Meus caro Leitor,
Como é hábito de há 4 anos para cá, quero partilhar consigo, a minha análise sobre o Estado da Nação Portuguesa, a que pertenço com o maior orgulho e de livre vontade.
.Entre sucessos e insucessos, entre empresas que fecham e outras que se desenvolvem, entre os prognósticos pessimistas e optimistas sobre o estado da nossa Economia e Finanças, quero propor-vos outra grelha de análise sobre a nossa sociedade e sobre o seu futuro.
.Assim farei hoje a minha análise sobre o sistema político e sobre a Sociedade portuguesa em geral.
.Assistimos nos últimos dois anos, no plano político, a uma guerra aberta e crescente entre as cúpulas do PS e do PSD.
.Desta guerra resultaram vir ao de cima aquilo que todos nós já suspeitávamos, aquilo que todos nós falávamos á boca pequena, mas que ninguém trazia para a discussão pública.
.Refiro-me, como já percebeu, à corrupção reinante nas cúpulas dos dois maiores partidos portugueses.
.Assim tudo começou pelo escândalo Freeport, pelos diplomas falsos (ou menos academicamente sérios) do engº Sócrates, pelos projectos de engenharia que o mesmo assinou, sem nunca os ter visto.
.E estes escândalos afectaram o (PS) Partido Socialista.
.Depois vieram os escândalos do BCP, BPN e BPP, que afectaram as cúpulas do PSD, Partido Social-democrata.
.Depois, e no mesmo processo, verificou-se que o Governador do Banco de Portugal, alta figura do PS, tinha sido cúmplice passivo desta escândalo.
.Depois vieram os escândalos do processo Face Oculta, que afectaram novamente as cúpulas do PS.
.Agora, mais recentemente, veio a lume o escândalo do processo dos CTT, que afecta figuras importantes do PSD.
.Pelo meio, tentaram estes dois partidos, arrastar o CDS, com o falso caso dos submarinos, que acabou por se voltar contra as cúpulas do PS e PSD, pois verificou-se pela investigação que Paulo Portas tinha feito tudo direitinho, nas que tinham sido as empresas (Alemãs e Portuguesas) dominadas pelas cúpulas do centrão (as portuguesas) a não exercerem, como era sua obrigação, as obrigações para com o Estado Português.
.E, de repente, o caso morreu, muito por intervenção directa da Chanceler Alemã, que ao ver os interesses alemães em jogo, lançou um aviso sério aos governantes portugueses.
.De escândalo em escândalo, que afecta os ocupantes principais do Poder há 35 anos em Portugal, os portugueses, ficaram atónitos e exigiram Justiça.
.Mas verificaram que ou por cumplicidades neste sistema, ou por ineficiência do mesmo, ou por pura incompetência, tudo tem ficado sem punição.
.Madorf, nos EUA, foi julgado em 4 meses e severamente punido.
.Mas perguntar-se-á: isto em si mesmo, são prenúncios de decadência da Democracia Portuguesa, e da Sociedade Portuguesa em geral?
.Ou são apenas as pontas de um Iceberg muito maior?
.Vejamos:
.A sociedade portuguesa (todos nós) viu serem destruídos pelas cúpulas do PSD e do PS, os seus Valores de séculos: a honradez, a seriedade, a organização familiar, a defesa da vida, a religião, a palavra dada, a noção do Estado missionário (no sentido de missão de promover seriamente o desenvolvimento intelectual, de carácter, de bem estar comum, de defesa dos valores perenes da Nação).
.E em seu lugar forma incutidos, com a cumplicidade da comunicação social, ou de parte desta: o relativismo, o “já não se usa” quando se fala de costumes e de educação, os direitos (sem deveres associados), o facilitismo, o laxismo, a destruição da família e seus valores intrínsecos, a destruição do valor supremo da vida.
.Não quero maçar com a descrição exaustiva dos Decretos-Lei Governamentais, das Leis da Assembleia da República e das Declarações Públicas constantes das cúpulas destes dois partidos, para ilustrar o que acabo de analisar.
.Mas tudo isto foi feito com um propósito claro de mudar a sociedade portuguesa.
.Ora nem sempre a mudança é positiva, em si mesma.
.Se uma pessoa passar de pessoa séria a ladrão, isso não é necessariamente uma mudança positiva, ética ou moral.
.E os portugueses, calmos e tranquilos foram adoptando os novos “valores” transmitidos pelos seus eleitos, ficando na dúvida se os seus valores de sempre, eram válidos ou não, face á propaganda massiva dos novos.
.E muitos, não querendo ficar “fora de moda”, ou serem considerados “menos modernos”, adoptaram-nos, não por convicção, mas por terem medo de estar “fora de moda”, face aos seus conhecidos.
.E os portugueses, resilientes, foram pactuando com essa “evolução”, quer votando uma e outra vez maioritariamente nos autores destas “mudanças”, vendo e acreditando que era este o caminho do “progresso”, pois era isso que lhe iam sempre dizendo, e continuam a dizer.
.E agora “á boca pequena”, mais uma vez, vão-se apercebendo que a sociedade portuguesa está com TODOS os SINTOMAS de DECADÊNCIA, os quais ditaram a morte, por exemplo, do Império Romano.
.Isto é, estão-se a aperceber que estamos num acto de Decadência da Civilização.
.Dir-se-á, e bem, que isto não é tipicamente português.
.É Ocidental.
.Verdade!
.Mas será que temos de imitar tudo o que de mau vem de fora e adoptá-lo como nosso?
.Donde, na minha opinião, o Estado da Nação para 2010 tem de mudar radicalmente.
.Ou nós cidadãos, passamos a ser menos permissivos nos costumes;
.Ou nós, cidadãos, recuperamos, enquanto sociedade, os valores da honradez, da lealdade, da seriedade, da defesa da família;
.Ou nós, cidadãos, recuperamos os valores do trabalho honrado e diligente, como forma de contribuir para o progresso individual e da Nação;
.u nós, cidadãos, recuperamos a noção de que Portugal tem que defender, em primeiro lugar, os interesses dos seus nacionais e só depois os interesses de outros;
.Ou nós, cidadãos, recuperamos a noção que a cada Direito corresponde um Dever;
.E então punimos (pela opinião, pelo voto, pela acção) severamente os escândalos e seus autores;
.E exigimos mais seriedade aos nossos Governos;
.Ou então Portugal e os Portugueses, não têm solução!
.Eu acredito que temos solução.
.Basta lutarmos, cada um e todos, por isso!
.Á Sua consideração e Reflexão!
.Bom Ano de 2010 para si e para toda a sua família.
.Melhores cumprimentos
.Miguel Mattos Chaves
Senior Corporate's Director
Senior Corporate's Consultant
Master in European Studies (economics)
& Master in Marketing Management by
Universidade Católica Portuguesa
.
.
PortugalClub seg 28-12-2009 17:28
.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário