A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

sábado, abril 30, 2011

PCP condena abertura das grandes superfícies no 1º de Maio

 

Nota da Comissão Coordenadora do PCP das Grandes Superficies


O PCP repudia, veementemente, a decisão por parte de algumas empresas da grande distribuição, designadamente o Pingo Doce e o Continente, de abrirem as lojas no próximo dia 1 de Maio, Dia do Trabalhador, dia feriado, consagrado na contratação colectiva destas empresas.
.
O PCP considera inaceitável que a Associação Patronal das Empresas de Distribuição (APED) e os principais grupos económicos da grande distribuição, que apresentam lucros escandalosos de milhões de euros à custa dos salários de miséria pagos e da situação de precariedade imposta aos seus trabalhadores - a par da ruína de milhares de pequenas empresas de comércio, de agricultores e produtores- venham querer roubar aos trabalhadores destas empresas o dia 1º de Maio, a que legalmente têm direito. 
.
Uma manobra que surge à boleia das cedências do PS, do PSD e do CDS aos grandes grupos económicos, que impuseram a abertura dos hipermercados aos domingos e feriados e que hoje se comprova que o argumento invocado de que tal medida viria a dar milhares de postos de trabalho era e é falsa.
.
O PCP solidariza-se com os trabalhadores destas grandes superfícies comerciais na sua luta contra esta vergonhosa ofensiva aos seus direitos, que conta com a inteira cumplicidade do governo.
.
O PCP reafirma que os problemas do consumo interno como resposta à actual crise, resolvem-se não alargando desumanamente os horários do comércio e agravando a exploração, mas valorizando os salários, as reformas e as pensões, garantindo mais direitos a quem trabalha, incluindo aos trabalhadores das grandes superfícies.

Sem comentários: