A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

sexta-feira, fevereiro 05, 2010

Protesto junta milhares de funcionários públicos em Lisboa

Público - 05.02.2010 - 19:54 Por Lusa

Vários milhares de funcionários públicos desfilaram pelas ruas da baixa lisboeta para irem ao Ministério das Finanças pedir aumentos salariais este ano.
 
 (Hugo Correia/Reuters)
.
Depois de terem estado concentrados na praça dos Restauradores, onde durante cerca de duas horas foram chegando dezenas de autocarros vindos de todo o país, os trabalhadores deslocaram-se em desfile gritando os motivos do protesto.
.
"Emprego sim, precariedade não", "A carreira é um direito sem ela nada feito", "Negociação sim, imposição não", são algumas das palavras de ordem que se ouviram interpretadas pelo som agudo de apitos e buzinas.
.
O desfile decorreu de forma ordeira e em tom festivo, encabeçado por um grupo de bombos e gaitas e colorido pelas bandeiras dos vários sindicatos que integram a Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública.
.
Os automóveis não circularam ao longo do percurso e os transeuntes e lojistas encheram os passeios para ver passar o desfile.
.
Nem os organizadores nem a polícia quiseram adiantar números, mas só o Sindicato dos Trabalhadores e da Administração Local trouxe mais de cem autocarros com funcionários das autarquias de todo o país.
.
A Frente Comum convocou a manifestação nacional no início de Janeiro, muito antes de o Governo divulgar a sua intenção de congelar os salários.
.
Nessa altura, a estrutura sindical - que reivindica aumentos salariais de 4,5 por cento e um aumento mínimo de 50 euros por trabalhador - considerou haver motivos para protestar contra a precariedade, por aumentos salariais dignos e pela suspensão do Sistema Integrado de Avaliação de Desempenho da Função Pública.
.
O congelamento salarial e a antecipação da convergência da penalização pela antecipação da reforma com o regime geral, previsto no OE, tornaram-se motivos acrescidos para a manifestação.
.
A coordenadora da Frente Comum, Ana Avoila considerou que o anúncio do congelamento salarial e do agravamento das penalizações para as aposentações antecipadas veio mobilizar ainda mais os trabalhadores para o protesto de hoje.
.
"Trabalhadores devem continuar a lutar por aumentos salariais"
.
O secretário geral da CGTP, Manuel Carvalho da Silva, exortou hoje os trabalhadores da Administração Pública a continuarem a lutar por aumentos salariais e pelos seus direitos e alertou o Governo de que é possível dar-lhes um sinal positivo.
.
"A luta tem de continuar porque o futuro não se faz com a política que eles [o Governo] apresentam, mas sim com as propostas que nós [sindicatos] desenvolvemos", disse Carvalho da Silva aos milhares de manifestantes que participaram na acção de protesto promovida pela Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública.
.
O sindicalista referiu que é possível ao Governo negociar matérias em diversas áreas que podem contribuir para valorizar as remunerações dos trabalhadores, como é o caso de algumas carreiras específicas ou de reenquadramentos.
.
"O Governo deve sair desta posição de congelamento salarial até porque a sociedade para sair da actual crise precisa de mais emprego e de melhores salários, tanto no sector público como no privado", disse.
.
Carvalho da Silva defendeu ainda que para haver equilíbrio das contas públicas é preciso orientar melhor o investimento público e haver mais seletividade na despesa.
.
.

Sem comentários: