A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quarta-feira, março 12, 2008

Educação: Polémica com Emídio Rangel - Professores protestam

Pedro Catarino



.
Na sequência do artigo de opinião de Emídio Rangel acerca dos professores o CM recebeu muitas cartas de protesto. Publicamos algumas nesta página
.
Choro de tristeza e raiva

Foi com grande mágoa que li o artigo de opinião de Emídio Rangel. Denota apenas desconhecimento total do sistema de ensino em Portugal e da realidade vivida nas nossas escolas. Sou professora há 33 anos. Nunca me senti tão maltratada como nos últimos tempos. Choro de tristeza e raiva por um país que está a empobrecer rapidamente, pois abandonou o grande projecto que se chama Educação.

Maria do Céu, Vila Nova de Gaia

“Porque no te callas?”

O sr. Emídio Rangel afirmou que os “holligans” iam estar em Lisboa. O que eu vi foi uma classe indignada a pedir a demissão da ministra. Não partiram vidros, não agrediram, não pilharam. Portanto, “porque no te callas” Emídio?

AntónioMiguéis, Mondim Basto

Trabalho e dedicação

Repudio de forma veemente e triste a opinião emitida pelo sr.Rangel. Sou professora há 34 anos, com estágio pedagógico, aulas assistidas e formação contínua, e não admito que ninguém, e muito menos uma pessoa com o nível do sr. Rangel, ponha em causa o trabalho e dedicação de uma vida. Acima de tudo, considero-me uma pessoa honesta, educada e trabalhadora.

Fernanda Abreu, Alenquer

Escola forma cidadãos

Sou professora há 24 anos. Escolhi ser professora. Não vim parar a este ofício por acaso. Acredito que a Escola, a par da família e da sociedade, é uma das grandes vias para a formação de cidadãos activos e de seres mais humanos.

Elisabete Anastásio, Setúbal

Avaliada com dignidade

Sou professora há 20 anos e não aceito ser tratada, nem que tratem qualquer um dos meus colegas, como fez o sr. Rangel. Só por razões de saúde não estive na manifestação. Não sou comunista. Até sou membro de uma assembleia de freguesia do PS. Quero ser avaliada como sempre tenho sido: com dignidade. Exijo que respeitem o meu trabalho.

Teresa Figueiredo, Leiria

Ofender cem mil portugueses

Cada um tem direito à opinião e o sr. tem o direito de ter a pior opinião sobre os professores e manifestar todo o seu saudosismo. No seu artigo, foi mais longe do que manifestar a sua opinião. Ofendeu 100 mil portugueses que foram a Lisboa dizer que não concordam com a política deste Governo para a Educação.

José Filipe, Tavira

Ninguém tem medo da avaliação

A marcha de 8 de Março mostrou, inequivocamente, o descontentamento dos docentes relativamente à política deste governo. Não se trata de indignação contra a avaliação, como a ministra quis sugerir. Ninguém tem medo da avaliação, mas os critérios da mesma são dúbios e atribuem aos professores responsabiliaddes que cabem ao estado e até às famílias.

Paulo Santos, Funchal

Evitar figuras tristes

Como professora, repudio a opinião emitida pelo Sr. Rangel. O Sr. Emídio Rangel escreveu sobre o que não sabe, porque se deu aulas (espero que tenham sido muito poucas) pobres dos seus alunos!!!

Eu, quando não estou dentro de um assunto não me pronuncio sobre ele. Pelo menos evito fazer figuras tristes.

Maria Pereira, Évora

Na impossibilidade de publicarmos todas as cartas dos professores que se sentiram ofendidos, referimos alguns nomes:


(...)

LIVRE, PLURAL E INDEPENDENTE

No Correio da Manhã a opinião dos nossos colunistas é e será sempre livre. O olhar plural composto pela escrita das muitas personalidades que honram o CM com a sua presença nos espaços de opinião é uma das riquezas que o jornal tem para oferecer aos seus mais de um milhão de leitores diários. Por isso, repudiamos o tom de ameaça – constante em algumas missivas recebidas – de quem parece conviver mal com a crítica livre, mesmo que incisiva. Mesmo que eventualmente injusta, hiperbólica ou tremendista.

