A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

sábado, maio 02, 2009

Vital Moreira acusa implicitamente PCP por insultos e agressões no 1º de Maio

“Foi um acto de animosidade “, diz candidato às europeias

01.05.2009 - 17h47 Maria José Oliveira
Vital Moreira considera que os insultos e as agressões de que foi alvo esta tarde, depois de ter cumprimentado a direcção da CGTP, no Martim Moniz, configuram um acto de “animosidade contra um antigo militante do PCP que não enjeita o seu percurso político, mas também não renuncia às circunstâncias” que levaram ao seu abandono do partido.

Em declarações ao PÚBLICO, o cabeça de lista do PS às eleições europeias afirmou ter sido alvo de “sectarismo e intolerância”, salientando que a situação tem uma “clara leitura política”. “É uma das tragédias em Portugal esta do sectarismo, de utilizar as vias de facto. Acções destas não prestigiam as forças políticas a que aquelas criaturas pertencem”, disse, escusando-se a explicitar a que “forças políticas” se referia. E prosseguiu: “Acções destas não prestigiam a Intersindical, que não é propriedade do PCP, e também desprestigiam o 1º de Maio.”

Ouvido pela SIC Notícias, Vital Moreira disse ainda que só podia “deplorar estes desacatos” que, em seu entender, “degradam o sindicalismo e degradam o 1º de Maio”. E acrescentou: “Há partidos que julgam que são proprietários das pessoas, mesmo que elas tenham saído há mais de 20 anos, como eu.”

O secretário-geral do PCP não quis comentar as agressões e os insultos a Vital Moreira, alegando que não viu o incidente. “Não vou comentar aquilo que não vi”, disse, citado pela Lusa.

Às 18h45, vai realizar-se uma conferência de imprensa, na sede nacional do partido, no Largo do Rato, na qual o porta-voz dos socialistas, Vitalino Canas, irá anunciar a posição do PS sobre os acontecimentos desta tarde.


Comentário 02.05.2009 - 00h24 - Manuel, Barreiro
O sr Moreira tenha juizo. Pois a politica que o PS tem seguido e que tem levado milhares de trabalhadores para o desemprego, é uma autêntica agressão do PS a todo o Povo Português! Condeno o sucedo, mas tambem condeno a linguagem do sr Canas e do Ministro Augusto Santos Silva, que ameaçou malhar na oposição! Deixem-se de se armar em VITIMAS! VITIMAS têm sido os trabalhadores portugueses desde que o PS assumiu o poder! O senhor não pode acusar o PCP pelo sucedido, ou estavam lá alguns dos seus ex-amigos?
Comentário 02.05.2009 - 00h08 - jojoratazana, Sintra
Imagina um Porto - Sporting , antes do jogo começar aparece um benfiquista todo artilhado, vai para o lado dos portistas e leva uns piparotes, foge para o lado dos sportinguistas e leva umas palmadas. Estava no sitio errado, e provocando os adeptos dos outros clubes. Vital Moreira sabia ao que ia, provocar as pessoas que se manifestavam no 1º de Maio, ele tem o direito de lá estar mas não tem o direito de provocar pessoas que também tem o direito de ali estarem, pois se quisessem levar com ele tinham ido para os Restauradores para os apaniguados da UGT. O Ministério Público devia investigar de onde partiu esta provocação.
Comentário 01.05.2009 - 23h08 - Anónimo, Póvoa de Varzim
Na generalidade os Portugueses - seja qual for a sua simpatia política - têm respeito, consideração e apreço pelo seu percurso: académico, político e cívico. O que (infelizmente) se passou resulta da intolerância, falta de sensatez, primarismo de alguns energúmenos. O Prof. Vital Moreira ao insinuar que foi um partido - o PCP - que esteve por detrás da agressão, não foi muito feliz, pois não? Tem obrigação de fazer as destrinças e não 'empurrar', com esta sua atitude, outros energúmenos (que também os há no seio de quem o apoia) para procurar revanches. Tenho a certeza, que com a cabeça fria, o Prof VMoreira pedirá desculpa ao PCP. Nota: para que conste votarei em si nas europeias. 'Poveiro'
Comentário 01.05.2009 - 23h03 - António, Lavradio
Querer colar isto ao PCP é um golpe baixo do PS que me leva a louvar a postura elegante de Jerónimo de Sousa!
Comentário 01.05.2009 - 22h53 - Anónimo, Coimbra
Reparem o papel que estes senhores do PS andam a fazer. Em vez de falarem sobre as propostas que têm para a EUROPA andam a fazer teatro e representam a vitima!!!
.
.

Sem comentários: