A maior parte da informação divulgada sobre a economia e a sociedade portuguesa nos media é dominada pelo pensamento neoliberal, porque é este que tem acesso privilegiado aos media. Este domínio é tão grande que atinge os próprios meios académicos podendo-se falar, com propriedade, de um pensamento económico único dominante. Quem esteja familiarizado com a ciência económica, sabe bem que a economia não está acima dos interesses de classe que se confrontam na sociedade, e o neoliberalismo defende os interesses do poder económico dominante nas sociedades capitalistas actuais. Nos estudos disponíveis neste “site” procura-se analisar os problemas económicos e sociais numa perspectiva diferente, que é a dos interesses dos trabalhadores. No entanto, não existe qualquer pretensão de substituir um pensamento único por outro, mas apenas o propósito de fornecer ao leitor uma outra forma de analisar os problemas económicos e sociais, para que ele, confrontando-a com a do pensamento neoliberal dominante nos media, forme a sua própria opinião, que é o mais importante. A verdade só poderá surgir do confronto democrático de ideias e nunca da imposição de um pensamento único como se pretende actualmente.
.
Para facilitar a pesquisa do leitor agrupamos os estudos por temas e dentro destes com indicação da data da sua elaboração, pois os estudos são datados.
.
Consulte estudos nas seguintes áreas:
.
Administração Pública Crescimento Económico, Defices, Crise Desigualdades Regionais Empresas Publicas Grupos Económicos Impostos Orçamento do Estado e Segurança Social Política de Crédito Preços Quadros Comunitários e QREN Qualidade do Investimento Salários / Produtividade Transportes Outros Temas Comunicação e Media Desigualdades Sociais Direito do Trabalho Educação e Formação Emprego e Desemprego Injustiça na Repartição do Rendimento Saúde Segurança Social, CGA, Fundos Pensões Situação da Mulher
ÚLTIMO ESTUDO
Sem comentários:
Enviar um comentário