A liberdade de expressão individual é para nós um valor tão alto como o da manifestação colectiva. Ambos são pilares da Democracia. Por isso, na passada semana denunciámos e criticámos uma acção policial que podia ser entendida como intimidatória sobre professores potenciais manifestantes. Mas também por isso reafirmamos o nosso compromisso com o colunista Emídio Rangel para que escreva o que a sua consciência, cultura e experiência pessoal lhe ditem sobre os acontecimentos que semanalmente eleger.

É também para cumprir este nosso desígnio de jornal livre, independente e plural que abrimos as nossas páginas às reacções de docentes motivadas pelo espaço de opinião assinado por Emídio Rangel.

A todos saudamos, gratos por este exercício de Democracia.

Nota da direcção



» Artigos Relacionados
08-03-2008 - 09:00:00 Hooligans em Lisboa
.
» Comentários

Terça-feira, 11 Março


- Graça Afonso
Perante isto acho que o sr Rangel deve pedir publicamente desculpas a todos os professores que participaram na manifestação!Liberdade de expressão não significa ofensa!

- Duarte
Acho piada quando se diz que "cem mil", (serão ?) estão ofendidos. Ofendidos estão os cinco milhões que pagam com os seus impostos aos que se dizem indignados. Força Senhora Ministra faça esse gente cumprir com o seus deveres. Eu trabalho numa empresa, se não cumprir mandam~me procurar outro emprego.

- Paulo Pereira
Uma coisa é a liberdade de expressão que eu muito prezo outra coisa são as ofensas verbais.Como eu costumo dizer não confundam LIBERDADE com LIBERTINAGEM.

- josé (agricultor )
Fiquei tão incomodado c/ o q. acabo de ler, q.nem dá p/a acreditar. Tenho de intervir como mais velho e c/o um dever cívico.Denegrir 100 mil cidadãos do meu País, pq. se expressaram democraticamente e, numa Marcha de Indignação, c/ festa e alegria, em protesto contra os ataques à sua dignidade profissional foi o q. vi nas TVs.Eu penso q. há pessoas q. se estão passar das marcas permitidas

- António
Gostaria de saber o que diria esse sr. dos "holligans" se ele fosse um deles a passar eneormes sacrifícios, a ser sitematicamente insultado, num sistema cuja tutela só baralha e cria confusão, mas não é um privilegiado que por poucas palavras e trabalho ganha eneormes cachés!

- João Indignad
Por lei são obrigados a publicar todas as respostas, no âmbito do direito de resposta!Eu proprio penso processar por difamção.Insulto e difamação não é livre plural e indep!Se assim é porque censuram e cortam os comentários,no mínimo?!Onde é que está esse princípio?!

- helena costa
Apesar de Emídio Rangel ter razão, podia exprimi-lo por outras palavras.

- MMI
Reconheço que as expressões utilizadas no texto poderão ser entendidas como ofensivas. Mas, convenhamos que algumas das expressões que se ouviram/leram nas manifestações e que se leêm em blogs de professores também podem ser consideradas ofensivas.

- ana
Todos têm direito de opinião, mas os termos utilizados pelo sr. colunista em causa foram insultuosos.Não havia necessidade de utilizar aquele tipo de linguagem que ofendeu toda uma classe.

- José Manuel Boino Duarte
Sou professor do 1º Ciclo há 25 anos. Sempre trabalhei em escolas do meio rural com inteira disponibilidade e dedicação. Por isso, venho lamentar o teor do artigo do Sr. Emídio Rangel, publicado no passado dia 8.

- catia
Nao confundir democracia com insulto gratuito.

- Chico santos
Há gente que não consegue conviver com a democracia , a liberdade de expressão é um direito de todos do sem abrigo ao sr presidente da republica...

in Correio da Manhã 2008.03.11
.
.

1 comentário:

SOMUSICA disse...

O emídio rangel é só mais um chulo da comunicação social, que vive rico à custa de "indemnizações".
Tem mau carácter, é oportunista, deve querer parecer que tem algum valor, enfim, tenho pena dele.
Está revoltado com a vida. O Dr. Daniel Sampaio que tome conta dele.