é gente que só sabe exigir. Não contribuiem em nada para o País, não pagam impostos, não pagam segurança social, não pagam nada. Só querem receber. É tempo de acabar com isto. Querem casas novas, comprem-nas. Querem melhores condições, mereçam-nas.
14 Julho 2008 - 15h10 | miguel santos
Eu vou entregar a minha chave de casa ao banco e exigir uma casa ao estado afinal pago impostos produzo mais que estes parasitas.
14 Julho 2008 - 15h05 | JL
Se eu não gostar da minha casa, o estado dá-me outra...???
.
.
****************

15 Julho 2008 - 00h30

Loures - RTP fica fora do negócio por considerar não haver isenção

Imagens da TV só mostram um lado da rixa

A SIC e a TVI transmitiram em exclusivo momentos da rixa na Quinta da Fonte, em Loures. As imagens, compradas pelas duas estações, mostram indivíduos de etnia cigana envolvidos nos desacatos. José Fernandes, líder desta comunidade, levantou ontem a questão: "Não sei por que é que só mostram ciganos nas imagens."

Conheça todos os pormenores sobre este caso, em exclusivo, na edição desta terça-feira do CM [15 Juiho 2008].

Sem comentários: